TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de história sobre a partilha da África

Por:   •  11/5/2019  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha critica do filme: Hotel Ruanda

Hotel Ruanda, é um filme dirigido por Terry George, lançado no ano de 2005 nos Estados Unidos. A história se passa em Kigali, capital da Ruanda em 1994, onde ficou conhecido por genocídio de Ruanda. Onde tem como protagonista, Paul Rusesabagina (Don Cheadle) que é gerente do Hotel des Mille Collines, propriedade da empresa belga "Sabena". O mesmo se baseia em fatos reais, mostrando uma história triste e angustiante de um conflito causado por diferenças étnicas na Ruanda, África.

O filme se inicia quando o presidente da Ruanda, Juvenal, que era Hutu (nariz grande e negro) foi assassinado por tutsis (nariz finos e pele clara), após assinar um acordo de paz. Onde a partir dessa tragédia houve uma grande revolta por parte da população que foram as ruas em busca de justiça. No decorrer da história, os interhamwe e os civis da Ruanda continuam na matança. Em que os dias foram se passando e os refugiados fazem uma tentativa de fuga que não é bem sucedida e são massacrados pelos Interhamwe e nas partes finais Augustin e George são capturados e condenados.

O ator principal, visto como herói, tem como objetivo principal salvar vidas, incluindo a de sua família, mas com o passar do filme, mas com a recorrência do massacre cada vez mais agravante, o mesmo fica sensibilizado com toda situação e a partir dai tem a iniciativa de ajudar os seus vizinhos que haviam suplicado por abrigo.

O filme hotel Ruanda retrata uma historia, na qual não é necessita apelar à violência explícita para tocar espectador. Posto que, por meio das insinuações de situações extremas, o diretor cria cenas sensíveis e bastantes cruéis que são capazes de comover e envolver qualquer ser humano por si só. A parte mais chocante deste é o genocídio coordenado por civis, também é bastante comovente vermos a guerra entreetnias, em que pessoas são condenadas e oprimidas por suas culturas e traços característicos como também nos mostra a generosidade, cujo personagem arriscou sua vida para salvar a vida de mil civis em uma guerra, cujo tinha milhões de mortos.

Em 1994, tragicamente quase um milhão de civis morreram no conflito civil na Ruanda, África. Esse fato apesar de ser muito recente e de grande importância na aprendizagem, infelizmente não é ensinado nas instituições e muito menos lembrado em jornais ou reportagens como um momento trágico e retrogrado da historia. Sobretudo, por que presenciamos em vários outros momentos históricos e também nos temos atuais conflitos étnicos muitos parecidos nos países africanos, sem que haja uma alerta ou uma intervenção de países reconhecidos como “primeiro mundo”.

Ademais, o filme ressalta a partilha da África em que países como a Bélgica ocuparam Ruanda e instauraram um regime sistemático de divisão étnica entre os povos que foram apresentados no filme, que consequentemente deixaram sequelas e consequências trágicas para o futuro do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com