TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Licenciaturas

História do Brasil Colonial, História da Arte, Historiografia, Direitos Humanos, História Antiga, História da América Colonial

 

Geovanna Hellen Barbosa de Lima                                RA: 9918004468

Leonardo Pastoreli Lima Peruzzo                                RA: 2801322412

Silvia Miranda Nagata                                                RA: 2856117511

                                                              Tutor Presencial: Ana Cristina da Silva

Polo Osasco


Introdução


O papel do professor é despertar curiosidade, despertar interesse para que seus alunos continuem a pesquisa extra classe. Com o objetivo de tornar os estudos dos alunos da Escola Estadual Pastoreli mais atraentes, os professores de História, Literatura, Sociologia e Geografia, decidiram integrar suas matéria em um projeto multidisciplinar sobre as mais importantes e influentes revoluções que modificaram a maneira de pensar, escrever, agir de povos. Muitas dessas revoluções alteraram a geografia de lugares, culminaram em migrações e mudanças culturais que impactaram o mundo em que vivemos hoje.

Apresentação

Revoluções que transformaram o mundo é um projeto...

Estrutura da Escola e das Turmas

Nome da escola: Escola Estadual Helena Pastoreli Nagata

Quantidade turmas: três

Turma

Numero de Alunos

Quantidade de Grupos

I

40

1

II

40

1

III

40

1

Justificativa

O projeto visa conectar e mostrar aos alunos que as matérias estão interligadas. E mais importante que isso, visa motivar os alunos a pesquisa, a questionar porque chegamos a esse ponto na história geopolítica e literária. Este tipo de trabalho proporciona uma integração maior não apenas nas matérias, mas sim na própria escola, pois exige que vários professores trabalhem com vários alunos para que juntos atinjam um resultado satisfatório e de excelência, possibilitando tratar assuntos tão complicados como revoluções e levantes sociais de uma forma mais didática e descontraída.

Público-alvo

Os estudantes que participaram deste projeto tem a idade entre 16 a 18 anos de idade, todos estão atualmente se encontram no terceiro ano do Ensino Médio. Os alunos têm os mais diversos perfis, desde alunos extremamente aplicados até outros com grande desinteresse, e até mesmo dificuldade de aprendizado.  Porem a grande maioria enfrenta uma situação um pouco mais delicada como violência domestica, familiares que sofrem com alcoolismo e até mesmo outros tipos de drogas e muitos ainda tem condições precárias de moradia. E todos esses problemas acabam refletindo dentro da sala da sala de aula, como falta de atenção e desinteresse pelo conteúdo apresentado, mas também temos casos de desobediência e violência em alguns casos mais estremos.

Na turma I temos um caso de um aluno que possui uma deficiência física, que o torna dependente do uso de cadeira de rodas, e na turma III possuímos um aluno que tem deficiência visual.

Disciplinas Envolvidas

Sob a orientação geral do professor de História, as disciplinas de Literatura, Geografia e Sociologia receberão instruções de como conduzir as pesquisas durante o primeiro bimestre.

Metodologia

Este projeto multidisciplinar tem como intuito principal instigar os alunos à pesquisa e assim concluir que todos os fatores (geográficos, sociais, culturais, econômicos e históricos) são importantes para o inicio de uma revolução e principalmente para as transformações atribuídas à ela. Trazemos aqui pontos importantes sobre algumas das mais influentes revoluções e seus aspectos mais importantes. A partir destes pontos, os alunos podem aprofundar seus estudos.

As pesquisas devem responder estas questões:

Geografia          O local aonde aconteceu e como isso implicou no fato?

Literatura         Quem relatou aquele fato?

História        A forma como foi relatado?

Sociologia        E qual era o conceito social da época?

Os respectivos professores irão auxiliar ao direcionar as pesquisas, avaliar os conteúdos e responder quaisquer duvidas. As revoluções e levantes foram escolhidas pelo professor de História, e com a ajuda dos demais professores das outras matérias cabe a tarefa de auxiliar os alunos nas pesquisas e assim possibilitar um melhor direcionamento no trabalho. Cada uma das três turmas será dividida permitindo que 10 alunos atuem por matéria, assim conseguindo abranger as quatro matérias principais. Dentro de cada matéria teremos um capitão que ficará responsável por verificar se seu grupo está trabalhando de maneira igual, e se irá entregar o trabalho de acordo com o cronograma. Tanto o capitão quanto os alunos pertencentes a cada matéria foram escolhidos pelo professor titular de cada matéria. Cabe aos alunos aprofundarem suas pesquisas, demonstrarem interesse e trazer elementos novos e diferentes do convencional ou do que a maioria já sabe sobre o tema. Falar do Painel e como será montado...

Turma I - Revoluções e Levantes na Idade Antiga

Para tratar desse período da história antiga que compreende da invenção da escrita em 4 mil A.C. até 476 D.C. data pela qual é conhecida a queda de Roma, o Professor de história Gustavo decidiu enfatizar dois grande acontecimentos sociais, o primeiro foi o inicio dos processos democráticos em Atenas e o segundo foi a luta social dos plebeus em Roma.

O primeiro que foi o inicio dos processos democráticos em Atenas, o professor Gustavo de história solicitou algumas pesquisas sobre quem teria feito esses primeiros registros sobre essas mudanças, e acabou direcionando a turma indicando que deveriam buscar sobre uma serie de normas que foram escritas por Dracon, e que posteriormente ficaria conhecido como Código Draconiano, que seria um das primeiras formas de organização de leis de maneira física e não mais oral como era feito até então. O professor também solicitou que buscassem sobre Solon, que foi outro responsável por uma série de reformas que acabariam beneficiando os camponeses e os menos afortunados, como concedendo anistia de dividas e libertando pequenos proprietários que serviam em regime de escravidão.  Para que através dessas pesquisas os alunos consigam chegar a tal reforma feita por Clistenes que foi legislador e fundador do sistema democrático de Atenas, aonde conseguimos ver os ideias de Dracon e Solon, além uma gênese dos direitos dos trabalhados e humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (224.5 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com