TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre piaget e seus métodos

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

                  CEUNSP – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Faculdade de Educação – História

Juliana Maria da Silva

Nº 24

RGM 099980

Os estágios de desenvolvimento de Piaget

Itu

2015


Juliana Maria da Silva

Os estágios de desenvolvimento de Piaget

Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina de Introdução a Psicologia da Educação do Curso de História da CEUNSP, sob orientação do Prof. Patrícia Helena.

Itu

2015


FOLHA DE APROVAÇÃO

________________________________________

Profª. Patrícia Helena

Estágio Sensório-Motor

Nesse período ocorre a diferenciação entre os objetos e o próprio corpo. A inteligência está nos sentidos e nas ações, é o estágio pré-verbal onde os afetados são as crianças em desenvolvimento de 0 a 2 anos. Um estágio com características como sentimento, sensações, ações, reflexos, percepção, (visão, audição, tato, paladar, olfato, “sexto sentido”.) onde ocorre a formação de esquemas mais completos como habilidades motoras grossas e habilidades motoras finas.

No Sensório motor, têm seis níveis de inteligência de acordo com a idade: O 1º nível, a criança tem no Maximo 1 mês; no 2º nível a criança tem de 1 a 4 meses; no 3º nível a criança tem de 4 a 8 meses; no 4º nível a criança tem de 8 a 12 meses; mo 5º nível a criança tem de 12 a 18 meses; no 6º nível a criança tem de 18 a 24  meses. Esses níveis são dinâmicos e surgem e desaparecem.

No 1º nível ocorre a questão dos reflexos, como moro, preensão, sucção, babinski, marcha e natação, sendo que tais reflexos surgem e desaparecem com o tempo. No 2º estágio, ocorrem às primeiras adaptações do bebê, a consciência corporal, o conhecimento pela boca. No 3º nível, o bebê começa a ter consciência das coisas, pessoas e objetos, repete ações que chamam atenção para eles, varia nas vocalizações. No 4º nível ocorrem novas adaptações e antecipações, o comportamento é orientado a metas, as ações são intencionais. No 5º nível ocorrem novos significados e a experimentação ativa, o bebê se torna mais curioso sobre tudo, tem noção da causalidade. No 6º nível ocorrem novos significados através de combinações mentais, eles começam a ter “lógica”, começam a imitar mais as pessoas, tem noção do pensamento simbólico.

Estágio Pré-operatório

As crianças dessa fase desenvolvem o pensamento intuitivo que se expressam numa linguagem comunicativa. Nesse período as crianças têm de 2 a 6 anos e elas criam a capacidade de pensar conceitualmente e se distanciar daquela questão de tudo ser imediato, principalmente as percepções.

Estágio conhecido como representativo, onde a criança tem a questão do simbólico ao desenhar, ao imitar, ao brincar.

As crianças, principalmente as de 5 em diante, nesse estágio, são adeptos a centralização e conservação, onde se tornam mais fixados no visual e não nas dimensões daquela característica; essas crianças também estão inclusas na questão da seriação, onde ocorre muita dificuldade de distinguir algumas imposições  ao realismo, onde tudo o que ela vê é real, como os super-heróis dos desenhos, por exemplo, ao Animismo e Artificialismo, onde eles dão vida a seres inanimados e acreditam que quem fez o mundo foram as pessoas e ao Egocentrismo, onde a crianças não consegue se colocar no lugar do outro, ou seja o afastamento de algumas dessas características, como o próprio egocentrismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com