TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sala de aula do futuro e as condições precárias das escolas públicas

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

A sala de aula do futuro e as condições precárias das escolas públicas

Todos procuraram por estudos melhores, por uma educação de ótima qualidade, no mundo atual encontramos escolas com o padrão de ensino muito avançado, com computadores para os alunos, com laboratórios de ciências para eventuais pesquisas como acontece com o Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), em um campus da universidade Santo Amaro de São Paulo e no Projeto Jovem Cientista do Instituto Unibanco. Os alunos são ativos, que buscam entender o que acontece que querem aprender com as experiências feitas no laboratório.
A aula desse modo faz o aluno pensar mais, gostar mais do que está vendo, ajuda no processo de desenvolvimento da pessoa, até mesmo o professor se sente com mais vontade de ensinar,de passar adiante os seus conhecimentos, pois assim o aluno trás para o professor o quanto ele está contente com as aulas.Por outro lado a realidade é bem diferente se usa muito nas escolas a comunicação verbal e visual, mas falta muito para se torna uma educação de acordo com o que o aluno das escolas publicas vivem hoje.
Se tivéssemos um ensino mais avançado com a ajuda da tecnologia, com a internet disponível para cada aluno, se cada escola tivesse um laboratório de ciências adequado muitos não deixariam de estudar, pelo contrario sentiram orgulho da escola onde estuda, mas para isso acontecer o governo deve olhar mais para educação do Brasil.
Aqui até o futebol é mais valorizado do que à própria educação, fazem grandes festas para celebrarem o carnaval e esquecem-se do mais precioso que é a educação, que para se tornar um homem de bem você precisa de uma boa educação, como aceitar uma realidade dessas? Existe uma estrutura para que a educação seja levada á sério, é um lugar onde você entra para aprender, a sala de aula do futuro e sair de uma sala de aula assim com mais vontade de aprender da vontade de querer as coisas, de acreditar que podemos ter um futuro bom, uma melhor qualidade de vida.
As condições precárias por que passa a educação pública, é sem dúvidas um problema que assusta. O modelo atual de educação formal parece não ter mais significado, se procurarmos na historia não muito distante da escola pública em nosso país, veremos que esta mesma escola, formou parte dos quadros intelectuais que hoje governa nosso país. A educação tinha sim seus problemas, mas eram bem outros, concordamos que houve um avanço, foi quase que totalmente resolvido, gerando outros tipos de problemas, como a superlotação das salas de aula. Atualmente convivemos com problemas que vão das questões estruturais, no sentido físico do espaço escolar até as condições precárias que o professor tem para trabalhar. Assim, a educação escolar de boa qualidade deixou de ser ofertada. É importante ressaltar a questão que a escola deva ensinar ou a que ela esta destinada, embora a escola contribua para a socialização do ser humano, sua destinação está voltada para o domínio das ciências.
A educação é um tema muito discutido não só pelos professores, alunos e funcionários por envolver a formação de crianças, jovens isso tem uma relevância social e política. A escola publica brasileira passa por transformações e um processo de precarização, mas atualmente as lutas e greves dos professores por melhores salários e condições de ensino, em diversos estados estão colocadas em pauta.
Outro aspecto gravíssimo que atesta o descaso com a escola publica são as condições de infraestrutura. O numero insuficiente de carteiras de sala de aula, os aparelhos de ar condicionado nem sempre funcionam e não é concertada, a falta de verba para manutenção entre outras coisas.
Assim as conseqüências aumentam como, por exemplo, os baixos salários. A proposta governamental para a área da educação vem tendo um descompromisso com a qualidade.
É compreensivo que boa parte dos professores vem se desmotivando ao longo dos anos, os desafios são grandes, garantir uma boa aula, compreender que as dificuldades de aprendizagem dos alunos em grande parte estão ligadas ás condições de vidas sociais, conhecer os problemas pelo quais os alunos passam não se acomodar e lutar por melhores condições de trabalho. É fundamental conhecer a fundo a realidade para que se possa intervir nela de modo mais efetivo, integrando os problemas específicos de cada escola as lutas gerais por melhores salários, condições de trabalho mais dignas e acima de tudo educar as crianças desse Brasil para um melhor, onde seja um orgulho em dizer que as escolas do Brasil são boas na qualidade de ensino.

Conclusão

Ao realizar este trabalho passamos a entender quais os principais desafios para um professor poder ensinar a disciplina de filosofia nas escolas e como os alunos podem ajudar para que seja mais fácil a compreensão dessa disciplina. A filosofia é muito complexa, pois não procura por respostas exatas, não precisam de comprovações laboratoriais, como na questão em acreditar ou não em Deus, vai da fé da pessoa.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.wook.pt/ficha/a-natureza-da-filosofia-e-o-seu-ensino/a/id/97359
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1968/1642

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com