TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio atividade interdicisplinar historia

Por:   •  27/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2- O processo de escravidão no Brasil 4

2.1-Indigenas os primeiros escravos do Brasil 5

2.2-Início do fluxo de escravos africanos 6

3-leis abolicionistas, início do processo abolicionista 7

3.1 LEI FEIJO 7

3.2 LEI Bill Aberdeen 8

3.3-Lei Eusébio de Queirós 8

3.4-Lei do Ventre Livre 9

3.5-Lei dos Sexagenários 9

3.6 leia áurea 10

4-principais nomes do movimento abolicionista brasileiro 11

4.1-Luiz Gama (1830-1882) 11

4.2-José do Patrocínio (1853-1905) 12

4.3- André Rebouças 12

5-conclusão 13

6-Referências.............................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Abolicionismo é um movimento político e social que tem o enfoque na liberdade de pessoas mantidas em escravidão pelos mais diversos motivos neste trabalho vamos debater o movimento abolicionista no nosso pais, entender quais os fatores levaram a escravidão e porque os portugueses trocaram a mão de obra indígena pela africana, entender o papel decisivo da Inglaterra no processo de abolição da escravidão do Brasil, discutir suas consequências econômicas no nosso pais e no resto do mundo e entender os motivos que levaram seu fim dando enfoque nas principais leis do movimento abolicionista no brasileiro.

2- O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO NO BRASIL

A escravidão foi uma pratica que se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1530, quando as primeiras medidas efetivas de colonização foram implantadas pelos portugueses. Essa escravização começou com os nativos, e entre os séculos XVI e XVII foi sendo gradativamente substituída pela escravização dos africanos que chegavam no Brasil pelo tráfico negreiro.

A escravidão chegou ao ponto de se enraizar na sociedade brasileira chegando a fazer parte da nossa cultura popular sendo muito pouca questionada nesse período, uma prova de que a escravidão estava enraizada eram os constantes anúncios nos classificados dos jornais da época com anuncio de compra e troca de mão de obra escrava.

A prática de escravos no Brasil atendia à demanda dos portugueses na busca de trabalhadores que pudessem extrair iguarias preciosas da nossa terra para gerar renda para a metrópole, inicialmente Portugal optou por mão de obra indígena pois esta já estava disponível em farta quantidade aqui entretanto logo eles perceberam que controlar os índios era muito difícil pois os nativos resistiram a escravidão contando com um grande aliado que fez grande pressão em Portugal: os jesuítas, os nativos também detinham conhecimento do território e isso facilitava bastante fugas e rebeliões o que ocasionava perdas e prejuízo para a metrópole.

2.1-INDIGENAS OS PRIMEIROS ESCRAVOS DO BRASIL

Inicialmente como já foi cita os indígenas foram os primeiros povos a serem escravizados pelos portugueses, escravizar um indígena em comparação com um africano, era muito mais acessível para os colonos portugueses-estimasse que eles custavam cerca de 1/3 menos que os escravos africanos, porém uma série de questões tornavam essa prática problemática para os portugueses, daí a opção deles por trocarem a mão de obra indígena por mão de obra africana.

Os jesuítas tiveram grande influência na opção de Portugal por abandonar a escravidão indígena e focar na escravidão africana pois para os jesuítas os indígenas eram vistos pelos padres jesuítas como pessoas em potencial para serem convertidos ao catolicismo, isso criou um grande problema para Portugal pois os jesuítas exerciam forte pressão no governo português para que o mesmo não escravizasse os nativos, além disso os jesuítas também realizavam as chamadas missões jesuítas-prática na qual o objetivos dos jesuítas era catequizar os índios.

Assim que perceberam a instalação das missões jesuítas os portugueses reagiram contratando bandeirantes para tentar manter a escravidão indígena sendo que os conflito entre bandeirantes e jesuítas eram frequentes, os bandeirantes atacavam constantemente as missões jesuítas para sequestrar os índios instalados lá e escraviza-los novamente ocasionando forte conflito com os jesuítas, entretanto a forte pressão exercida pelos jesuítas na coroa portuguesa fez Portugal aprovar uma lei proibindo a escravização indígena em 1570 e buscasse alternativas para suprir a mão de obra escrava.

Outro obstáculo para a escravização dos indígenas era a relativa facilidade deles para contraírem doenças, como varíola, gripe, sarampo etc. A falta de defesa biológica dos indígenas contribuiu para uma grande queda na mão de obra escrava dos mesmos fazendo Portugal pensar em como repor as baixas ocasionadas pelas mortes dos nativos indígenas.

Uma observação importante é que os portugueses só cederam a pressão dos jesuítas pois já tinham um plano B-exatamente o tráfico de escravos africanos-sendo assim, eles podiam abrir mão da mão de obra indígena e manter a exploração dos recursos da nossa terra com os escravos africanos.

A lei portuguesa não levou a um fim imediato da escravidão indígena pois ainda existiam locais onde a mão de obra africana quase não chegava ou chegava em baixa quantidade sendo os indígenas contrabandos para esses lugares até serem totalmente substituídos pelos negros africanos.

Chamados de “negros da terra”, os indígenas apesar de serem bem mais baratos que os negros africanos pelos motivos citados já levaram Portugal a substituir gradativamente a mão de obra indígena pela africana.

2.2-INÍCIO DO FLUXO DE ESCRAVOS AFRICANOS

Os portugueses ao verem a decadência da escravidão indígena, optaram pelo uso da mão de obra africana pois a utilização de escravos africanos já era adotada por Portugal em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com