TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/11/2017  •  Monografia  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANDRÉA AMORIM

ARAPOTI – PR

2014

[pic 2]

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANDRÉA AMORIM

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Uniandrade como requisito parcial para obtenção de título de Especialista em Alfabetização e Letramento.

ARAPOTI – PR

2014

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANDRÉA AMORIM1

RESUMO

O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento.  É de fundamental importância para o professor que trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental dominar os conceitos de Alfabetização e Letramento, assim como entender como o letramento acontece nas atividades escolares, na medida em que seus alunos se alfabetizam. Alfabetização e Letramento são elementos que se somam. Alfabetizar é dar condições ao estudante de ser capaz de ler (decodificar) e escrever (codificar), além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita. Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, levando o estudante ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, finalidade maior da educação.

Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Educação Infantil.

_______________________________________

1 Graduada em Letras Português/Espanhol pela UNITINS – Universidade do Tocantins.

 Professora de Língua Portuguesa e Espanhola do ensino fundamental e médio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e do ensino fundamental no Colégio Objetivo.

1- INTRODUÇÃO

Alfabetizar... O que é isto?

        A alfabetização é um processo longo e delicado que implica em fazer uma criança compreender a ligação entre os 25 caracteres do alfabeto e sua ligação com nossa língua materna. É, a “grosso modo” fazer com que ela, a partir do traçado de letras ainda desconhecidas chegue à construção das mais diferentes e complexas palavras da nossa língua.

        Segundo Kramer e Abramovay (1985, p.p. 104-106) a alfabetização não é “um momento que se inicia repentinamente, mas é um processo em construção”. A alfabetização não é um momento estanque que ocorre em um determinado período da vida escolar do educando, ela é um processo que acontece antes, durante e depois da vida escolar.

        Toda criança carrega uma bagagem de conhecimento que vai adquirindo desde os primeiros momentos de vida, logo, incluir a criança em um mundo letrado mistura o desafio de conhecer o novo e também de trazer elementos que ela conhece para fazer parte de seu processo de alfabetização.

        Para Perez (1992, p. 66):

 A alfabetização é um processo que, ainda que se inicie formalmente na escola começa, de fato, antes de chegar à escola, através das diversas leituras que vai fazendo do mundo que a cerca, desde o momento em que nasce e, apesar de se consolidar nas séries iniciais do ensino fundamental, continua pela vida a fora, continua apesar da escola, fora da escola paralelamente à escola. A criança vai construindo conhecimentos sobre o mundo em que vive. Nesse processo de construção está inserida a escrita, como um objeto cultural socialmente construído.

        

        Para que o processo de alfabetização seja trabalhado de forma adequada, é preciso que o professor alfabetizador tenha domínio da forma como esse processo vai acontecer, que tenha consciência que deverá apresentar às crianças com as quais vai trabalhar atividades que chamem a sua atenção, que sejam curiosas para ela, que sejam prazerosas, enfim, que a criança tenha interesse em aprender a ler e escrever.

        Afinal, sabemos que quanto mais cedo a criança cria gosto e interesse em aprender a ler e escrever, maior será a facilidade que ela terá em passar por toda a trajetória de níveis de construção da escrita.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

        Ao se falar em alfabetização e letramento, deve-se entender que, apesar de serem processos diferentes, os dois caminham juntos. Logo, não se pode escolher um ou outro e, sim fazer a prática conjunta destes dois processos. O processo do letramento não é uma preparação para a alfabetização ou vice-versa. De acordo com Soares (2003) [...] alfabetização é o processo de aquisição do código escrito, codificação e decodificação. Já o letramento tem um sentido mais amplo, ele consiste na capacidade que o educando desenvolve de ler e compreender o que lê, fazendo uso de sua função social.

        Segundo Kleiman (1995 p.18) “as crianças são letradas, no sentido de possuírem estratégias orais letradas antes mesmo de serem alfabetizadas”.

        Logo, aprender a ler e escrever diferentemente da ideia que se tem, não inicia do zero. Toda criança carrega uma bagagem de conhecimento que vai adquirindo desde os primeiros momentos de vida, a partir do momento que começa a se expressar e ter contato com a leitura e escrita de forma significativa, toda criança já está sendo inserida no mundo letrado.

        A criança é capaz de ler o mundo ao seu redor desde cedo, interagindo com símbolos e imagens, aos quais atribui significados, utilizando-os como forma de representação de suas ideias, tanto oral como graficamente, mesmo que esta não seja feita de forma convencional.

Para que o processo de alfabetização seja trabalhado de forma adequado é necessário que o professor tenha domínio da forma com que esse processo ocorre, e entenda que não existe um tempo “ideal” para que a alfabetização ocorra, pois cada criança tem seu tempo, logo, não há como prever o tempo que a criança irá levar para concretizar o processo de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (289.4 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com