TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revista sobre cultura Escocesa

Por:   •  18/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

Escócia

A Escócia esta localizada no sul do centro da Grã-Bretanha pelo império Romano território que equivale atualmente à Inglaterra e ao país de Gales.

O Reino da Escócia foi constituído em 843, quando Kenneth I foi coroado rei dos Pictos e dos Escotos.

Ficha técnica

 Capital - Edimburgo

 Cidade mais populosa - Glasgow

 Língua oficial - Gaélico escocês e inglês

 Governo - Monarquia Constitucional

 Monarca do Reino Unido - Elizabeth II

 Primeiro-ministro do Reino Unido - Gordon Brown

 Primeiro-ministro da Escócia - Alex Salmond

 Moeda - Libra esterlina (GBP)

A cultura escocesa antiga, medieval e contemporânea

Primeira guerra dos Escoceses

A primeira tentativa de conquista dos escoceses ocorreu no século primeiro e durou 350 anos quando ocorreu a invasão romana, porém os romanos apenas construíram no ano de 120 uma muralha para separar a Britânia dos Scots, Muralha que se encontra em pé até hoje e é renomada como Muralha de Adriano em homenagem ao Cesar que à construiu. Após esse período somente no século V, os Anglos e os Saxões vindos da Alemanha se estabeleceram na ilha e com isso expulsaram os romanos.

Em 1066, os Vikings (normandos) que eram liderados por “Guilherme - O Bastardo” que foi o Duque da Normandia debandou os Anglo-Saxões e assim assumiram o controle da ilha. Na circunstancia Guilherme derrotou o Rei Haroldo, na batalha de Hastings. A Escócia permanecia intacta sobre esses fatos, embora tenha sido encontrados traços da herança nórdica ao extremo norte, onde os habitantes de Shetland cultuam o sol durante o “Up Hally Aa” a festa de fogos Vikings.

William Wallace, O BRAVEHEART

Em outro período se iniciou as guerrilhas dentro da própria ilha com a poderosa rival Inglaterra.

Uma disputa pelo trono possibilitou que Eduardo I da Inglaterra se aproveitasse de uma disputa e crise a sucessão do trono da Escócia e se impôs soberano do país. Em poucos meses a insatisfação era generalizada. A Inglaterra governava e dominava a Escócia com violência e tirania.

A resistência escocesa liderada por William Wallace, O BRAVEHEART que lutava pela liberdade e a paz dos escoceses, sua motivação uniu os clãs do país, fazendo com que o descontentamento se tornasse rebelião. Em 1297 na batalha de Stirling Wallece derrotou o exercito inglês, de maneira heróica, pois a tropa escocesa estava composta por aproximadamente 2.000 homes e a cavalaria por 300, já a tropa inglesa compunha 9.000 homens por uma cavalaria de 2.000.

Em 1298 os exércitos ingleses e escoceses se enfrentaram próximo á Falkirk e os escoceses foram derrotados. Wallace escapou, e renunciou como guardião da escócia e foi sucedido por Robert Bruce. Wallace saiu do país e foi à frança em busca de apoio para a causa escocesa. Ele retornou a Escócia em 1303, e durante sua ausência Robert Bruce tinha aceitado uma Trégua com o rei Eduardo I.

Wallace havia sido excluído dessa trégua. O rei inglês ofereceu uma boa recompensa para qualquer pessoa que o capturasse ou o matasse. Wallace foi capturado na região de Glasgow em agosto de 1305 e levado a Londres. Ele foi acusado e julgado por traição, ele negou que havia cometido traição pois jmais havia jurado fidelidade a rei inglês, e assim ele foi condenado, enforcado e esquartejado. Sua cabeça foi exposta na ponte de London Bridge e seus membros exibidos em Newcastle, Berwick, Striling e Perth.

William Wallace é considerado ate hoje um dos maiores patriotas e heróis da história da Escócia, em Stirling foi erguido um monumento gigantesco que pode ser visto de muito longe, e que abriga, dentre várias relíquias, a espada usada há mais de 700 anos, em uma redoma de vidro.

Coração Valente

Filme que ilustra a vida deste herói escocês. Sinopse:

No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-10080/

Cultura

A Escócia mantém uma cultura integra de tradições intelectuais e literárias que é representa por grandes nomes, tais como: Robert Burns, Os escritores romancistas Robert Louis Stevenson e Walter Scott (A Dama do Lago e Coleção Waverly), além do filósofo David Hume.

E quando se fala de cultura a capital Edimburgo um dos festivais culturais mais importantes da Europa, onde são apresentadas as mais diversas atrações musicais, literárias e teatrais, o chamado Edinburgh Military Tattoo, este festival ocorre na esplanada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com