TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio unopar historia 7° semestre

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  2.616 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4 REFERENCIAS.........................................................................................................6



  1. INTRODUÇÃO

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do País. A diversidade étnica e a pluralidade cultural fazem parte do processo histórico de formação das sociedades. É preciso refletir sobre as mudanças transcorridas ao longo do tempo, para entender o presente, as semelhanças e diferenças entre povos, as desigualdades sociais que se refletem na produção espacial, intelectual e cultural, compreender a chamada cultura erudita e a cultura popular, bem como as facetas multicoloridas das sociedades e culturas que têm origem na colonização

Com o forte avanço da imigração que ainda persiste em todos os países, o místico de cultura trago por outras nações vem se abrangendo em todos os espaços , e  consigo adquire e leva uma evolução e amadurecimento cultural, que quando se agrupam em determinados espaços, podem gerar conflitos e até mesmo mudanças devido a certas características e comportamentos que não condizem com o meio social em que atuam .

Para que essa miscigenação de culturas e hábitos traga pelos imigrantes a cada país seja permitida, é preciso que estes imponha o seu conjunto de regras devidamente sociáveis á todos os indivíduos, para que estes respeitem determinadas ações sociais e não faça com que a diferença existente entre ambos altere o meio social do local em que vivem. Acompanhando o modelo alemã que com a chegada de milhares de imigrantes ao seu continente distribuiu a todos um manual de boas condutas, na tentativa de fazer com que a diferenças em relações a certos comportamentos sociais e culturais do país sejam aceito por todos sem afetar a população, este trabalho visa desenvolver o mesmo através de argumentos que analise a diversidade cultural presente nas sociedades brasileiras e mundiais  comparando e enfatizando alguns itens que estão mais relevantes no país gerando conflitos principalmente na área educacional mais precisamente no ambiente escolar.


  1. DESENVOLVIMENTO

Tendo em vista o nível de globalização no qual nos inserimos hoje, nos deparamos com um grande e vasto multiculturalismo que ao mesmo tempo que nos enriquece como pessoa, também nos afeta com problemas envolvendo os grupos de identidades culturais diferentes que são marcas da nossa sociedade contemporânea. Vivemos em um momento em que estados nacionais baseiam seus ordenamentos jurídicos em principais garantidores de direitos, como o de liberdade, afirmam a igualdade perante povos de expressões culturais diversas, porém ao mesmo tempo se deparam com exclusões de segmentos sociais e grande dificuldade de promover a convivência pacífica entre os mais variados grupos étnicos em seus territórios. É neste contexto que temos um traço daquilo que se baseia nas principais causas que estabelece uma luta cultural da sociedade que pretende defender e regulamentar a incapacidade que parte de alguns países  acomodados com esses atritos socioculturais.

Mapeando todos os conflitos presentes na sociedade temos aqueles ao qual denominamos de Conflitos Étnicos , estes envolvem questões religiosas, territoriais, políticas e culturais. O embate entre grupos ou comunidades com características diferenciadas muitas das vezes resulta em genocídio,  diante disto e do processo imigratório que se expandiu  faz-se necessário que assim como a Alemanha outros países se conectem pela mesma idéia e faça um planejamento de tolerância cultural voltado para toda a população que nele habita, gerando o entendimento de todos que deveram adotar todos os tipos de diversidades culturais presentes em sua nação como um processo de aprendizado e educativo , fazendo parte de um novo grupo não perdendo completamente a sua identidade cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com