TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado à Universidade Pitágoras Unopar

Por:   •  2/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.708 Palavras (11 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 11

HISTÓRIA LICENCIATURA 8º SEMESTRE

GABRIELI SUTEL ÁVILA VIEIRA

O FASCISMO

Palmeira das Missões, RS

Outubro de 2021

GABRIELI SUTEL ÁVILA VIEIRA

O FASCISMO

Trabalho apresentado à Universidade

Pitágoras Unopar, apresentado como requisito

parcial para obtenção de média bimestral

na disciplina de História.

                                                          Orientador: Professora: Janaina dos Santos       Correia Rodrigues

Palmeira das Missões, RS

Outubro de 2021

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................. 04

2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................05

2.1 FASCISMO.................................................................................................05

3. ANÁLISE DA BANALIDADE DO MAL........................................................06

4. O NEOFASCIMO NO MUNDO E NO BRASIL............................................08

CONCLUSÃO ................................................................................................10

REFERÊNCIA................................................................................................11


04

  1. INTRODUÇÃO

        Nesse presente trabalho será falado sobre o tema fascismo, o mesmo foi criado em 1919 por Mussolini e ganhou destaque na Europa na primeira metade do século XX, foi um movimento político, econômico e social. Vamos compreender um pouco sobre seu desenvolvimento.

        A análise do texto a banalidade do mal será apresentada de forma simples para entendermos um pouco como funcionava o sistema naquela época e a mente das pessoas envolvidas em tantas mortes, além de pesquisarmos sobre nosso século, se ainda há governos fascistas no mundo e no Brasil.


05

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FASCISMO

                 O fascismo é um fenômeno que tem muito a ver com a chamada sociedade de massas, isso entre os pesquisadores, e foi situado principalmente na Alemanha e na Itália. Foi Juan Linz que elaborou uma classificação em 1975, para saber quais Estados eram fascistas e quais eram autoritários. O fascismo na forma italiana e alemã, teria suas características a mobilização das massas de baixo para cima, a utilização como rastro de poder o papel de contrarrevolucionários, também dava ênfase aos valores tradicionais.

                Uma característica que não podemos deixar de falar é sobre a associação do Estado fascista com a sociedade de massas, por causa que era uma sociedade mais vulnerável no sentido de uma depressão econômica, a qual passaram após o entre guerras, ainda saindo humilhada da primeira Guerra Mundial, com isso, utilizavam esse ambiente para fazer uma propaganda muito bem elaborada, para ascensão dos regimes salvacionistas.

                A propaganda é uma sedução, causando emoções e tendo grande eficácia nas conquistas de adesões políticas. Os regimes usam a propaganda como estratégia para o exercício do poder, e adquire uma força maior naqueles em que os Estados, tendo um poder na censura ou monopólio dos meios de comunicação, conseguem ter o controle sobre todo o conteúdo das mensagens, podendo bloquear tudo o que for espontâneo ou contra aquilo que eles acreditam. E o regime fascista tinha como consciência a importância do cinema como arma de propaganda, desde a ascensão de Benito Mussolini, o poder do Estado fascista começou a demonstrar um interesse especial pelo cinema.

                Renzo de Felice considerou três interpretações clássicas sobre esse fenômeno, surgiu após a guerra. Tinha a abordagem radical, a qual via o fascismo como um produto lógico e inevitável de certos países, esse pensamento seria resultado de uma de uma formação histórica vinda dos vícios e perversidades, uma sociedade que não é saudável por causa da pressa em alguns pontos e pelo atraso de outras. A abordagem liberal, via o fascismo como doença moral da Europa, está surgiu antes da Segunda Guerra Mundial terminar, para Benedetto Croce um dos

06

principais representantes, interpretou o fascismo como perda de consciência, embriaguez produzida pela guerra.

                O fascismo foi na verdade uma reação antiproletária, fruto de uma sociedade capitalista, foi Maurice Dobb que mostrou que o fascismo tinha dupla função, uma de destruir as organizações livres da classe trabalhadora e organizar moral e materialmente a Nação, por meio da propaganda e da militarização, visando a expansão territorial.

                O fascismo fez com que a psicologia, a sociologia e a antropologia se unissem para entender esse fenômeno, e seu percussor Wilhelm Reich, com uma abordagem freudiana definiu o fascismo como uma psicologia política internacional das massas frustradas, desse modo podemos entender que o regime fascista não entrava no poder por conta de qualidades políticas, mas sim pelo por causa do apelo que faziam aos instintos psicossociais das massas. O fascismo envolve as massas que tem uma certa rejeição da sociedade aonde eles têm um desejo de revolta e liberdade, assim anseiam por um líder forte que possa realizar o desejo deles.

3. ANÁLISE DA BANALIDADE DO MAL

                O texto a ser analisado é uma retomada de um episódio que marcou Hannah Arendt uma pensadora, a qual escreveu sobre o julgamento do oficial nazista Adolf Eichmann, podemos então repensar junto com ela sobre a educação no ensino de valores morais.

                A análise desse texto se dá uma atenção especial para as obras Eichmann em Jerusalém e A vida do espírito, esses textos causaram muitas polêmicas no meio dos judeus, Hannah recebeu muitas críticas, sendo que seu livro se tornou um dos mais polêmicos da década de 1960.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com