TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA LATINA NA COMTEMPORANEIDADE

Por:   •  13/5/2016  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 3

A CULTURA LATINA NA COMTEMPORANEIDADE

A cultura latina na contemporaneidade, escrito por Gilson Magno dos Santos, procura expor o legado da língua latina e os notáveis vestígios em nossa civilização. A língua oficial do império romano, bastante difundido pela igreja católica, o latim foi à língua da comunicação universal, da política, da religião, da cultura e da ciência. O autor procura expor que a língua latina foi, por um longo período, a língua oficial e representante do poder de Roma, e que durante séculos depois da queda do Império Romano, o latim continuou a ser utilizado em toda a Europa como língua culta. Os cultivos da língua latina se faz presente, por exemplo, na Filosofia, na História, no Direito, nas nomenclaturas científicas e na Religião, a maior organização que ainda usa o latim em contextos oficiais e semioficiais é a Igreja Católica.

Embora o latim tenha desaparecido do oriente, no ocidente se transformou em outras no que se denomina atualmente de línguas românicas ou neolatinas, com alterações da cultura local. O latim influenciou no surgimento das novas línguas, tidas hoje, como modernas, estudando-a podem seguir por um caminho que reúne conhecimentos étnicos, culturais e linguísticos. As principais línguas derivadas do latim são o português, o espanhol, o francês, o provençal, o italiano, o romeno, o catalão e o galego, enfim, trata-se de uma língua estreitamente relacionada com as raízes da cultura ocidental.

O autor cita a historia da língua Românica, (baseado em BASSETTO: 2005, p. 179 a 183), dividindo-a em três fases:

A România antiga, um conjunto de territórios com 301 províncias, se apoiando em uma denominação com critérios muito mais políticos que linguísticos e culturais. Nesses territórios restaram traços da presença romana, mais poucos vestígios da língua do império.

A România medieval, que, com aa invasões dos povos germânicos e eslavos causaram a fragmentação da România. A România medieval trata-se de uma românia reduzida, onde se continuou a falar o latim vulgar, composta pela Itália, Gália, Ibéria, ilhas mediterrâneas, Dalmácia e Dácia.

A România moderna, com o ataque dos portugueses e espanhóis ao norte da África, por motivos religiosos, econômicos e comerciais, iniciando assim grandes navegações, com descoberta das Américas e implantando em grande parte dela a língua castelhana.

Segundo o autor (baseado em BASSETTO: 2005, p. 183 a 259), a evolução das línguas românicas se subdividem em duas, sendo elas, a fase latina e fase romance.

As línguas românicas provêm do latim vulgar, no sentido relativo de que resultaram de um latim dinâmico, essencialmente de língua oral, em processo de perene evolução. Elementos do latim clássico, que estão nas origens românicas, são os que se integram no processo evolutivo, fazendo-se vulgares. ( CÂMARA, 1979, p. 21).

O texto cita também, os traços da língua latina, no direito, citando alguns termos técnicos e locuções latinas. Na botânica, através de nomenclaturas. Na língua portuguesa, citando derivações de alguns vocábulos e abreviações latinas. Na Igreja Católica e nos livros da série literária Harry Potter, de J.K. Rowling, onde se encontra possíveis etimologias latinas nas palavras.

CONCLUSÃO

Conclui-se então que é fundamental conhecer a origem da língua latina, divulgar e analisar as duas bases fundamentais que se tornaram presentes na historia. O estudo do latim, bem como da cultura é importante por vários motivos, em especial aqueles ligados ao reconhecimento das raízes de nossas línguas e compreensão das características estruturais da língua portuguesa e das demais línguas neolatinas, assim como todo o processo de evolução destas línguas através dos anos. O português, como língua descendente do latim, recebe grande parte de suas estruturas gramaticais e vocabulário diretamente do latim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com