TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedades do Profestas Mortos

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Professora: Neide Ferreira Rosenbaum

Aluno: Rafael Gomes Cartaxo

 O “ Carpe Diem” no filme Sociedade dos poetas mortos

Em uma sociedade onde os valores são um reflexo do que se espera por educação, normalmente será um desafio tentar romper esse paradigma, pois os valores, ritos, pensamentos estão raziados na moldura em que as escolas veem a educação e de como ela tem que ser aplicada aos membros inseridos na educação. Em todas as esfera educacional tem que seguir a risca essa forma de ensinar sem tem nenhum questionamento e nem ter o direito de opinar sobre esse sistema de ensino, onde sem dúvida que sai desfavorecido é a principal razão de viver do professor, o aluno. No filme “A sociedade dos poetas mortos” de 1989, nos traz essa visão de como um profissional da educação pode ser acomodar em seu cargo, visando apesar em seguir com os mesmo rigores e superioridade na educação, pois para muitos o cargo de lecionar e para impor respeito e medo, porque ele que tem o “total conhecimento” e sabe “todas as coisas” o aluno tem que seguir a risca esse ritual.

No filme entra em cena o professor Keating (Robin Williams) que demostra uma nova maneira de lecionar, que faz logo na sua primeira aula desperta o desejo dos alunos em aprender, que tirar ele do abismo do pragmatismo e faz eles raciocinassem e se sentisse a vontade e o amor no aprender. Ele mostrou uma nova forma de educar e ter a classe em suas mãos e dar luz ao ambiente escolar que se encontrava nublado. Ele usou o conceito do “Carpe diem”. Esse conceito se deriva do latim que significa “aproveite o dia” no caso não o dia específico, mais assim aproveitar o presente, apreciar em todo o seu potencial.

O professor Keating, mostra para o seu aluno a grandeza de aproveitar ao máximo as oportunidades em que a vida proporciona, e que ele deixa claras a brevidade da vida, e que eles têm que viver ela de uma maneira extraordinária, porque as escola na visão de muitos ela limita a vida do ser humano, para ensinar quais serão os valores que eles deveram seguir, assim consequentemente tirando a “liberdade de viver” do aluno. O amor de lecionar e bem visível no filme e com o Carpe diem fica mais fácil ainda de ver o comprometimento em que ele passar os seus conhecimentos, pois ele passa para os alunos que cada aula é única e temos que aproveitar cada segundo, pois esse tempo não volta e pode assim perdeu mais uma chance de ser feliz. Com esse conceito de Carpe Diem, ele nos mostras outra lição fundamental que fica bem exposta no filme, é que o aluno pode até se preocupar com o seu futuro ,mais tem que viver o seu presente, pois a sociedade em muitos casos eles que impor oque deve ser feito, a carreira a qual cada ser humano tem que ser, de um ciclo sem fim, e isso não precisar ser assim, porque na situação que o filme está, o que falavam para você, era para seguir sem excitar, mais com as aulas o professor ele consegue fazer o papal de dar ao aluno a credibilidade em confiar em suas próprias escolhas, e que ele tem que traçar os seus objetivo, como nessa frase dita no filme “não importa o que dizem para você, palavra e ideias podem mudar o mundo” deixar claro que temos que ter acreditar em nosso potencial, aproveitando a vida e tudo que nos favorece, para podemos assim tem a felicidade que tanto almejamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com