TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Entre Rupturas e Continuidades

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE ARTIGO – Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e a aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises a partir das investigações realizadas através de uma pesquisa num contexto em que a transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental significa a mudança do ensino público municipal para o estadual, no estado do Paraná. Este estudo visa também descobrir porque isto é feito e quais as consequências que esta desarticulação traria ao ensino e ao aprendizado de História e as dificuldades no processo de transição do aluno da rede municipal para a estadual.

Dentre os problemas apresentados, destacam-se os indicadores que medem o rendimento dos alunos na quinta série. Segundo dados do INEP esta desarticulação seria a responsável em média por 30% da distorção idade/série na continuidade do ensino fundamental, além de uma grande porcentagem de alunos que abandonam a escola. Foi através das entrevistas realizadas que se percebeu que trabalhos de parceria e continuidade do ensino, durante esta transição, praticamente não existem.

O processo de municipalização do ensino fundamental de 1ª a 4ª série, no estado do Paraná, teve inicio na década de 50 do século XX, e se efetivou através da Lei 5692/71 e culmina com a Lei 9394/96. Durante este processo não foi pensado uma maneira de articular esta transição entre município e estado, fato que demonstra que o aluno transita entre dois sistemas diferentes sem nenhum preparo e também convive com a desconfiança dos professores acerca da educação municipal. Esta ruptura evidencia que a municipalização se efetivou basicamente apenas na lógica administrativa e financeira, e não estiveram presentes neste processo, projetos para a articulação entre Estado e Município para as questões pedagógicas.

O aluno que passa por esta transição, de um sistema para outro, inicia praticamente do zero sua vida escolar, e nesta nova realidade depara-se com um sistema que desconfia do ensino municipal, o que pode ser percebido através da fala de alunos e professores. Além disto, a relação professor/aluno muda e torna-se mais distante do que era nas séries iniciais, inclusive com relação à afetividade, muitas vezes devido também ao numero maior de alunos.

Foi feita uma pesquisa com sete alunos durante este processo de transição, e constatou-se que nas séries iniciais as aulas de História eram mais demoradas e instigantes, também se notou um fator relativo a formação dos professores das séries iniciais, que não tiveram contato com a História ciência , visto que a grande maioria era formada em Letras e Pedagogia, e utilizavam como meio de ensino, principalmente, os livros didáticos.

Em outra pesquisa feita com os professores de 5ª série, formados em História, constatou-se que as aulas ministradas são concretizadas através daquilo que está no texto, ou seja, através dos livros didáticos. O livro didático é responsável pelo ritmo da aula, exercícios e conhecimento a ser ensinado, ele é bem manipulado pelos alunos e serve de suporte textual. A utilização do livro didático e a seleção de conteúdos determinados fazem com que o professor priorize certas habilidades ou operações mentais de cunho mais didático do que relacionado ao pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com