TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio individual 6º semestre: O Imperialismo

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


  1. Introdução

O imperialismo é um tema que é debatido desde o século XIX devido as guerras expansionistas na África, China, locais que foram explorados em todos os seus recursos, sejam eles naturais ou humanas.

O objeto deste estudo é levar o leitor a refletir sobre o imperialismo e as consequências desse sistema invasor, explorador e escravizador trouxe para a humanidade.

Ainda é possível ver que ainda hoje existem disputas comerciais e de exploração por reservas naturais como o petróleo que é motivo de guerras no Oriente Médio. Ou também guerras que são propostas com o fim de comercializar armas, pois grandes países como os Estados Unidos, tem grande interesse de comercializar esses materiais bélicos.

O que se percebe é que o Imperialismo não acabou, mas encontrou  formas mais sutis e se apropriarem dos recursos alheios.


2 – IMPERIALISMO: UMA CULTURA DE LUCROS A QUALQUER CUSTO

        Para entender o imperialismo é necessário fazer uma retrospectiva na história, principalmente em relação ao processo de expansão comercial e marítima da Europa, pois países como Espanha, Portugal tiveram um papel fundamental na expansão comercial e de exploração de recursos naturais em outros países, como: América, África, Índia, China e etc.

        Estes países se tornaram colônias de exploração e não podiam manter negócios comerciais com outros países a não ser com as metrópoles. A partir deste momento o imperialismo toma proporções gigantescas, pois as colônias passam a fornecer matéria-prima e trabalho escravo com o intuito de enriquecer o comércio que da metrópole que passou a ser controlada pelos burgueses.

        A expansão do imperialismo trouxe grandes lucros para várias classes sociais e industriais, pois com a Revolução Industrial, as indústrias precisavam de mão de obra para atender as demandas do comércio e de consumo. Os grandes lucros das indústrias e empresas trouxeram também muitas desigualdades, porque muitos trabalhadores eram mal remunerados e as condições de trabalho eram desumanas.

        As práticas imperialistas trouxeram grandes conflitos armados, pois o que está em xeque é o direito de exploração daquele recurso natural em tal país. Para isso, os países imperialistas se utilizam de várias desculpas para explorar os recursos e monopolizar o comércio, a política de determinado país. Um grande exemplo a ser citado é a Primeira Guerra Mundial cujo objeto em questão era a partilha das terras da África e da Ásia, entre Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Percebe-se aqui uma luta pela conquista comercial e armamentista, sendo que o país que possuísse maior poder bélico, conseguiu se apropriar de mais terras.

        Nestas guerras e conflitos provocados pela fome de aumentar as anexações dos grandes países imperialistas, trouxe grandes danos a população dos países explorados. Essas populações perdiam seus direitos, sua cidadania e sua dignidade, pois para a cultura imperialista não se importava com tais direitos. Muitas tribos foram dizimadas e outras foram subjugadas para que a mão de obra fosse explorada sem questionamentos.

        A prática predatória do imperialismo serviu somente para enriquecer burgueses, empresários e indústrias e destruir recursos naturais e subjugar de forma cruel aqueles que tiveram suas propriedades arrancadas e foram expulsos como se tivessem cometendo algum crime.

        Muitas colônias começaram um processo de libertação desse sistema predador do imperialismo. Várias revoluções ocorreram na América –  revolução dos escravos de São Domingos, a mexicana e posteriormente a revolução Cubana. Na Ásia ocorreram as revoluções na Rússia e na China, com o fim de acabar com a exploração dessas metrópoles. O que deu a sensação de ilusão de civilização do capitalismo.

        No entanto, as práticas imperialistas ainda permanecem como: o controle de expansão de mercados, pilhagem dos recursos naturais, exploração de mão de obra da periferia.

        Para exemplificar as práticas imperialistas no século XX nada melhor do que percorrer a saga do Brasil em relação a industrialização, esta influenciada fortemente pelos Estados Unidos.. A economia brasileira era praticamente agrária e muitos dos latifundiários viam como muita resistência a industrialização, ou seja, não queriam perder os seus privilégios na exploração de mão de obra e recursos naturais. Com o início da Revolução Vargas, o Brasil passou por um processo de industrialização que demandava mão de obra especializada e reconhecimentos de direitos trabalhistas, o que não era bem-visto pelos grandes empresários das indústrias, pois estes queriam continuar a explorar a mãe de obra sem garantir salários dignos e direitos aos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com