TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: O germinal

Resenha: Resenha do filme: O germinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Resenha  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme : O germinal

"Germinal" refere-se ao processo de gestação e maturação de movimentos grevistas do final do século XIV e início do século XX na Europa, em especial na França.

A história retrata as condições de miséria e penúria dos trabalhadores das minas de carvão. Estes são obrigados a trabalhar em condições totalmente impróprias, expondo-se a carga horárias excessivas, ambientes inseguros e sujeitos a acidentes de trabalho a todo instante. Além disso, são mal remunerados, tendo em vista que recebem salários baixíssimos e são obrigados a praticar trabalho infantil para conseguirem ter o que comer em casa.

Injustiça por parte da burguesia, que vivem cheia de regalias, brioches, grandes refeições, luxuosas residências e mantém total descaso em relação ao mundo que existe além dos seus portões. Os patrões acreditam que por oferecer moradia, seguro médico e o pequeno salário é um preço mais que justo pelo trabalho prestado.

Diante de tal situação, o chefe da família, Gerárd Depárdieu se vê obrigado a tomar providências e para isso é estimulado pela chegada de um novo operário, Etienne, que já possui vivência em termos de criação e fomentação de movimentos reivindicatórios devido ao seu emprego anterior.

O primeiro passo passa a ser, então, criar condições de sobrevivência para os trabalhadores tendo-se em vista que uma greve poderia se prolongar por um longo período de tempo, por isso, criam uma caixa de previdência com a qual todos os operários deveriam contribuir. A diminuição dos salários e o pouco caso dos patrões em relação à segurança e a saúde dos trabalhadores aumenta ainda mais as tensões.

Quando Etienne torna-se líder sindical ocorre uma greve parcial, tendo parte dos operários trabalhando, considerados traídores. A greve continua e a situação se agrava ainda mais, pois a companhia contrata trabalhadores da Bélgica e ameaça despedir todos caso a greve permaneça. Alguns trabalhadores desesperados ameaçam voltar ao trabalho enquanto outros decidem viver ou morrer pela causa. Eis o ápice da greve, onde todos grevistas revoltados invadem os locais da minas de carvão destruindo tudo e inativando os acessos, causando conflitos em carreira.

Acuados pela fome, diante da real possibilidade de não terem mais com o que trabalhar, a greve perde força. Etienne é execrado por seus companheiros, chega a ser agredido. A mina é reaberta com uma pequena melhoria salarial, porém as condições de trabalho continuam precárias, e o clímax se dá com mais desabamentos. O filme retrata a dura realidade, a exploração dos trabalhadores, a mordomia da classe burguesa, e a revolução socialista e anarquista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com