TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo VII

Por:   •  27/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG VII

Curso - História

                                    Aluno:

Gesse Rodrigues Alves - RA: 1434920

Polo

Alphaville

2015

Leia o artigo de José Manuel Morán: O vídeo na sala de aula. Disponível em http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131/38851

Acesso em fevereiro de 2015. Faça anotações sobre ele.

Depois, leia o seguinte texto, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a07v29n2: A televisão como ferramenta

pedagógica na formação de professores, de Maria Luiza Belloni. Acesso em fevereiro de 2015.

Faça anotações sobre ele. Compare o conteúdo dos dois artigos com a proposta desenvolvida na aula e responda:

a) No texto de Morán, qual é o ponto de vista do autor sobre as vantagens de se usar vídeo em sala de aula?

Resposta: Para Morán é perceptível que as informações visuais podem auxiliar nos processos educacionais, o vídeo é uma forma de solução para os problemas crônicos de ensino. O acesso do aluno aos vídeos permitem aproximar a sala de aula do cotidiano, das linguagem de aprendizagem e comunicação da sociedade. Isso ajuda no processo educacional e diante do contexto que os vídeos são uma forma de entreterimento para o aluno assistir, um vídeo na escola não é apenas mais uma aula, mais sim uma forma de sair da rotina. Contudo Morán explica que o vídeo explora o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais. Segundo Morán, vivemos um momento diferenciado do ponto de vista do ensinar e aprender, para ele essa liberdade de tempo e de espaço em processos de aprendizagem, configura um novo cenário educacional onde várias situações de aprendizagem são possíveis.

b) O que se entende por uso de vídeo como sensibilização?

Resposta: A sensibilização é o passo inicial e permanente para que todas as ações propostas no vídeo, explore os sentidos do seu corpo. Explorar também é basicamente, o ver, o visualizador, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais. Vale pensar no que se entende no uso do vídeo como sensibilização. Como a própria palavra indica, sensibilização é levar as pessoas a sentir o que antes disso não sentiam. Ou também levar as pessoas a sentir as coisas de um modo diferente. É, no fundo, intervir nas emoções ou sentimentos das pessoas. Isto torna clara a diferença entre, por um lado, a sensibilização e, por outro, a informação e a discussão racional.

c) No texto de Belloni, de que maneira pode ser feita a crítica relativa ao deslumbramento presente na sociedade contemporânea com o uso de TIC na sala de aula? Mesmo com essa crítica, o uso de filmes pode apresentar vantagens?    

Resposta: Assim que surgiu as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) começaram a fazer parte da dinâmica escolar nos diferentes níveis. Hoje temos modernas plataformas tecnológicas que colaboram com a nova maneira de desenvolver aprendizagem junto ao aprendiz. Atualmente, vivemos em um mundo permeado por tecnologias e, nesse contexto, é importante que o professor saiba utilizá-la no seu dia-a-dia levandoa para dentro do espaço escolar, a fim de explorar todas as suas possibilidades e recursos proporcionando um ambiente que seja motivador para o aluno, auxiliando-o na construção do conhecimento. Embora o vídeo se tenha tornado um recurso de fácil acesso, o uso em sala de aula somente se deu a partir da década de 90. Moran (1994) foi um dos primeiros a escrever sobre o assunto no Brasil. No artigo O Vídeo na Sala de Aula , o autor discorre sobre as várias linguagens da TV e do vídeo e sobre seu impacto na comunicação eficaz. O vídeo é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos. Embora esta seja uma tecnologia de fácil acesso, os professores ainda apresentam dificuldades para incorporá-lo como um recurso educacional. Ver filmes é uma prática social tão importante do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais. Dentro do contexto de utilização de filmes como veículo e ferramenta de ensinar, temos a oportunidade de enfocar aspectos históricos e literários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (215.5 Kb)   docx (109.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com