TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Era Das Revolucoes

Trabalho Universitário: Resenha A Era Das Revolucoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo1:

Comentários do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin.

“Tempos Modernos” foi produzido, dirigido, escrito e estrelado por Charles Chaplin em 1936. Neste filme, Chaplin retrata a situação do proletariado americano pós-grande depressão de 1929.

O filme aborda a historia do capitalismo e também aborda sobre a inserção das maquinas para a fabricação de produtos, alem de explicitar o americanismo e o Fordismo, ou seja, forma de produção que exigia muito do operário. No mundo capitalista, retratado pelo filme, a vida é regida pelo relógio onde o descanso é cronometrado, onde não passamos de números.

“Tempos Modernos fala sobre a busca da felicidade...” Esta é uma das frases que abrem o filme. Interpretado por Charles Chaplin, o qual é um operário de uma indústria, a qual abusa do colaborador, exigindo esforço Maximo e maior produção, não permitindo e obedecendo a regra do descanso e criando situações desproporcionais no cotidiano dos operários.

O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas".

Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.

O filme, no seu conjunto e em cada uma das partes, pode ser lido a partir da tese da irracionalidade de uma sociedade que, apesar da formidável potência dos seus meios de produção, tende a fazer da maior parte dos homens escravos desses mesmos meios e dos homens que os possuem e/ou controlam (os capitalistas, os ricos, os poderosos).

A reação da crítica norte- americana não só não foi a mais positiva como alguma parte dela veio a acusar o filme de ser pró-comunista.

O filme foi proibido na Itália e na Alemanha, mas teve grande sucesso em países como a Inglaterra, a França e a União Soviética.

Passo 3:

Questão Social no Brasil

No Brasil a questão social inicia quando o país passa pela revolução da inserção da indústria, permitindo muitas transformações no contexto sociedade.

Com a forte chegada da indústria no Brasil, muitos trabalhadores, foram forçados a trabalhar mais e de forma exagerada, sem descanso e nem regalias que visassem o bem estar do operário. Complementando isso, é possível entender que a massa trabalhadora da época não estava condicionada a trabalhar com as maquinas, então foram perdendo suas vagas pela maquinas, pois já não eram mais uteis. Dessa forma, muitas famílias ficaram sem condições digna para viver, porque muita miséria e pobreza fazia parte daquele cenário.

A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com