TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Dissertações: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 10

RECRUTAMENTO

Recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.

O conceito de Recrutamento é definido pela identificação de talentos, levando em conta as necessidades presentes e futuras. Já selecionar é diferenciar os melhores dentre os identificados. Por serem atividades que exigem conhecimentos específicos, devem ser praticadas por pessoas altamente instruídas com extremo profissionalismo, para evitar consequências desastrosas à empresa.

Ao elaborar um recrutamento, a empresa deve se prestar atenção em três passos:

- O que a empresa precisa (quais as competências a pessoa precisa ter);

- O que o mercado esta oferecendo para esses profissionais;

- Quais as técnicas de recrutamento aplicar;

Foi a partir da revolução industrial que se viu a importância dos Recursos Humanos dentro das organizações. Antigamente a gestão era um lugar reservado apenas aos líderes, que tinham como característica a autoridade e grande status de poder. Esse era um modelo bastante hierarquizado, burocrático e autoritário, que engessava a administração e todas as relações internas dentro da empresa.

O ambiente das organizações empresariais transformou-se num clima competitivo. Para não perder os seus talentos, as empresas precisam criar diferenciais. Muitas se destacam investindo em treinamentos, que conduzem as pessoas ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, buscando uma maior capacidade de trabalho em equipe, na execução de suas funções, e no direcionamento de conduta profissional.

O conceito de funcionário passa a dar lugar ao conceito de colaborador.

Por esses benefícios estratégicos, podemos perceber maior produtividade e satisfação no trabalho. A administração de recursos humanos é o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.

Pessoas são fonte de vantagens competitivas, quando aprimoram a eficiência ou a afetividade da empresa.O valor aumenta quando os funcionários encontram meios de diminuir os custos, fornecem algo singular aos clientes ou apresentam alguma combinação dos dois.

O papel do recrutamento é divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.

As organizações escolhem as pessoas que desejam como colaboradores, e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar. Trata-se de uma escolha recíproca que depende de vários fatores e circunstâncias.

Existem três tipos de recrutamento

Interno: É o procedimento mais econômico e demonstra credibilidade por parte da empresa, que se preocupa em promover os funcionários. Tem como vantagem privilegiar os funcionários oferecendo-lhes melhores oportunidades, aproveita melhor o potencial humano, motiva e encoraja o desenvolvimento dos profissionais, proporcionado um excelente clima dentro da organização. Por outro lado poder vir a criar dificuldades com os funcionários, que por não terem as devidas qualificações, não são aprovados, ou por algum gestor que dificulta a promoção, por considerar o funcionário indispensável. Entrevistar uma pessoa e recusá-la pode prejudicar o relacionamento.

Externo: Aborda um enorme contingente de candidatos que estão espalhados pelo mercado de RH. O recrutamento externo utiliza várias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos. Trata-se de escolher os meios mais adequados para chegar até o candidato desejado. O processo de recrutamento termina quando o candidato preenche a todas ou a maioria das qualificações exigidas para a vaga.

Misto: É quando a empresa dá prioridade para os funcionários, mas também abre a oportunidade para candidatos externos as oportunidades de emprego.

O canal de comunicação a ser utilizado vai determinar quem ficará sabendo das oportunidades de emprego. As fontes/canais de recrutamento devem gerar um número suficiente de candidatos qualificados a um custo razoável.

Como as empresas recrutam.

Anúncios em jornais e revistas especializadas: O anuncio em determinado meio de comunicação ai depender do cargo a ser preenchido. Quando o cargo for muito específico, pode-se lançar mão de revistas especializadas.

Agências de recrutamento: Entrar em contato com agências de recrutamento para abastecer-se de candidatos que constam de seus bancos de dados. As agências podem servir de intermediária para fazer o recrutamento

Cartazes ou anúncios em locais visíveis: É um sistema de recrutamento de baixo custo e com razoável rendimento e rapidez.

Apresentação de candidato por indicação de funcionários: A organização estimula seus funcionários a apresentarem ou recomendarem candidatos - amigos, vizinhos ou parentes .

Recrutamento virtual: É o recrutamento feto por meios eletrônicos e a distância, através da internet.

Banco de dados de candidatos ou banco de talentos: Em função do não-aproveitamento de candidatos em certos recrutamentos, as organizações utilizam um banco de dados onde são arquivados os CVs para utilização futura em novos recrutamentos.

Seleção

Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo, é um processo decisório, baseado em dados confiáveis ,para agregar talentos e competências capazes de contribuir a longo prazo para o sucesso da organização. É um processo de comparação.

A melhor maneira de conceituar a seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido e, do outro lado, o perfil característico dos candidatos que se apresentam para disputá-lo.

Atualmente, as organizações estão fazendo do processo seletivo um mecanismo eficiente para aumentar seu capital humano. A melhor maneira de selecionar é focar na aquisição de competências individuais indispensáveis para o sucesso organizacional.

Existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com