TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Por:   •  29/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

FILOSOFANDO, INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

A autora Maria Lúcia de Arruda Aranha, nasceu em Três Lagoas no estado de Mato Grosso do Sul. É formada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje aposentada trabalhou a vida inteira lecionando em escolas de rede pública e particular. Em sinergia com Maria Helena Pires Martins a autora publicou a primeira edição de “Filosofando – Introdução à Filosofia” em parceria com a Editora Moderna. Maria Helena nasceu na cidade de São Paulo e formou-se em Filosofia em 1969.

O Filosofando criado pelas duas Autoras possui várias edições com diferentes configurações. A segunda edição revista e atualizada conta com VI unidades e 41 capítulos que contem questões filosóficas que consideram ser de altíssima relevância social, reflexões, explicações de termos filosóficos e curtas biografias. Ao final de cada capitulo as autoras ainda propõem exercícios e textos complementares para serem discutidos em classe abordando o conteúdo desenvolvido afim de que facilite a fixação e compreensão do conteúdo pelos alunos.

O livro dispõe de uma proposta político-pedagógica que tem como intuito possibilitar o estudo de acontecimentos e conceitos para sobre questões filosóficas de pertinência para história da sociedade. As autoras com o propósito de facilitar a compreensão dos assuntos abordados dividiram os capítulos de “filosofando” de forma temática, fazendo com que o corpo docente seja em rede pública ou particular comece do princípio da história da filosofia, porém isso pode ter surtido um efeito ruim no aprendizado escolar, visto que pela infeliz e pequena carga-horaria atribuída a matéria de filosofia os alunos não conseguem estudar todo a conteúdo necessário, permanecendo então apenas com os estudos primários da filosofia.

Observando o fato de que a filosofia é uma das matérias que são menos dada importância devida as autoras pensaram e criaram o livro da forma que acreditavam que melhor funcionasse para um positivo e efetivo aprendizado, mas isso pode não ter obtido grande êxito na pratica e no cotiado das aulas escolares.

Observa-se que a autora de “filosofando” em sua criação fez com que o livro despusesse da função de apresentar pensamentos filosóficos originais de forma temática abordando textos, pensamentos de famosos filósofos que marcaram a história da filosofia, como Platão, Agostinho, Kant ou Hegel.

O capítulo 17 abordado dentro da Unidade IV tem como tema a “Introdução à Política”. As autoras abordam subtemas sobre o Poder e Democracia. Durante o referido capitulo as autoras aduzem questões como a de que onde não há democracia existe, portanto, a personificação de um poder absoluto e arbitrário. Afirmam que há fraqueza na democracia e que a possibilidade de fortalecimento mora na mudança da sociedade ao deixar de exercer passivamente sua cidadania, porém destaca-se a importância de ter sido exposta pelas autoras a forma com que a sociedade possa vivenciar essa cidadania de forma efetiva.

Já o capitulo 18 que versa sobre a “Sociedade Tribal” retrata a problemática ao estudar os povos tribais, observando que sempre mencionam e explanam os povos antigos de forma pejorativa, como povos ultrapassados, sem conhecimento, sem capacidade mental e dessa forma eles são conhecidos. Destaca-se que no Brasil não é diferente e observa-se que essa descriminação acontece ainda hoje como por exemplo com os povos indígenas, porém, os povos tribais tem participação fundamental na evolução do corpo social.  Durante o capitulo 19 sobre “O pensamento Politico Grego”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com