TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola e Inclusão

Por:   •  8/6/2015  •  Dissertação  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Propostas

  Acredito que a flexibilidade dentro da escola de ensino fundamental seja essencial para acolher a demanda diversificada de alunos, que trazem consigo seus limites.

  A escola, em seu PPP deveria estabelecer de forma clara que a instituição e seus profissionais deverão se adaptar às diferenças de seus alunos, para que assim possam trabalhar e alcançar os resultados esperados.

  A proposta baseia-se em projetos para serem trabalhados com a comunidade/grupo escolar, visando estabelecer um maior contato entre todos perante a realidade da diversidade de pessoas, incentivar o respeito, o afeto, o trabalho em grupo e também as orientações necessárias aos responsáveis, que por vezes nem fazem ideia das dificuldades dos filhos.

  Outra forma de trabalho que deve ser foco na escola, é a formação dos profissionais, onde estes devem ter o conhecimento para trabalhar com estes alunos, devem receber apoio da equipe gestora, sendo incentivados a utilizar métodos que não excluam e sim que possibilitem a aprendizagem juntamente com todas os alunos, porém cada um em seu próprio tempo.

  Quando no começo falo sobre a flexibilidade e acessibilidade, penso nesta não somente em conteúdo, métodos, mas também no ambiente escolar, no espaço físico em que estes alunos estão inseridos, tudo deve ser pensado e adaptado para recebê-los com olhar e atitudes igualitárias.

  Os alunos precisam aprender que existem diferenças e assim saber conviver com isso, sendo a escola responsável por mediar o desenvolvimento integral deste, deverá trabalhar projetos interdisciplinares com temas relacionados com a inclusão/exclusão, demonstrando como é esta realidade e como todos devem se comportar perante a isto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com