TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNO OBSCESSIVO COMPULSIVO

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Preocupação exagerada com ordem, alinhamento ou simetria, são alguns dos sintomas do transtorno compulsivo ou TOC, são conhecidos, popularmente como “manias”. São manifestações que atormentam milhares de pessoas e todo mundo, exemplos: duvidas intermináveis preocupação excessivas sujeira verificação de portas e janelas ou o gás.

Pensamentos indesejáveis, grande acúmulo de objetos sem utilidades, entre outros. Muitas vezes são leves e quase imperceptíveis, podendo ser extremamente graves e até incapacitantes, estes sintomas estão associados ansiedade, medo e culpa, interfere na vida das pessoas inclusive na vida social e da família.

O TOC vem sendo considerado um transtorno mental grave. È altamente presente na população, em geral acomete os indivíduos muito precoce, se não tratado tende a sercrônico, comportandoo individuo durante toda vida  podendo apresentar flutuações  ( SKOOG 1999).  

O TOC è um transtorno mental muito comum considerado raro até pouco tempo, ele atingeaté 1.6 De acordo até 2.3 por % das pessoas no decorrer da vida ( Kessier 2005, Ruscio, 2008). com pesquisa recente foi avaliado 2.323 adolescente de 14 a 17 anos em escola de segundo grau, foi encontrado uma prevalência de TOC  de 3,3 por cento (Viviam, 2013). Provavelmente no Brasil existem entre 3 e 4 milhões de pessoas  acometidas pela doença.

Os sintomas do TOC tem predominância em indivíduos jovens, com menos freqüência após os 18 e 20 anos, excepcionalmente após anos.

O TOC é ainda um importante fator de riscos para separações e divórcios em razão dos conflitosque os sintomas provocam na família.

No trabalho interfere na produtividade e o individuo tem dificuldade em levar adiante uma carreira

Compromete a vida do individuo e de sua família, algumas características intrigantes do TOC são os diversos tipos de suas manifestações (medos de contaminações/ lavagens, dúvidas/ checagens, ordem/ simetria e entre outros).E comum que o mesmo individuo apresente mais de um tipo de sintoma e eles se modificam ao longo da vida, os sintomas não são explícitos, observáveis, mas predominantemente mentais e que confundem o paciente, dificultando o diagnostico dos profissionais.

Muitas pessoas que possuem o transtorno nunca foram diagnosticadas ou tratadas, apesar de existirem tratamentos a mais de 30 anos, a maioria desconhece que tem o transtorno e não simples manias ou superstições.

Um estudo verificou que 20% dos pacientes de uma clinica dermatológica preenchiam critérios do DSM IV para TOC, na imensa maioria (95%) não havia sido diagnosticado (Fineberg 2003), 90% dos adolescentes de escolas de segundo grau de Porto Alegre que apresentavam TOC numa pesquisa epidemiológica nunca haviam sido diagnosticados e apenas 6.7% haviam se tratado (Vivian, 2013).

Um estudo constatou uma demora de 17 anos entre inicio dos sintomas e o inicio do tratamento (Hollander, 1997), um estudo verificou uma demora de 23 anos em media (Cordioli 2003) outroestudo mostra mais de 18 anos (Miguel, 2008), este atraso deve se ao desconhecimento da doença, à dificuldade por parte do próprio paciente, dos seus familiares e inclusive dos profissionais em reconhecer os sintomas do TOC.

A manifestação do TOC se caracteriza pela presença de obsessões e/ ou compulsões, sendo chamados de rituais compulsivos ou simplesmente rituais, há também manifestações emocionais como medo, ansiedade, culpa, depressão, comportamentos evitativos ou evitações e entre outros.

O que são obsessões

Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes, experimentados como intrusivos ( invadem a consciência contra a vontade da pessoas) e indesejáveis, causa ansiedade, medo ou desconforto e interferem nas atividades diárias (APA, 2002).

As obsessões são ativadas por situações triviais como chegar ou sair de casa (dúvidas e verificações), os rituais e as evitações, obsessões mais comuns são os medos de contaminação e a preocupação com germes/ sujeira, pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e perturbadores de conteúdo violento ou agressivo (ferir outras pessoas), sexual (molestar uma criança) oublasfemo (ofender a Deus). Obsessões não são sintomas exclusivos do TOC, podem estar presentes em outros transtornos mentais como, por exemplo, depressão, transtorno alimentares e nos transtornos de impulsos, nesses casos não deve ser feito o diagnostico do TOC, mas desses outros transtornos.

Obsessões relacionadas ao TOC:

  • São intrusivas: invadem a mente contra a vontade do individuo;
  • São indesejadas: são desagradáveis, causam desconforto, ansiedade e etc;
  • Provocam resistência: induzem o individuo a lutar contra;
  • São ego- diatônicas: seu conteúdo é indesejado e provoca desprazer.

O modelo cognitivo- comportamental considera as obsessões como o fenômeno primário no TOC e os demais sintomas, como rituais, as evitações, as neutralizações, a hipervigilancia, a indecisão, atos realizados com finalidade de reduzir a ansiedade e o desconforto, as obsessões são involuntárias, já as consequências comportamentais são atos voluntários: ou seja podem ser executados ou não (Rachman 1997; Clark, 2007).

Consequências comportamentais das obsessões:

  • Rituais compulsivos, compulsões mentais;
  • Comportamentos evitativos ou evitações;
  • Neutralizações;
  • Hipervigilancia;
  • Indecisão.

O que são compulsões

As compulsões ou rituais compulsivos ou simplesmente rituais são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a obsessões ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente (DSM V). Exemplos de compulsões: lavar as mãos repetidas vezes para proteger- se de germes ou contaminação; verificação para afastar duvida e incerteza; contar, repetir palavras e etc.

Em algum desses rituais existe um pensamento ou obsessão de conteúdo magico, muito semelhante ao que ocorre nas superstições, segundo o qual a pessoa acredita poder agir a distancia ou no futuro, por contato ou semelhança.

Comportamentos evitativos ou evitações

Evitações ou comportamentos evitativos são atos voluntários destinados a impedir o contato direto ou imaginário com objetos, locais, situações, pensamentos ou imagens percebidos como perigosos ou indesejáveis, que tem a propriedade de ativar as mais diversas obsessões.

São comportamentos voluntários, executados com uma finalidade de afastar ameaças, reduzir o medo, a ansiedade e o desconforto associados às obsessões, por serem comportamentos repetitivos e ativos, realizados sempre com a mesma finalidade, tem sido utilizado ha denominação de evitação ritualística para tais comportamentos (McGuire, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com