TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto "St. Pauli, o clube que vai além"

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha crítica

Matéria: História local e regional        

Docente: Paulo Almeida

Discente: Leonardo Alves Bernardes da Silva

Matrícula: 11711HIS028

Título do texto usado: St. Pauli, o clube que vai além.

Dados do texto: O texto procura evidenciar como é realmente a atmosfera de um jogo do St. Pauli, clube de futebol alemão da cidade de Hamburgo. Além disso, busca saber como são os torcedores (o clube tem fama de ter majoritariamente torcedores de esquerda, além do próprio clube ser de esquerda), que causas defendem e o relacionamento deles com o clube. O texto foi postado na internet, cujo link é https://medium.com/puntero-izquierdo/st-pauli-o-clube-que-vai-al%C3%A9m-b58c69b63cba

O autor: Thales Machado é um jornalista e historiador carioca que trabalha com futebol. É editor assistente do Jornal Extra

O texto: O autor, logo no começo, faz um breve resumo sobre o porquê de, ao fazer uma viagem com o intuito de conhecer um time de futebol, não foi para visitar o Barcelona, Paris ou Bayern, mas sim o St. Pauli, clube que não tem sequer um campeonato alemão da primeira divisão (e nem se encontra lá no momento). Porém essa introdução é bem rápida. Quem não conhece o clube ficará um tanto chocado em saber da existência desse clube em meio à um futebol tão modernizado e voltado para grandes campeonatos e títulos. Portanto para uma melhor compreensão do texto, é sugerido que o leitor procure se informar sobre o clube, pois o intuito do autor não é explicitar as lutas políticas do clube voltadas para a esquerda (mesmo que isso esteja bem presente no texto), mas sim procurar saber como é um dia de jogo do clube, a relação com o bairro e com os torcedores. É um texto interessante e até diferente de outros textos que falam do clube, pois sempre que se lê sobre (e quase sempre de autores que não viajaram para saber como realmente é o clube), dá-se a entender que o clube possui todos os torcedores como ativistas políticos comunistas, o que o autor, nesse texto trabalhado, mostra que não é bem assim. Uma torcedora do clube diz que vários torcedores não votam na esquerda, como diz o trecho do texto: “Nem todos os torcedores do St. Pauli votam na esquerda, têm atuação política de esquerda, e claro, ninguém quer obrigá-los.”. Porém é claro que o clube não possui essa fama a toa e podemos ver isso também no texto quando o autor cita que é muito comum ver faixas do movimento antifa, a favor da palestina, do movimento lgbt, etc. Podemos ver também que o próprio clube apóia essas causas, assim como apóia também os refugiados (no momento, uma das maiores crises na Europa). Em um resumo disso, podemos ver que o texto é fiel e evidencia a realidade do clube e de sua fama: Nem todos são de esquerda, porém a maioria (e o próprio clube) sim.

Outra coisa muito interessante (e que eu não havia lido em nenhum outro texto sobre o St. Pauli) é como começa essa fama de clube de esquerda. O autor não foca muito nisso (até porque não é o intuito do texto), mas o pouco que ele fala é interessante, pois temos uma idéia de como tudo aquilo surgiu e também como surgiu, fazendo um paralelo com as ocupações de prédios da Alemanha.

A forma do texto: Podemos evidenciar no texto uma forma mais informal e despojada de como o autor conta sua experiência, o que nesse caso fica até melhor, uma vez que o próprio St. Pauli e seus torcedores são uma resistência contra o futebol moderno e seu “modelo certinho” de torcer, por exemplo. Outra coisa que podemos evidenciar é o uso da história oral (coisa comum quando se trata de um tema local), como por exemplo, o torcedor que o autor encontra para tomar uma cerveja e conversar sobre o clube e falam sobre o clube antes e depois da década de 80, onde começou essa fama. Ele não se preocupa em ir atrás da veracidade das afirmações por meio de documentos, por exemplo. O máximo que o autor faz é citar um livro sobre o St. Pauli, que destrincha com mais afinco a história do clube (e que esse sim deve ter se preocupado mais com a veracidade dos fatos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com