TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apII História da Educação

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Cruzeiro do Sul – EAD

Universidade de Franca – Unifran

Valeska Vieira Teixeira – RGM: 15286614

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

AP UNIDADE II

Franca – SP

2015

Respostas APII:

  1. Para Froebel a brincadeira tem o mesmo nível de importância que o artigo, vemos que quanto um e o outro querem nos passar que o brincar faz com que a criança administra sua administre sua relação com o próximo e com o mundo. A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizado infantil, onde podem alcançar os níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação, por um mundo imaginário e pelo mundo real, sabendo assim lidar com negociações de regras e convivências.

Temos dois trechos que nos mostram que Froebel e Vygotsky tem um pensamento em comum quando se trata de O Brincar na Educação:

“ Froebel observou que, através do brincar a criança estimula seu desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos, aperfeiçoando suas habilidades. Desenvolveu uma série de materiais de acordo com cada fase da criança, para que elas se expressassem. ”

“ Vygotsky, faz uma análise da brincadeira como atividade não apenas social mas também de natureza e origem específicas, enquanto elementos fundamentais para a construção da personalidade infantil. ”

Assim vemos que ambos veem com suma importância O Brincar na Educação, pois assim a criança aprende com maior clareza as complexidades do desenvolvimento.

  1. Positivismo busca compreender tudo o que se referia ao homem, principalmente as relações entre eles. Tinha posição diferente da socialista, defendiam somente a afirmação, fatos reais, que fossem analisados com verdadeiro espírito científico, com objetividade e com ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral, e propor normas de comportamentos seguindo a orientação do pensamento positivista, a noção de organização social entre os homens que sempre existiu, chamada consciência coletiva.

  1. O pensamento de John Dewey foi muito importante para a educação, pois ele fazia da educação a própria vida e não um ensinamento para ela, ele acreditava que era preciso dar condições para que os alunos resolvessem os seus próprios problemas. Também contrário a escola tradicional pelo realce às atividades manuais e ao interesse da criança, e pelo estímulo ao espírito de iniciativa e independência.

Para Dewey, o conhecimento e o desenvolvimento como um processo social, ou seja, o conhecimento não deve ficar apenas para nós, é preciso transmitir. Por isso Dewey era favorável aos trabalhos em grupo, que favorece na educação a troca de ideias. A ideia básica do pensamento de John Dewey sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. A educação está no crescimento constante da vida, na medida em que o conteúdo da experiência vai sendo aumentado. O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências. Dewey acreditava que, para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando ideias, sentimentos e experiências sobre as situações práticas do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com