TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Ocorridas nos séculos XIX, XX e XXI com relação à escolarização das crianças

Por:   •  28/5/2018  •  Artigo  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1]

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL

PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENSÃO

COM ACESSO À GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Edna Cristina da Silva Gonçalves

(TCD)

Trabalho de Conclusão de Disciplina

Mudanças ocorridas nos séculos XIX, XX e XXI com relação à  escolarização das crianças.

Lajedo – PE

2015

Edna Cristina da Silva Gonçalves

Mudanças ocorridas nos séculos XIX, XX e XXI com relação à  escolarização das crianças.

Trabalho apresentado à disciplina Psicologia da Aprendizagem do Curso Especial de Extensão com acesso à Graduação em Pedagogia da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional-FADIRE.

Professora: Lucivânia

Lajedo - PE

2015

Introdução

O  presente  trabalho   discute  sobre  as  mudanças ocorridas  nos séculos XIX, XX e XI em relação à escolarização de crianças e de metodologias de ensino aplicadas por professores relatando de seu desempenho educacional. O texto cita uma visão simplificada das mudanças ocasionadas nesses séculos.  A esta mudança temas uma peça fundamental que é o  professor no qual  deve está sempre atualizado e modernizado para  se  enquadrar nas normas educacionais, dando o melhor de si em destaque para educação.

Este terá como objetivo em esclarecer as seguintes questões: Quais foram essas mudanças, que  metodologias  e  a  avaliação  eram  aplicadas  na  escola?  O texto refere-se  uma visão  simplificada  das  mudanças   ocasionadas  nesses séculos.  Além disso, aborda os métodos e materiais  pedagógicos aplicados por Maria de Montessori. Que materiais são esses e qual a finalidade? Na medida em que se avançou com a tecnologia ficou  mais  fácil   trabalhar as metodologias   educacionais  com qualidade  em sala de aula  em  melhoria  da aprendizagem do aluno. Eis o exemplo dessa nobre educadora que não colocou empecilhos para aplicar a sua metodologia de ensino que revolucionou, modernizou e são aplicadas nas escolas atualmente.

Passo adiante o estudo em pesquisa.

Mudanças ocorridas nos séculos XIX, XX e XXI com relação à escolarização das crianças

Atualmente  as  crianças  são  formadas  para  serem  cidadãos  exigentes e  críticos, e ao se  tratar  de  fatos  históricos  pode-se  observar  que   o  conceito  de  ensino  em  escolas para crianças vem modificando gradativamente  Já  que  elas  eram  conhecidas com  seres  ingênuos.  A escolarização para crianças ( séries iniciais) ao longo dos séculos apresentaram  uma porcentagem  pequena  e  dependeram  do  empenho  da  sociedade, dos  políticos  e de todo amparado  pedagógico escolar.  

As primeiras manifestações da criança, sua conservação e cuidado, devem constituir o ponto de partida da primeira educação e a base de todo posterior desenvolvimento, aperfeiçoamento e atividade na vida. (FROEBEL, 2001, p.33)

Com o passar dos anos filósofos e pensadores procuravam interferir de certo modo na educação infantil para a melhoria da mesma. A mudança começou por volta do século XIX com as escolas para principiantes (crianças abaixo de 6 anos). E para crianças acima de 6 anos havia a Escola Tradicional aonde elas iam para a escola estudar e escutar tudo aquilo que o professor dizia,  e elas fazia  o ato de decorar segundo a ordem de seus professores. Nessa época os educadores se preocupavam com a memorização dos alunos, repassar conteúdos já prontos para decorarem e avaliavam através de provas, pois acreditavam que a capacidade e o conhecimento do aluno estariam nas entrelinhas do exame executado. O conceito da Escola Tradicional é voltada a severidade na qual usavam a metodologia de punições, como castigos corporais.

Ainda no século XIX, surgiu uma nova metodologia de ensino, a Escola Nova, na qual os alunos eram beneficiados. Uma nova maneira de aprendizagem, aprender  e não mais decorar, destacando a relação entre professor e aluno, o inverso da Escola Tradicional. Seu conceito era baseado em colocar o aluno no centro da aprendizagem escolar. Nessa escola o professor tinha o interesse de ensinar ao aluno, dar mais qualidade no ensino do que a quantidade. As experiências do alunado eram vivenciadas em sala de aula para facilitar a ensino escolar.. Como afirma  Lourenço Filho:

 "As classes deixavam de ser locais onde os alunos estivessem sempre em silêncio, ou sem qualquer comunicação entre si, para se tornarem pequenas sociedades, que imprimissem nos alunos atitudes favoráveis ao trabalho em comunidade." 1950. p. 133.

No século XX surgem a Escola Ativa e a Escola Construtivista, baseadas na Escola Nova com algumas modificações na qual são praticadas atualmente nas escolas. Destacando a Escola Construtivista na qual a aprendizagem é construída pelo aluno por meio de perguntas e resoluções de problemas. O objetivo desta  escola é que o aluno adquira competência para o processo de aprendizagem. As aulas são mais diversificadas  sendo utilizadas músicas, jogos, dramatizações, tudo que prenda a atenção do aluno para uma aprendizagem mais concreta. Suas avaliações são feitas continuamente, já que o processo de aprendizagem é trabalhado todos os dias em sala de aula com os alunos.

Um método inovador na forma de ensino está no trabalho pedagógico feito por Maria Montessori, que foi uma educadora italiana, formada em medicina. Estudava crianças com alguns tipos de deficiências e desejava expor que o problema que eles tinham não seria clínico, mas pedagógico.  Não concordava com a metodologia de ensino da Escola Tradicional nada de bancas e nem premiações por realizar algo e atividades prontas para o ato de decorar. A primeira mudança seria na  sala de aula com crianças usufruindo da liberdade de escolher atividades proposta pelo educador , onde ela se sinta a vontade.  

Maria Montessori desenvolveu o “material dourado” composto por cubos, placas, barras e cubinhos. Esse cubo era formado por dez placas, a placa com dez barras e a barra com dez cubinhos. Esse material era utilizado nas regras do  sistema de numeração, facilitando a aprendizagem para as quatro operações fundamentais na matemática. O aluno se concentrava para conseguir realizar o que foi sugerido pelo educador.  Algumas escolas atualmente utilizam desse material para trabalhar as operações. Outros métodos utilizados pela educadora foram os cilindros de madeira, todas as caixinhas composta por dez peças, que são de diferenciados tamanhos, na qual o aluno deve encontrar o tamanho certo para cada peça, desenvolvendo raciocínio lógico. A letra de lixa conhecida como alfabeto de lixa é composto por fichas feitas em papel de lixa com as letras pregadas que o aluno contorna com o dedo percebendo o formato de cada letra e depois em uma bandeja com areia, ela vai tentando reproduzir a letra conforme a sua percepção e observação. Já a torre rosa é constituída por 10 cubos de madeira pintados de rosa com tamanhos de 1 a 10 centímetros, fazendo que as crianças montem na ordem e observe a diferença entre o grande e pequeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (704.6 Kb)   docx (970.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com