TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Pedagogia 6 semestre

Por:   •  30/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.591 Palavras (15 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Durante essa etapa é de suma importância ressaltar que o estágio é um período de aprendizagem, pois é através dele que o acadêmico ganha experiência ao conviver com alunos e profissionais.

O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional. Ao menos, é a partir da conclusão do estágio que estamos do ponto de vista institucional, aptos a exercer a docência. Contudo, acredito que a formação do professor certamente não se limita às teorias estudadas no tempo de universidade e tampouco encontra suas “diretrizes últimas” a partir das experiências vivenciadas durante a curta experiência do estágio.

É um processo contínuo e, como tal, requer um esforço constante de auto-revisão, na medida em que devemos nos questionar constantemente a respeito de nossas práticas e nossos modos de compreender a docência. O presente estudo tem como objetivo exercer a regência de classe em turmas do ensino fundamental; observar e participar das atividades pedagógicas desenvolvidas em espaços educativos, refletir sobre a importância do ensino fundamental como espaço de construção da criança como um ser.

Este estágio foi realizado na escola Prof° Betina Tavares da Silva Taques na turma do 2° ano do ensino fundamental com o projeto “DENGUE”. Este tema foi escolhido devido aos acontecimentos dos dias atuais em que vivemos. Com esse tema posso trabalhar as seguintes questões; as doenças que o mosquito AEDES AEGYPTI transmite e dentro desse projeto também se pode trabalhar a higienização do meio ambiente, entre outras coisas.

Escolhi essa turma porque eles se encontram em uma fase onde a percepção e memorização é intensa, tornando-se mais fácil de desenvolver o projeto e alcançar o objetivo determinado.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.

O estágio de docência em ensino fundamental foi realizado em uma escola pública na comunidade de figueiral, MT, escola Betina Tavares da silva taque acompanhou-me no estágio curricular obrigatório-ensino fundamental, a professora Luzia da Silva Amorim pereira. No período de 04 à 20 de abril de 2016, no período matutino, das 07 horas às 11 horas. a realização deste estágio está subdividida em dois momentos: observação da instituição (52 horas), organização do projeto (48 horas), totalizando às 100 horas obrigatórias.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A escola Betina Tavares da Silva Taques recebeu este nome da patronesse por solicitação da comunidade ao prefeito da época o Senhor Nereu Botelho de Campos em reconhecimento ao carinho e solidariedade prestados as pessoas da comunidade.

A escola está localizada na comunidade de figueira MT 050, no município de Nossa Senhora do Livramento – MT. A escola Betina Tavares está sob a direção da Diretora: Maristela da Costa Gomes e como Coordenadora Pedagógica Lucileide de Oliveira.

Este relatório é um documento do estágio supervisionado no Ensino Fundamental e tem como objetivo, narrar às observações feitas na escola Betina Tavares da Silva Taques. O Projeto Político Pedagógico tem o compromisso de direcionar a escola e preencher seus desejos e necessidade, sem perder a essência do ensino aprendizagem. Este projeto resultou de estudos, reflexões e análises da comunidade em torno da escola e dos trabalhos desenvolvidos pela escola Betina Tavares onde necessitou de uma reformulação, com processo de autoanálise com finalidade de garantir a qualidade no ensino aprendizagem, ficando o mesmo acessível a todos que fazem parte da comunidade escolar.

O Projeto Político Pedagógico, no entanto, continua sendo norteador das atividades desenvolvidas na escola, tanto individuais, como no coletivo, permitindo momentos especiais de reflexão e prática, sendo cuidadosamente elaborado pelos segmentos para vencer os desafios do dia a dia.

O calendário escolar é elaborado pela equipe gestora da unidade escolar apresentada para aprovação e homologação do conselho consultivo deliberativo escolar logo posteriormente encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura para conhecimento e acompanhamento.

A escola dividida em 08 salas de aula permanente, 04 banheiros separados, meninos e meninas, de funcionários, cozinha, 01 sala para secretaria e diretoria, 01 sala de professores, 01 laboratório de informática e 01 sala de articulação e multifuncional. É uma escola com bom espaço físico para as crianças terem o lazer. Na escola os professores têm conhecimento do PPP e parece se familiarizar bem com ele.

A escola tem como filosofia: Assegurar a permanência dos alunos na escola, proporcionando uma educação de qualidade, através da qual, eles possam exercer a sua plena cidadania. A escola também tem como objetivo: Garantir ao educando o acesso a um espaço de convivência com processo de apropriação, renovação e articulação de conhecimento com ensino de qualidade e com diferentes linguagens, oportunizando a todos que vem a ela, exercer a sua cidadania, consciente de seus direitos e deveres.

O grande desafio dos educadores da Escola Betina Tavares é a implementação de uma metodologia capaz de transformar a prática pedagógica descontextualizada de realidade por uma prática interdisciplinar que permita uma visão de totalidade concreta do educando, buscando garantir a articulação entre teoria e a prática, utilizando – se de atividades lúdicas, conceituais, procedimentais e atitudinais, onde o professor tem função de propor desafio a criança e de estabelecer estratégias em que a mesma possa construir e ampliar seus conhecimentos.

A avaliação na Educação Infantil é através do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas de acordo com as habilidades a serem alcançadas, é uma avaliação dialógica, ou seja, diagnosticada, qualitativa, formativa e se constitui de mais de um momento de aprendizagem. Visando a obtenção e análise de informações da realidade a que se refere no sentido de alcançar através de uma intervenção consciente, a coerência com os objetivos e fins educativos propostos.

A ênfase principal da prática pedagógica é o desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes que possibilita aos alunos compreender melhor as transformações do mundo que o cerca. As reuniões pedagógicas e os planejamentos são ministrados no coletivo, com participação de todos semanalmente, assessorado pelo coordenador pedagógico. Pois acreditam que o planejamento no coletivo abre horizonte, permite a participação e corresponsabilidade nas decisões, enfim é um instrumento de trabalho capaz de conduzir a descoberta e a autogestão.

O eixo da proposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com