TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dissertação sobre gerativismo e as contribuições de Chomsky

Por:   •  23/2/2018  •  Dissertação  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]
CURSO: PORTUGUÊS LETRAS E INGLÊS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A LINGUISTICA
PROFESSORA: ANGELANE

GERATIVISMO

FRANCISACA DOURADO DOS DANTOS

CAMOCIM
2018

  1. O Gerativismo surge em contraposição ao modelo behaviorista de descrição da língua e apresenta alguns princípios fundamentais para a sua teoria, a saber:

   O Gerativismo é uma corrente teórica de alguns estudiosos da linguagem descrita e que diverge do modelo behaviorista. Estes que acreditavam que a linguagem era adquirida pelo comportamento através de estímulos resposta. Os gerativistas apresentam princípios importantíssimos na aquisição da linguagem e seu principal mentor era Chomsky, sua maior contribuição foi formular a gramatica gerativa. Os gerativistas pretendiam compreender e entender o processo de aquisição da linguagem. E também queriam criar uma gramatica comum a todas as línguas.
    Para eles os humanos já nascem com uma capacidade inata, um meio biológico de produzir linguagem e de se comunicar, essa capacidade é organizada em compartimentos tendo isso como uma visão modular,
 segundo Chomsky “faculdade da linguagem é a parte do cérebro onde é criada a linguagem.” O cérebro é composto por dois hemisférios esquerdo e direito, esquerdo sendo responsável pela linguagem, mas eles se comunicam pelo processo de lateralizacão, devido à organização lógica da comunicação.  A mente é a parte do cérebro que origina a competência do falante que é o conhecimento armazenado por ele no decorrer do tempo. Já o desempenho é a execução pragmática do conhecimento a fala, mas isso também depende do meio externo e de outros fatores como medo, vergonha, timidez etc.
   Chomsky e os outros gerativistas criaram um modelo teórico para refinar todas essas noções e explicar como elas funcionam como linguagem. Com o intuito de conceber uma gramatica universal que atendesse todas as pessoas em qualquer lugar e que falem qualquer idioma comum a todas as línguas. A partir disso formularam um sistema padrão com propriedades gramaticais e princípios especificamente linguistas.
   Contudo para tentar descrever a finalidade da GU produziram também a teoria geral de regras gramaticais de princípios e parâmetros, essas teorias permitem entender as estruturas sintáticas e semânticas profundadas da língua, com regência e ligação. O LAD que resulta dessas bases que parte da gramatica inicial superficial até a gramatica final profunda e complexa.

  1. Estabeleça uma comparação entre o pensamento de Bloomfield e o de Chomsky para explicar o processo de aquisição da linguagem.

     Para Bloomfield as crianças adquire a linguagem por meio externo, com estímulos e respostas e por muitas vezes repetidas. O comportamento observado após o reforço assim é compreendida a linguagem e comunicação transmitidas pelas crianças.  A teoria de Bloomfield que é extremamente influenciada pela filosofia behaviorista no caso dos estímulos e resposta e um modo mecânico de aquisição dessa linguagem. “[...] o linguista ocupa-se unicamente dos sinais linguísticos, [pois] não é competente para se ocupar dos problemas de fisiologia ou neurologia.” (BLOOMFIELD, 1929 apud MOUNIN, 1973, p. 121), assim ele expõe as ações da fala.
    Por outro lado Chomsky se contrapõe a esse entendimento behaviorista, ele propõe as noções de inatismo, onde o individuo já nasce com essa capacidade da linguagem biologicamente herdada. Das faculdades da linguagem que consiste nos compartimentos onde os conhecimentos são acondicionados no hemisfério esquerdo do cérebro, porém através de um processo de lateralizaçao se comunicam entre si. E tendo uma competência, conhecimento relativamente simples é possível estabelecer uma comunicação. Já o desempenho é a execução pragmática que é a fala, e para refinar tudo isso criaram a gramatica universal na tentativa de agrupar todo um acervo gramatical que atendesse todos os idiomas do mundo de forma padronizada. Para isso criaram também as teorias de princípios parâmetros em que explica o funcionamento da GU, suas regras, estruturas e complexidade.
    Na época vigente desses estudos essas concepções eram incrivelmente inovadoras podendo por em uso tais conhecimentos visando encontrar métodos para descobrir as origens da aprendizagem da linguagem. Atualmente é compreendido que a aquisição da linguagem não é de forma nenhuma behaviorista, pois os humanos têm o mecanismo da criatividade em que possuí habilidade de produzir enunciados nunca antes escutados. E também a recursividade propriedade que se ocupa da possibilidade de gerar uma quantidade infinita de enunciados.
    Intende se que a perspectiva gerativista é a que mais se aproxima da realidade na obtenção da linguagem. É um processo racionalista independe de estímulos, mas o meio onde vivem é importante devido um problema de projeção a gramatica que inicia é simples. Já a final ou adulta com quantidades e qualidade exageradamente complexa diferente dos primórdios nos quais foi iniciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com