TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERARIA INGLESA

Por:   •  14/12/2016  •  Resenha  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO DO AUTOR

  1. Edward Palmer Thompson (1924-1993) foi um historiador britânico considerado um dos mais importantes da historiografia do século XX.
  2. Nasceu em uma família de missionários metodistas. Seu pai viveu grande parte da sua vida na Índia no período em que esta esteve sob o julgo imperialista britânico, atuando como pastor metodista.
  3. Por isso desde pequeno teve contato com a religião, diversidade cultural e com os mais explorados, o que sem dúvida, contribuiu para que no pensamento de Thompson.
  4. Foi membro do Partido comunista britânico e lutou na 2ª guerra mundial contra o fascismo na Itália.
  5. Em 1946 formou um grupo de estudos históricos marxistas junto com Christopher Hill, Eric Hobsbawm, Perry Anderson,Rodney Hilton, Dona Torr, dentre outros.
  6. Lecionou na Universidade de Leeds em cursos não acadêmicos dirigidos aos trabalhadores.
  7. Foi professor da Universidade de Warwick de 1965 a 1971.
  8. Nos anos 1970 lecionou esporadicamente em universidades estadunidenses como a de Pittsburg, Rutgers, Brown e Dartmouth College.
  9. Ele rompeu com o partido comunista em 1956 devido as denúncias do secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Nikita.
  10. Atuou como pacifista antinuclear nos anos 1980.
  11. Voltando a lecionar em 1988 no Queen's University de Kingston (Ontário, Canadá).
  12. Entre 1988 e 1989 na Universidade de Manchester (Inglaterra).
  13. Em 1989 a 1990 na Universidade Rutgers.
  14. Segundo alguns historiadores contribuiu para a renovação do marxismo e história em geral.
  15. É possível observar em seus livros importantes reflexões sobre o metodismo, principalmente no livro a Formação da Classe Operaria Inglesa, que é o objeto de estudo desta apresentação.

A ÁRVORE DA LIBERDADE - PREFÁCIO:

  1. O autor faz um esclarecimento acerca da categoria de classe operária, especialmente a Inglesa com as suas características que a diferenciam de outras como a Escocesa.
  2. Enfatiza que a classe operária Inglesa não é “coisa” e sim “relação” e com herança de sua própria história.
  3. Também é destacado uma utilidade acerca de sua obra; qual seja resgatar os excluídos (até então) da História, como o tecelão de malhas ou o artesão utópico.

A MALDIÇÃO DE ADÃO - EXPLORAÇÃO

Onde também é destacada a relação entre cultura, experiência e classe; bem como, a sua grande preocupação com os mais explorados, afirmando que seu desejo era “resgatar o pobre tecelão de malhas, o meeiro luddita, o tecelão do obsoleto tear manual”, feito este que o tornou um dos grandes representantes do que veio a se chamar “ história vista de baixo”.

Thompson, não apenas, preocupou-se em escrever sobre a classe menos favorecida, mas, sobretudo, em conhecê-la e militar pela sua causa. Fora esse anseio que o levara a Marx e ao marxismo, o desejo de construção de um mundo mais justo e igualitário. É assim que também, se torna um dos principais críticos do socialismo soviético de Stalin e no período da Guerra Fria, se lança a uma campanha exaustiva pelo desarmamento nuclear.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com