TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Resenha: Resenha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

Palavras-chave (debate, acadêmico, educacional, conhecer.)

A intenção deste artigo e debater. Sua base e a pesquisa histórica: seu foco, a caracterização das instituições. Trata-se de uma reelaboração de parecer preparado para a versão pre¬liminar dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educa¬ção Infantil, encaminhada pelo Ministério da Educação a vários especialistas, para avaliação.

Os autores procuram destacar e debater os elementos que seriam capazes de contribuir para o avanço do conhecimento e o aprimoramento da pratica, permanecendo apenas os ruídos de uma comunicação que se presta a imobilizar e a reproduzir aquilo que e necessário transformar.

Abordando o tema em discussão podemos analisar que os autores debate a questão da polaridade entre assistência e educação, representando o mal e o bem, como em um conto de fadas, permite as propostas inaugurar o novo e implantar o pedagógico ou o educacional, nos textos ... , enquanto a realidade institucional permanece intocada nas questões que efetivamente discriminam a população pobre.

Alguns conhecimentos adquiridos sobre a temática abordada faz refletirmos sobre o dialeto entre educação infantil e currículo, onde colocam-se em questão, aqui, os princípios orientadores da organização curricular para a educação infantil.. com a pre¬ocupação de romper hegemonias que só poderiam ser im¬postas por meio de silêncios, interdições e pela difusão generalizada de um enfoque parcial, que não reflete o conjun¬to das pesquisas e estudos da área.

Assim sendo posso adiantar que a visão dos autores sobre educação infantil e currículo se da de forma homogênea, onde o que se coloca como desafio para o campo da Educação Infantil é a necessidade de assegurar o acesso a um atendimento de qualidade a todas as crianças.

ANÁLISE CRITICA

É nessa perspectiva que se afirma que concluo que a necessidade de se estudar o lugar do currículo na política nacional para a Educação Infantil, pois é preciso reafirmar a função social da Educação Infantil, de modo a proporcionar à criança uma educação que garanta formas efetivas de participação e inserção no mundo ao qual pertence.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com