TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  5.985 Palavras (24 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 24

2.1 MARKETING

O marketing pode ser definido de diferentes maneiras uma delas seria que “O marketing envolve a identificação e a satisfação de necessidades humanas e sociais”. ( KOTLER, 2006, p. 04)

A identificação das necessidades e desejos dos clientes pode se tornar para a empresa uma grande oportunidade de negocio, pois as pessoas têm necessidades de todos os tipos como foram identificadas por Maslow, as pessoas tem as seguintes necessidades básicas: fisiológica, segurança, relacionamento, estima e realização pessoal (COBRA, 1997).

Quando uma empresa identifica uma necessidade de seu cliente e fornece um produto ou serviço para suprir e satisfazer essas necessidades ela não faz isso de graça, ela pede algo em troca do fornecimento desse produto ou serviço, assim a troca e o conceito central do marketing, pois para ter suas necessidades realizadas o cliente ou consumidor tem que oferecer algo para a empresa para obter seu produto ou serviço (KOTLER, 2006).

Para que a troca possa existir e preciso existir algumas condições, uma delas é que as partes possuam algo que possa ter valor para a outra das partes (KOTLER, 2006). Assim a empresa fornece valor para o cliente em troca de lucro.

Essa troca de valores está cada vez mais concorrida hoje às informações em relação ao um produto e serviço ou o histórico de atendimento de determinada empresa e acessível a todos, com todas essas informações circulando os clientes se tornaram mais racionais acirrando ainda mais a disputa entre as empresas para convencê-los que seu produto gera um valor maior que o outro.

Essa disputa acontece no mercado onde essas empresas atuam que pode ser definido como “[...] um conjunto de compradores e vendedores que efetuam transações relativas a determinado produto ou classe de produto” (KOTLER, 2006, p. 8). Os mercados não são homogêneos e uma empresa sozinha não consegue atender com eficácia todos os clientes em mercados amplos e diversificados. Os consumidores possuem características, necessidades, e preferências diferentes uns dos outros.

Assim, para um melhor desempenho e necessário que haja uma subdivisão do mercado de uma empresa em parcelas mais homogêneasde clientes com características e preferências semelhantes (KOTLER, 2006).

Essa subdivisão e chamada de segmentação de mercado, e necessário que as empresas aprendam a identificar esses segmentos que melhor poderá atender. E para uma segmentação eficaz de um mercado é necessário um profundo conhecimento dos clientes do mercado-alvo, suas atitudes, comportamentos, poder de compra.

A segmentação oferece benefícios importantes com ela à empresa pode planejar melhor suas estratégias, definir preços, elaborar campanhas e divulgar melhor o valor dos seus produtos para os clientes do seu segmento-alvo.

Quando a empresa consegue identificar um ou mais segmentos alvos para explorar ela começa a definir as estratégias para atender de melhor forma seus clientes. Assim ela posiciona seu produto ou serviço e sua imagem de modo que o cliente o diferencie do concorrente, criando assim uma imagem diferenciada na mente dos seus clientes.

Então a empresa deve desenvolver uma estratégia especifica de acordo com suas características, clientes, mercado e segmento que atua.

“Desenvolver estratégia para uma empresa de serviço exige atenção especial na escolha dos elementos da marca, no estabelecimento de dimensões de imagem e no planejamento da estratégia da empresa” (KOTLER, 2006, p. 417).

O setor de serviço e muito variado temos como exemplo: governo, hospitais, escola, museus, igrejas, universidades, bancos, médicos, hotéis, contadores. Assim podemos definir serviço como: “[...] e qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada” (KOTLER, 2006, p. 397).

Depois de definidos a melhor estratégia adotar ela pode começar a desenvolver o seu mix de marketing. Que pode ser definido como: “[...] o grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo”(KOTLER, 1998, p. 31).

Assim o mix de marketing e todos os esforços e ferramentas de marketing que a organização faz para influenciar a demanda por seus produtos e atingir seus objetivos de marketing (KOTLER, 2006).

Essas ferramentas podem ser classificadas em quatro grupos que são denominados de os 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção.

“O produto e a combinação de bens e serviços que a empresa oferece ao mercado-alvo”. Assim o produto e tudo que e oferecido a um mercado para satisfazer as necessidades ou desejos. Bens físicos, serviços, propriedades, organizações todos são produtos (KOTLER, 1998, p.31).

“O preço significa a soma de dinheiro que os clientes devem pagar para obter o produto”. O preço e o único elemento do mix de marketing que produz receita enquanto os outros produzem custos. Ele é altamente flexível podendo ser mudado a qualquer momento o preço também informa ao mercado o posicionamento de determinado produto da empresa (KOTLER, 1998, p.31).

“Praça envolve as atividades da empresa que tornam o produto disponível”. São todos os esforços que a empresa faz para seu distribuir seu produto no mercado, observando essa cadeia de distribuição que incluem: transporte, estoque, localização e cobertura”. (KOTLER, 1998, p.32).

“Promoção significa as atividades que comunicam os atributos do produto e persuadem os consumidores alvo”. Que é composto por: propaganda, promoção de vendas, eventos, relações publicas, marketing direto. Com ela as empresas se comunicam com os seus consumidores informando, persuadindo e lembrando a eles os produtos que a empresa comercializa (KOTLER, 1998, p.32).

Dos elementos do mix de marketing os mais flexíveis são o preço e a promoção que podem ser alterados mais facilmente que produto e praça. Portando empresas são aquelas que conseguem melhor usar essas fermentas para influenciar e atender melhor o consumidor (KOTLER, 2006).

2.2 ESTRATÉGIA

“[...] Para serem bem-sucedidas, as organizações necessitam de planejamento eficaz e de uma estratégia de marketing que atinja suas metas e objetivos e satisfaça aos consumidores” (FERRELL, 2000, p.19).

No mundo globalizado de hoje e improvável pensar que uma empresa possa desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com