TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto jornalistico

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

Questão:

Artigos jornalísticos e artigos científicos. No dia a dia, uma fonte importante e recorrente de informações são os jornais. Podem ser televisivos, radiofônicos, virtuais ou mesmo os tradicionais jornais impressos.

Se pegamos, por exemplo, um artigo de um grande veículo que trate de futebol, a apresentação, informações problematizações serão apresentadas de uma determinada forma. Quando o mesmo assunto é tratado em um artigo científico, ele deve apresentar certas peculiaridades na forma e no conteúdo.

Faça uma breve reflexão sobre as principais características de um artigo científico que analise aspectos relacionados ao futebol, diferenciando-o do texto jornalístico.

Reflexão:

Um artigo cientifico é um estudo técnico e raciona da ciência diante de fatos e acontecimentos em determinados aspectos. Neste tipo de arquivo é importante que haja de início, pessoas capacitadas a estudarem determinados assuntos, onde, o embasamento ocorrerá a partir de um fato concreto com ideias, fontes, pesquisas e soluções de problemas com explicação da ciência.

É necessário que a pessoa esteja apta a saber analisar com fundamento para que suas críticas se tornem embasamento para um resultado racional seguido de uma constatação de padrão certo ou errado.

Os temas estudados a partir de então, tornam mais direcionados. Neste caso, como falamos de atletas, ou seja, jogadores de futebol, podemos citar exemplos de qualidade de vida destas pessoas com relação ao seu condicionamento físico, onde pessoas irão estudar o funcionamento e resistência de cada jogador até a questão alimentar, muito importante, pois, outro exemplo que se encaixa neste perfil perfeitamente é a questão do jogo ocorrer em um dia de verão as 16h, horário de Brasília e antes da partida os jogares se alimentarem de uma feijoada.

Por estes exemplos citados, que todo time possui uma comissão técnica de especialistas em fisioterapia, nutrição, educação física, com a proposta de manter o bem-estar dos jogadores.

Portanto, podemos esperar de um artigo cientifico, a abordagem de questões mais direcionada ao âmbito cientifico, onde estudo a anatomia do corpo humano, trazendo sempre inovações para toda equipe e assim buscar a vitória nos campeonatos.

Já no caso de um artigo jornalístico, existem algumas diretrizes que norteiam os leitores com relação a forma de uso da Língua Portuguesa. Nestes casos, o interlocutor, contempla a ideia da forma que será escrito o artigo e retrata no título.

O texto em si, ele é marcado por discursivas, ou seja, verbos expressos no presente com o objetivo de chamar a atenção de quem lê. Nestes casos, faz-se o uso de imagens, desenhos, gráficos demarcados por legendas ou até mesmo um texto legenda como forma de transmitir ao público final a informação.

A característica mais importante que identificamos neste caso é que o texto jornalístico tem como principal objetivo informar acerca de fatos que circundam o meio social como um todo.

Um exemplo deste tipo de caso, é ler uma reportagem, totalmente discursiva sobre o que ocorreu no jogo de domingo, citando as regras na qual funciona o futebol, comentando sobre a atuação de juiz, bandeirinhas e até mesmo jogadores, qual foi a reação da torcida e por aí se vai....

Concluindo: Podemos dizer que, um texto cientifico é baseado no estudo da ciência com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com