TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO ETAPA 5 UNIUBE - A REAPROXIMAÇÃO ENTRE CUBA E EUA

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DE UBERABA 
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA



Trabalho em Grupo

Tema: Cuba e EUA: bloqueio econômico e limites da reaproximação diplomática.  

 (Componente: “O Capitalismo nas Américas I: A Contemporaneidade”) – Etapa 5

Componentes do Grupo:

Diego Mariani Romanel – RA 1096869

Fabricio Barroso Ferreira – RA 1094505

Janine Mendes Carvalho de Souza – RA 1093594

Rosivaldo dos Santos Lacerda – RA 1094340





Polos dos Componentes do Grupo: Timóteo(MG), Barbacena (MG),Teofilo Otoni (MG), Castelo (ES), Itabuna (BA)

Turma (16) Brasil 
História 


Uberaba 
Maio/2016

UNIVERSIDADE DE UBERABA 
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA 

Trabalho em Grupo, Universidade de Uberaba – Uniube, apresentado como atividade avaliativa da Etapa Cinco, do componente “O Capitalismo nas Américas I: A Contemporaneidade”, sob a orientação da Professora Ana Cristina Borges.



Uberaba 
Maio/2016

Sumário 

CONTEÚDO

PÁGINA

1 – Introdução

04

1.1 – O Contexto Político Entre Cuba e EUA na Década de 1960

04

2 – Desenvolvimento

05

2.1 – Principais Pontos do Discurso de Barack Obama

05

2.2 – Análise do Discurso de Barack Obama

07

2.3 – Principais Pontos do Discurso de Raúl Castro

09

2.4 – Análise do Discurso de Raúl Castro

10

3 – Considerações Finais

11

Referência Bibliográfica

13

1 – Introdução

1.1 – O Contexto Político entre Cuba e EUA na Década de 1960.  

[pic 1]

Independente desde 1902,Cuba continuou, por décadas, sendo dominada economicamente pelos EUA, que apoiavam a ditadura militar instalada no país,em 1952, pelo ex-sargento Fulgencio Batista. No ano Seguinte, a repressão oficial levou rebeldes liderados pelo advogado Fidel Castro a atacar o quartel de La Moncada. Fidel foi preso e exilado no México. Em 1956, ele retornou clandestinamente ao paíse,com a ajuda do argentino Che Guevara, montou uma base rebelde em Sierra Maestra, no leste da ilha. Em 1959,conquistou Havana e instaurou um governo revolucionário no país.

Fidel decretou a reforma agrária, fuzilou colaboradores de Batista e nacionalizou as empresas norte-americanas instaladas na ilha, desagradando os Estados Unidos. A tensão entre os dois países cresceu em abril de 1961, quando exilados cubanos treinados pela CIA, a agência central de inteligência dos EUA, desembarcaram na Baía dos Porcos, numa tentativa malsucedida de derrubar o governo revolucionário.

Em seguida, Fidel anunciou a adesão ao marxismo- leninismo e aproximou-se da URSS, tornando-se o único país socialista da América. Os EUA reagiram, em 1962, com um bloqueio econômico e político a Cuba, que acabou sendo expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA). Nesse mesmo ano, a União Soviética tentou instalar, secretamente, mísseis na ilha, capazes de atingir o território norte-americano. Os EUA descobriram e impuseram um bloqueio naval a Cuba. A tensão aumentou, e o  mundo esteve á  beira de uma guerra nuclear , até que os soviéticos recuaram, retirando os mísseis da região.  

As reformas  implantadas pelo governo comunista de Fidel Castro garantiram várias melhorias sociais à população, especialmente em saúde e educação. Mas a economia continuou precária e fortemente dependente da ajuda soviética. Descontentes, milhares de pessoas deixaram a ilha, criando uma grande comunidade de exilados na Flórida (EUA). Mesmo após o colapso da URSS, no início da década de 1990, o regime cubano se mantém atualmente com o apoio da Venezuela, que oferece petróleo a preços subsidiados, e é governado por Raul  castro, irmão de Fidel.

  2 –  Desenvolvimento

 2.1 – Principais Pontos do Discurso de  Barack Obama[pic 2]

"Hoje os Estados Unidos da América estão mudando seu relacionamento com o povo de Cuba e promovendo as mudanças mais importantes em mais de 50 anos em nossa política. Vamos pôr fim a uma abordagem superada que há décadas vem fracassando em promover nossos interesses. Em vez disso, vamos começar a normalizar as relações entre nossos dois países. "   - Barack Obama     

"Nas décadas seguintes, o relacionamento entre nossos países se deu contra o pano de fundo da Guerra Fria e da oposição firme e constante dos EUA ao comunismo. Apenas 145 quilômetros nos separam. Ano após ano, porém, endureceu-se a barreira ideológica e econômica entre nossos dois países. Enquanto isso, a comunidade cubana exilada nos Estados Unidos fazia enormes contribuições ao nosso país, na política, nos negócios, na cultura e nos esportes.Como outros imigrantes anteriores, os cubanos ajudaram a recriar a América, ao mesmo tempo em que sentiam saudades dolorosas da terra e das famílias que tinham deixado para trás. Tudo isso interligava a América e Cuba num relacionamento singular, ao mesmo tempo de família e de inimigos."  - Barack Obama 

"Orgulhosamente, os Estados Unidos apoiaram a democracia e os direitos humanos em Cuba ao longo destas cinco décadas. Nós o temos feito principalmente por meio de políticas que visam isolar a ilha, impedindo as viagens e o comércio mais básicos que os americanos podem fazer com qualquer outro lugar. E, embora essa política tenha tido suas origens nas melhores das intenções, nenhum outro país se soma a nós na imposição dessas sanções, e a política tem tido pouco efeito além de proporcionar ao governo cubano uma justificativa para a imposição de restrições a seu povo. " Barack Obama 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (257.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com