TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Individual de Historia 2° semestre

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A Lei 9.394/96 contém as Diretrizes e Bases que vão orientar a educação nacional nos próximos anos. Seus 92 artigos representam um novo momento do ensino brasileiro; neles vemos refletidos muitos dos desafios e esperanças que movem o trabalho de tantos educadores numa nação de realidades tão diversas.

A LDB rege ainda que a formação docente, exceto para a educação superior, inclua prática de ensino de, no mínimo, 300 horas (art. 65). “ovar." (Darcy Ribeiro).

Este artigo se propõe destacar alguns dos aspectos mais significativos envolvidos nas mudanças que a Lei apresenta. Em seguida, analisamos os elementos que nos parecem constituir avanços com relação ao contexto educacional do momento, aos quais contrapomos também algumas questões que são ou que podem vir a se tornar problemáticas, em função do modo como o texto for interpretado ou da maneira como for conduzida a implementação de certas mudanças.

O Projeto Político Pedagógico atua como um guia que indica a direção que deve ser seguida pelos gestores, professores, funcionários, alunos e famílias. Esse documento precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre a direção a ser seguida, mas também deve ser flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Faremos neste trabalho uma análise do projeto político pedagógico da escola, contemplando tópicos previamente selecionados, bem como uma entrevista com uma pedagoga de uma escola.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao fazer uma análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola Municipal, percebemos que os princípios filosóficos que permeiam esse documento evidenciam-se do pressuposto de que se a educação é para todos, todos serão pela educação, onde educar parte deste princípio: prática-teorica-prática, em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.

A escola analisada, conta com um corpo docente formado por 65 professores e um quadro de 11 funcionários conta também com agentes pedagógicos no turno inverso, com 2 professores interpretes em Libras atendendo alunos inclusos no 7° ano, e 8° série e duas professoras especialistas atendendo crianças com necessidade especial na sala de recursos multifuncionais.

Também faz parte da escola a sala para atendimento de DV (deficientes visuais) onde preparam o material e ministram aulas de braile no turno inverso por um profissional habilitado nessa área. O corpo discente é composto 504 alunos de classe média baixa sendo que 30% possuem bolsa escola.

Na visão do corpo docente, ensinar parte, dentre outros, do princípio de formação de sujeitos de plena cidadania e consciência critica capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora, favorecendo assim o crescimento da sociedade local, e aprender significa formar alunos sujeitos do seu próprio conhecimento, desenvolvendo a capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora, auto-estima, vínculos familiares, convivência comunitária, a fim de exercer sua cidadania.

Na medida em que se concebe o planejamento como um meio para facilitar e viabiliza a democratização do ensino, o seu conceito necessita ser revisto, reconsiderado e redirecionado.

A LDB exige o mínimo de um terço de professores com titulação de Mestrado ou Doutorado para que as instituições sejam reconhecidas como Universidades. Estas terão oito anos a partir da data em que a Lei entrou em vigor para se adequarem.

A LDB demonstra preocupação clara com as principais questões da educação brasileira, tais como:

È Funcionamento e duração da educação básica, determinando claramente períodos a serem cumpridos e estabelecendo diretrizes básicas de organização do ensino (a Lei abre ainda a possibilidade de que cada escola elabore seus calendários escolares, o que pode representar um melhor atendimento às especificidades de cada clientela); è A necessidade de o aluno permanecer mais tempo de seu dia no espaço escolar, e menos tempo de sua vida na escola (principalmente pelo término da repetência nas primeiras séries). A previsão de ampliação do número de horas do aluno na escola prevista no artigo 34 não tem prazo definido, mas é uma proposta que está em sintonia com as tendências dos mais modernos métodos pedagógicos.

Art 65- A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de , no mínimo, trezentas horas.

O docente atual, o planejamento tem-se reduzido à atividade em que o professor preenche e entrega à secretaria da escola um formulário. Este é previamente padronizado e diagramado em colunas, onde o docente redige os seus "objetivos gerais", "objetivos, específicos' "conteúdos", "estratégias" e "avaliação".

Em muitos casos, os professores copiam ou fazem fotocópias do plano do ano anterior e o entregam à secretaria da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática cumprida.

É preciso esclarecer que planejamento não é isto. Ele deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão.

Segundo SAVIANI (1987, p. 23), "a palavra reflexão vem do verbo latino 'reflectire' que significa 'voltar atrás'. É, pois um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com