TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS

O filme Tempos Modernos (1936) estreado pelo cineasta Charlie Chaplin conta um pouco sobre como era a sociedade ambientada nos primeiros anos da Revolução Industrial. Já no início do filme podemos notar a precariedade com que os trabalhadores eram submetidos nas empresas, que passaram a surgir durante o período, se tornando a única possível fonte de renda das pessoas.

Os trabalhadores eram submetidos a horas e horas de trabalho sem descanso e se doavam ao fazer movimentos repetitivos que alteravam a saúde deles, tudo isso sonhando e almejando conseguir uma vida boa, em que tivessem uma casa, uma vida econômica que conseguisse sustentar suas famílias..., mas a realidade é que isso nunca iria acontecer, já que as coisas estavam indo de mal a pior!

Chega um momento no filme em que os grandes empresários, almejando mais capital tentam investir em uma máquina que era capaz de alimentar o operário em quanto o mesmo operava maquinas descontroladamente, tão descontroladamente que quando o personagem de Charlie teve seus “momentos de descanso” – que não passaram de 2 minutos – ele ainda continuava fazendo os movimentos, acabando por ter que ser encaminhado à um hospital.

Enquanto isso na sociedade desempregada maioritariamente, pessoas sem casas, muitos moradores de rua e crianças abandonadas são obrigados a roubar por si mesmas para sobreviver, mas roubar comida.

Isso me lembra situações atuais da nossa própria sociedade de dezenas de anos depois. Com as Reformas Trabalhista e Previdenciária sendo aprovadas, o trabalhador acabará se submetendo ao sistema capitalista selvagem, perdendo os direitos que levaram anos a serem conseguidos. A população que já é infelizmente totalmente desfavorecida na sociedade entre ricos e pobres enfrentará problemas de uma época onde não se tinha nem acesso à informação nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com