TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ambiente Virtual de Aprendizagem

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Linguística Textual

Atividade de Autodesenvolvimento

Vanessa Selene de Melo

RA: 4200050474

ANÁLISE DOS RECURSOS COESIVOS DO TEXTO:

 “O MAIOR ERRO DE PAUL RYAN”

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Linguística Textual

Atividade de Autodesenvolvimento

Vanessa Selene de Melo

RA: 4200050474

ANÁLISE DOS RECURSOS COESIVOS DO TEXTO:

 “O MAIOR ERRO DE PAUL RYAN”

Trabalho desenvolvido no curso de Letras à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na disciplina Linguística Textual (Atividade de Autodesenvolvimento), sob orientação do tutor (Aparecida Ribeiro dos Santos).

Anhanguera Educacional

2015

a) Análise do recurso coesivo paráfrase.

A paráfrase é um tipo de recurso coesivo, que possibilita a retomada de segmentos textuais, sem deixar o texto pobre ou repetitivo.

No artigo “Opinião: O maior erro de Paul Ryan” do autor David Brooks a paráfrase foi utilizada em vários parágrafos com o objetivo de retomar o ponto de vista já dito anteriormente em outros parágrafos pelo autor. Algumas das palavras utilizadas pelo o autor foram: significava e em outras palavras.

“Em outras palavras, Ryan abriu mão de um avanço significativo na dívida, em nome de uma fantasia política.”

“... Se Ryan condicionasse a redução da dívida à reforma do Medicare, significava que não haveria redução da dívida.”

Neste texto que é classificado como um artigo de opinião o autor faz o uso do recurso coesivo paráfrase serve para retomar alguns pontos no textos de modo que enfatize a ideia apresentada por ele. Podemos observar que o texto não perde o sentido, esse recurso é bastante importante, pois o conteúdo importante do texto é reescrito com outras palavras que podem ser sinônimas, pronomes entre outras que mantem o sentido e a coesão sem perder a objetividade e a clareza nas informações apresentadas no texto.


b) Análise do recurso coesivo paralelismo.

O paralelismo é um tipo de recurso coesivo que utiliza termos sintáticos parecidos ou equivalentes para que de forma visível ocorra a ligação entre elementos do texto proporcionando a organização das ideias apresentadas, por isso, que as ideias são organizadas por uso de estruturas idênticas, que objetivam organizar e dar clareza ao texto de modo que não prejudique a coesão textual.

No texto: “O maior erro de Paul Ryan”, escrito por David Brooks. Encontramos um trecho que exemplifica bem o uso e a função que o paralelismo desempenha dentro de um texto.

 Este trecho encontra-se localizado no 10º paragrafo:

 “(...) Primeiro, apostou que os republicanos derrotariam Obama. Segundo, apostou que os republicanos venceriam com maiorias tão avassaladoras no Congresso que poderiam aprovar medidas que os democratas odeiam. Congresso que poderiam aprovar medidas que os democratas odeiam”.

Terceiro, apostou que um grupo de políticos republicanos cortaria unilateralmente um dos programas mais bem-vistos do país e que poderia manter esses cortes ao longo das eleições subsequentes, em face da oposição democrata acirrada e altamente popular.”

O autor David Brooks faz o uso do recurso coesivo paralelismo para manter a organização das ideias a serem apresentadas aos seus leitores. Mas também fez uso do recurso numérico que objetiva manter a organização das ideias estabelecendo uma sequencia ou uma ordem exata em que as ideias são apresentadas. O paralelismo dentro do texto desempenha a função de organizar todas as ideias por meio do uso das estruturas ou palavras idênticas, que proporciona a coesão textual e a organização do texto.

 


c) Análise do recurso coesivo repetição propriamente dita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com