TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Artigo Campos de Concentração no Brasil

Por:   •  25/5/2020  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo “Os campos de concentração no Brasil” fala sobre os campos de concentração brasileiros que mantiveram japoneses, italianos e alemães confinados durante a Segunda Guerra Mundial no Brasil.

Durante a Segunda Guerra ressidiram no Brasil 31 campos de concentração, que serviram para manter presos cidadões de países inimigos. O artigo conta as histórias de alguns dos aprisionados dos campos, e outras dos filhos dos mesmos. E a mais marcante e a história do único bebê nascido em um campo de concentração brasileiro, na qual ele conta que “Era uma fazenda. O estábulo virou um dormitório. Minha mãe ficava numa casa, separada. Foi onde passei os dois primeiros anos da minha vida”. Ele e seus pais chegaram ao Brasil através de uma embarcação turística que saia da Alemanha e seguia para a África do Sul, mas quando a segunda guerra estourou eles não conseguiram voltar à Alemanha pois seria perseguido por embarcações Inglesas, então migrando para o sul do Brasil.

Durante aquela época, principalmente após a Primeira Guerra muitos Estrangeiros vinham ao Brasil em busca de fugir da miséria.

Muitos dos alemães foram presos por acusação de “espionagem nazista internacional”, alguns foram levados para presídios comuns e a maioria para tais campos. A mistura de presos comuns com presos de guerra é um crime internacional, porém após serem soltos por “falta de evidências” não foram indenizados, muitos deles sofreram torturas e foram obrigados a denunciar outras pessoas, e muitas das vezes as autoridades forjavam essa denúncia, obrigando os torturados a falar o que seria conveniente para a continuidade das perseguições.

Mesmo tendo vivido todo este caos, sofrimento, e humilhação alguns dos ex-prisioneiros alemães não quiseram deixar o Brasil depois da guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com