TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Observação da Escola e da Sala de Aula

Por:   •  5/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  15.795 Palavras (64 Páginas)  •  1.861 Visualizações

Página 1 de 64

Introdução...........................................................................................................
1. O Ensino de História em debate        .....................................................................
1.1. Análise do Livro didático        ..............................................................................
1.2. PTD de um Bimestre         ..................................................................................
2. Relatório de Observação da Escola e da Sala de aula        ..................................
2.1. Relatório de Observações do 1º Semestre        ..................................................
2.2. Relatório de Observações do 2º Semestre        ..................................................
3. Plano de Aula        ..................................................................................................
4. Texto da Regência        ..............................................................................................
4.1. Texto de Aula 1º Semestre..............................................................................        
4.2. Texto de Aula 2º Semestre        ..........................................................................
5. Impressões de Regência        ................................................................................
5.1 Impressões do 1º Semestre        .........................................................................
5.2 Impressões do 2º Semestre        .........................................................................
6.Considerações Finais        ......................................................................................
7 .Bibliografia        ......................................................................................................
8. Ficha de Frequência do Estágio.....................................................................

Introdução

        O presente relatório dispõe ao estágio supervisionado II, que fora realizado no Colégio Estadual Professor Amarílio EFM, na turma do 2° Ano, no período da noite, o qual inicialmente possuía 24 alunos, e no decorrer do ano letivo estavam frequentando em torno de 18 alunos, a turma foi regida pela professora Suzane Caldas Palhucki, durante todo o período do estágio.

        Ao longo do estágio não foram oferecidas pelo colégio nenhuma atividade de integração dos alunos entre si, tampouco com a comunidade.

        No período da noite estão dispostas apenas três turmas que correspondem ao ensino médio, e estruturalmente o colégio está em bom estado, algo que é válido ressaltar é o envolvimento da direção e da equipe pedagógica com os alunos; o diretor está sempre presente nas discussões quanto a infraestrutura do colégio e constantemente presente com os professores, indagando sobre o desempenho dos alunos, atentando a respeito dos alunos que tenham maior dificuldade de acompanhamento da disciplina lecionada, assim também o faz a pedagoga.

        As aulas observadas, em sua totalidade foram expositivas, a professora apresenta um bom domínio da turma, e dialoga com frequência com os alunos, trazendo aspectos mais pontuais e locais, quando possível na aula.

        O aproveitamento ao longo do estágio, bem como o desenvolvimento das atividades para os alunos, foi de suma importância, pois ao observar os alunos primeiramente, nos permite na hora de elaboração da aula e das atividades atentarmos para que tornemos a aula mais dinâmica, no caso priorizando o conhecimento do aluno, algo que foi possível de observar nas atividades que a professora ministrava a eles, alguns alunos já viam dificuldade na primeira pergunta e sendo assim já desanimavam em fazer as outras questões, sendo assim quando elaborei minhas atividade, busquei colocar na primeira questão, uma questão que fosse relativamente fácil, para que o aluno tivesse maior entusiasmo em ao menos tentar responder as questões seguintes.

        O estágio como um todo colabora para que se tenha uma breve experiência acerca de como será a docência.


1-Ensino de história em debate


         Com base nos textos e discussões em sala de aula é possível dizermos que o ensino de história possuí novas propostas; um exemplo disso vemos nos textos de Izabel Barca, a qual reforça a proposta de que o aluno tem já um conhecimento, contudo esse saber não é científico; os professores por sua vez devem considera-los agentes do conhecimento também, porém deve-se leva-los a produção do conhecimento histórico, aprimorando o que eles já sabem.         
         Podemos ver nesse viés que devemos transformar o conhecimento tácito em conhecimento científico, esse seria o produzir conhecimento histórico do aluno, esse processo seria através de pensar questões históricas de maneira científica, valorizando o que eles já sabem, muito embora aperfeiçoando esse conhecimento, fazendo-o perceber que ele é um agente da história assim como os personagens da história os quais estão estudando, portanto corroborando para que entendam que eles também são sujeitos históricos.         
         Devemos compreender que com base nos teóricos estudados ao longo da disciplina, que é de suma importância que o docente investigue os processos históricos antes de lecionar, tendo um embasamento teórico e crítico, para que assim não venhamos a apenas reproduzir o que está nos livros didáticos ou em qualquer outro livro, para tanto torna-se interessante que o professor efetue pesquisas entre múltiplos  autores sobre o mesmo assunto, visando incorporar diferentes vieses, corroborando para que se obtenha uma aula mais dinâmica e eficaz.

   Ao indagar sobre os conhecimentos prévios dos alunos a propósito dos conteúdos trabalhados, fazemos com que o aluno participe e compreenda que o seu conhecimento também é válido, fazendo com que esse, sinta-se abarcado pelo conteúdo. A partir disso o professor deve aprimorar o conhecimento já existente do aluno; corroborando para que os alunos entendam e interpretem os acontecimentos da atualidade e os processos passados com múltiplas visões.

         Podemos considerar portanto um dos princípios constitutivos apresentados por Rüsen, o qual explana sobre o método, sendo este utilizado tanto para a leitura quanto para a interpretação ou pesquisa, a partir desse princípio observamos que possuiríamos metodologia com embasamentos teóricos para lecionarmos, e também colaborarmos para o desenvolvimento do aluno e que esse, apenda a aprender.         
         É possível fazermos algumas considerações, acerca de que necessitamos nós, enquanto professores executarmos modificações no ensino, mesmo que essas sucedam lentamente, o importante é que sejam efetivadas mudanças levando em conta o conhecimento de nossos educandos e aperfeiçoando esse pensamento tornando-o uma produção de conhecimento histórico, fazendo com que o aluno aprenda a aprender, e a pensar como um sujeito da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.9 Kb)   pdf (407.6 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com