TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DOS TEXTOS: POSITIVISMO E HISTORICISMO

Por:   •  21/8/2018  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

segunda não. Mas o filólogo reconhece falhas neste sistema pois a coleta de dados sempre irá depender de outra pessoas que possui seu próprio ponto de vista e que pode ter recebido este conhecimento de segunda ou terceira mão, vale lembrar, que a influência exercida pelo lugar, tempo e espaço influenciarão a história contada. Chladenius propõe a relatividade de pontos de vista que cabe ao historiador interpretar os pontos de vista filtrando por seu próprio ponto de vista para chegar o mais próximo possível da versão verdadeira. Outros filólogos completam o relativismo de Chladenius, como, Shlozer que camará atenção para o fato de que “Um determinado fato pode parecer, nesse momento, completamente irrelevante e cedo ou tarde, tornar-se decisivo para a própria história ou mesmo para critica”.

O historicismo derrubou a ideia de que o historiador deve se destacar da sociedade ou do local de pesquisa das ciências naturais algo que foi aprendizado do positivismo, pois a subjetividade é essencial.

A gradual instalação do paradigma Historicista

O paradigma historicista se instalou na Europa do século XIX, sendo quase tão conservador quanto o Positivismo, historicistas foram convocados um modelo historiográfico renunciasse a critica social mais radicais herdadas dos filósofos da ilustração. O historicista Meinecke (1862-1954) considerava uma ligação direta ente historicistas e Ilustração, durante a passagem entre paradigmas, a tendência á generosa ligação foi substituída por uma observação individualizada representando uma ruptura, pois, a generalização é uma característica forte do Iluminismo

Positivismo e historicismo foram frutos de uma necessidade de época representada pelo paradoxo de encaminhar uma modernização política que viabilizasse o desenvolvimento industrial que atendessem as exigências da burguesia e ao mesmo tempo preservar alguns privilégios sociais da nobreza. Entretanto esta necessidade em como gerou respostas diferentes. O positivismo busca a ideia do universalismo e o historicismo alemão buscava o consenso social a partir da ideia do nacionalismo.

O historicismo no século XX estava dividido em dois lados, um conservado e o outro, relativista, o qual irá se desenvolver melhor. O sucesso do historicismo ocorreu devido aos progressos relacionados a critica das fontes. O historicismo, entretanto constrói seu paradigma durante o século XIX a partir, num primeiro momento de influências isoladas (autores como Herder e Vico) além de determinadas contribuições de pesquisadores vinculados a teologia e filologia. Para os primeiros historicistas, nada está pronto e conforme atesta José D’Assunção Barros: “O Historicismo ainda precisará construir a si mesmo, estendendo contribuições diversas em um arco que irá de Ranke – ainda preocupado em ‘narrar os fatos tal como eles aconteceram’ – até Droysen e Dilthey, historicistas relativistas que já se preocupam e trazer à historiografia uma reflexão sobre a subjetividade do próprio sujeito que constrói a história (...)”

     UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

              LICE. PLENA EM HISTÓRIA

             DEBORA CONCEIÇÃO SILVA

                 FELIPE GOMES PINTO

   RESUMO DOS TEXTOS: POSITIVISMO

                    E HISTORICISMO

                           BELÉM

                             2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com