TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO A ARTE DA GUERRA

Por:   •  27/11/2019  •  Resenha  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 4

TÍTULO DO LIVRO: A ARTE DA GUERRA

REFERÊNCIA: TZU, S. A arte da guerra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

RESUMO:

Sun Tzu foi um militar, estrategista e filósofo chinês que viveu por volta de 544-496 a.C, ele se tornou famoso e reconhecido na história da China após escrever o livro “A Arte da Guerra”. Percebendo que a guerra é uma questão de vital importância para o Estado, Sun Tzu tentou formular uma base racional de planejamento e execução de operações militares através de estudos e análises, onde no primeiro capítulo destacou cinco fatores fundamentais que devem ser examinados: “O primeiro desses fatores é a influência moral; o segundo, o clima; o terceiro, o terreno; o quarto, o comando e o quinto, a doutrina.” (TZU, 1996, p.14).

O objetivo de Sun Tzu era desenvolver um tratado sistêmico destinado a orientar governantes e generais na condução da guerra, ele tinha uma percepção diferente e acreditava que o combate iria além do confronto físico, dando maior ênfase aos aspectos intelectuais, morais e avaliando as circunstâncias de forma detalhada.

No texto há uma análise sobre o efeito da guerra em relação à economia, sendo o primeiro a observar que a inflação dos preços era uma consequência inevitável das operações militares, observada no capítulo II: “Pode faltar engenhosidade a um ataque, mas ele deve ser desfechado com velocidade sobrenatural. Pois nunca houve guerra delongada em que o país se beneficiasse.” (TZU, 1996, p.27).

Não conceber a guerra com massacre e destruição com objetivo de deixar tudo intacto é outra estratégia de Sun Tzu visto no capítulo III, pois desta forma seria um beneficio para o vencedor. O exército desta forma era “o golpe de misericórdia” contra o inimigo que já estava vulnerável, observa-se a aplicação dessa estratégia no capítulo XIII onde eram contratados agentes secretos que tinham como objetivo romper as alianças feitas pelos inimigos.

O livro exerce profunda influência ao longo da toda história da China e o pensamento militar japonês e atualmente serve como um guia sobre estratégia e liderança podendo ser bastante relevante em decisões empreendedoras.  Pois, não apenas traz o sentido em vencer na guerra, mas como ser um vencedor na vida. Sun Tzu reconheceu sua obra como grandiosa, percebida tamanha confiança no capítulo IV: “Os que excelem na arte da guerra cultivam sua própria humanidade e senso de justiça, preservando suas leis e instituições. Graças a isso tornam seus governantes invencíveis.” (TZU,1996, p. 46).

POSICIONAMENTO CRÍTICO (OPINIÃO PESSOAL):

A obra “A arte da Guerra” traz bastantes ensinamentos sobre liderança e estratégia, sua forma objetiva e didática pode ser adaptada ao comportamento empreendedor, podendo ser até utilizado em processos de decisões. Para melhor compreensão do texto é necessário a leitura mais de uma vez, pois ela tem uma literatura antiga e menos simplificada, porém o que se aprecia no livro é a forma como o autor tratou  a obra, percebendo que foi empregado todo seu conhecimento prático em linhas, tornando grandiosa e significativa.

Trazendo algumas das estratégias para o contexto empresarial, temos que em relação à administração é indispensável conhecer o mercado e os prováveis obstáculos que ocorrem no meio, podendo assim fazer um planejamento. Sabendo as facilidades e dificuldades para lidar com os concorrentes, os administradores devem estar aptos a estimar vantagens e desvantagens em utilizar uma estratégia ou outra para tornar a empresa mais atrativa. Através de uma pesquisa e analise do meio e local a qual a empresa está inserida há a necessidade de procurar saber se há demanda pelos produtos ou serviços oferecidos. Se houver conhecimento sobre a demanda deve-se calcular e decidir qual investimento é mais adequado para aumentar a rentabilidade e quantos funcionários são necessários para atender as necessidades da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com