TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Futuro Passado Contribuições à Semântica Dos Tempos Históricos.

Pesquisas Acadêmicas: Resenha: Futuro Passado Contribuições à Semântica Dos Tempos Históricos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: Futuro Passado contribuições à semântica dos tempos históricos.

Reinhart Koselleck

O professor Koselleck dedicou cerca de 30 anos de sua vida à elaboração de uma história dos conceitos. Partindo da premissa de que este tipo de história não pode ser separado da história social, ele investiga os problemas teóricos implícitos a este campo de pesquisa, particularmente no que se refere às relações entre linguagem e história.

O historiador, quando mergulha no passado atrás de vestígios, ele ultrapassa as barreiras do seu próprio tempo. Ele tem que possuir uma atitude critica com os vestígios que ele encontra, pois somente assim estes vestígios irão se tornar fontes. Quando o historiador transforma vestígios em fontes ele enfrenta alguns problemas, como a maneira pela qual ele irá analisar estas fontes, ele pode optar por usar os conceitos tradicionais da linguagem, ou, pode escolher trabalhar com hipóteses e métodos, que foram criados posteriormente a própria fonte.

A história dos conceitos irá vir justamente para ajudar o historiador à ter mais domínio sobre os conceitos antigos e suas representações de conhecimento atuais. Os termos “experiência” e “expectativa” não são termos históricos como economia, escravismos e tantos outros, porem com eles podemos deduzir e trabalhar com hipóteses sobre determinadas histórias. Esses termos são categorias do conhecimento, porque eles nos permitem trabalhar com a possibilidade de um história, já que toda história é constituída por experiências passadas e expectativas para o novo.

Os termos experiência e expectativa estão intimamente ligados, se formos analisa-los como categorias históricas eles estão equivalentes a espaço e tempo, e assim como espaço e tempo não podem existir um sem o outro não se poder ter experiência sem expectativa, e nem expectativa sem experiência. Assim podemos pensar em uma história concreta com base nesses termos, pois experiência (recordação) e expectativa (esperança), juntos esses dois termos constituem mais do que a história, mas também o conhecimentos, eles acabam produzindo uma relação entre passado e futuro, o que as torna adequadas a trabalhar visando o tempo histórico, pois com essa relação entre passado e futuro podemos ver ações concretas sobre o movimento social e politico, tornando assim possível descobrir o tempo histórico.

Apesar dessa relação entre Passado e futuro, experiência e expectativa, eles jamais podem coincidir-se, isso porque uma expectativa não pode ser deduzida totalmente da experiência tem que haver espaço para hipóteses. A grande diferença é que as expectativas podem ser revistas, e as experiências são recolhidas, e destas só se pode esperar que se repetisse no futuro, mas as expectativas nunca serão experimentas de maneiras iguais, mas sim sempre de formas diferentes.

O horizonte de expectativa não pode nem deve ser totalmente baseado em um espaço de experiência, isso por que um acontecimento em determinada época pode tem suas experiências mudadas e alterados com o decorrer do tempo, exatamente por isso que não se pode basear uma expectativa somente em experiências, temos sempre que contar com variáveis e mudanças que podem ocorrer no decorrer do percurso. É justamente essa constante tensão entre experiência e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com