TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme War Horse

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  1.942 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DO FILME

WAR HORSE

Cavalo de Guerra (ou War Horse, no original) é um longa-metragem de 2011 dirigido por Steven Spielberg. Baseia-se em um livro de mesmo nome e retrata a 1ª Guerra Mundial utilizando-se da história de uma família camponesa que adquire um cavalo o qual posteriormente é levado pela cavalaria britânica devido ao início da guerra.

A Grande Guerra ou 1ª Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 e teve como centro a Europa. Grandes potências mundiais foram envolvidas e formaram duas alianças: A Tríplice Entente (Aliados) – Reino Unido, França, Império Russo e posteriormente a Itália – e a Tríplice Aliança (Império Central) – Império Alemão, Áustria-Hungria e inicialmente a Itália. Essas alianças, após reorganizadas e expandidas, entraram em guerra. De acordo com o livro The making of Europe: “mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história.”

A 1ª Guerra Mundial, diferentemente de outros conflitos do século XX, teve avanços limitados na tecnologia civil em relação ao seu desenvolvimento militar. O filme retrata esse desenvolvimento na letalidade das armas utilizadas, aparecimento de canhões e alguns veículos militares (carros e motos). Em contrapartida, não houve melhorias correspondentes às armamentistas em proteção ou mobilidade; o exemplo do filme para isso é a cena em que se não fosse o aparecimento dos cavalos, o Império Alemão não teria outra forma para transportar seus soldados feridos em busca de algum lugar onde pudessem ser cuidados. Dentre as evoluções do campo científico-tecnológico decorrentes da Primeira Guerra é notável a utilização de gases tóxicos. Foram primeiramente utilizados como arma bélica pela França, situação também retratada no filme. Os soldados alemães sentiram literalmente na pele os efeitos de tal arma e em 1915 desenvolveram estudos aprofundados sobre os gases e passaram a empregar tais mecanismos em suas frentes de batalha. Pode-se dizer que a Alemanha foi a primeira grande potência a realizar estudos mais aprofundados de gases venenosos para a utilização com fins bélicos. Talvez por essa mesma razão, a Alemanha foi a potência que, ao longo da história do primeiro grande conflito mundial utilizasse em larga escala tal artifício. E foram seguidos pelos ingleses, que tardaram a incorporar os gases tóxicos como arma bélica, mas o fizeram ainda durante a Grande Guerra. O filme mostra algumas cenas com ataques tóxicos, onde são visíveis o sofrimento e desespero daqueles atingidos. O pânico toma conta, e não havia como ser diferente. A crueldade é imensa; no longa-metragem, enquanto soldados agonizam em meio à fumaça de gases tóxicos a nação adversária invade suas trincheiras, destrói tudo e leva o que quer que lhe convenha no momento.

No decorrer do filme, antes do início oficial da guerra, é mostrada vida de Ted Narrracot: um camponês destemido e ex-herói de guerra com problemas de saúde e bebedeiras. Sua esposa Rose certa vez conversa com o filho Albert sobre o porquê de seu pai beber tanto. É revelado, então, que Ted sente remorso devido a circunstâncias as quais foi submetido enquanto guerrilhava. É difícil apenas imaginar o quão terrível participar de uma guerra pode ser, até que, no filme, inicia-se o conflito. A cada morte percebe-se que a guerra é o último lugar para onde qualquer ser humano deveria ir. É simplesmente agonizante. Não somente os soldados guerreando participam do conflito, mas também qualquer pessoa que estiver no caminho. O filme mostra uma jovem menina que morava com seu avô os quais tiveram sua fazenda saqueada sem nenhuma consideração pelo exército de sua própria nação. A guerra castiga toda a nação, tanto física quanto psicologicamente. Muitos soldados retornam em tamanho estado de choque que não mais conseguem levar uma vida normal. Os danos físicos são, muitas vezes, irreparáveis. Há o exemplo de Albert, dono de Joey – o cavalo, – que devido a uma bomba quase fica cego.

As trincheiras nas quais desenvolveram-se as batalhas e onde os soldados ficavam foram muito bem explicitadas no filme no triste momento em que há o resgate de Joey. É uma cena única onde vê-se a união entre inimigos de batalha – ingleses e alemães – com o objetivo comum de resgatar o cavalo que, através de relinchos, clamava por alguma ajuda. Em tal cena, não havia mais alianças, não havia lados, mas apenas dois homens unindo-se com um objetivo comum. Joey foi liberto e, após uma pequena discussão, retornou à trincheira inglesa. Estava ensanguentado, à beira da morte. É mostrado então, o local onde se cuidava dos soldados feridos. É outra cena que assusta: a quantidade de homens deitados, em condições precárias sendo atendidos na medida do possível é enorme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com