TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO ASSENTAMENTO SANTO ANTÔNIO. COMPLEXO SANTO ANTÔNIO

Por:   •  28/9/2016  •  Monografia  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

HABILITAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA EM CIÊNCIA HUMANAS

DOCÊNTE: SANDRA PROCÓPIO

ACADÊMICA: LUCIANA PEREIRA HIGINO GUILHERME

DOURADOS-MS

2016

A HISTÓRIA DO ASSENTAMENTO SANTO ANTÔNIO.

COMPLEXO SANTO ANTÔNIO

Têm vários grupos P.A Santo Antônio, P.A Itaquirai, P.A Foz do Rio Amambai, P.A Caburai. Movimentos sociais MST, grupo FAFI, FETAGRI, CUT, tem família de vários anos de acampamento. A liderança que eu entrevistei é do grupo da FETAGRI acampemos em 2003 no município de Eldorado MS, a beira da rodovia Br 163, ai vinhemos para cá em 2005, com muitas lutas fechando rodovias para conseguir ser assentado. Fazendo reunião em Campo Grande, daí foi comprado a fazenda, após de um ano começou a divisão dos lotes passaram, por muitas dificuldades, sem ter onde morar sem luz, água sem estradas foi muito tempo de sofrimento. Primeiro foi aberto os travessões, após os travessões foi colocado água encanada, depois começou a sair às casas. O material que o INCRA repassou para as famílias foi só para respaudar as casa. Por causa da operação teler foi interrompido, as casas quem continuou fazendo por contra própria.

Muitas propriedades têm barracos de lona, com a ajuda da associação começou as casas novamente com a parceria da caixa econômica. Essas da caixa econômica estão ficando prontas, com acabamento. Para muitas famílias que estão legalizadas está saindo financiamento é aplicado em vaca leiteira, construção de mangueiras, comprou ordenhadeira, triturador. Outras famílias ainda está sendo investigada outras notificadas. É muitas famílias que conquistaram a terra através do acampamento foram despejadas. A família do assentamento vive mais da produção do leite, mandioca, milho, porco galinha, horta e o bicho da seda, tanque de peixe. Na área de lazer tem a igreja evangélica e católica, futebol tira de laço, clube de dança.

Entrevistei a liderança do MST. Acampamento Antonio Tavares.

O acampamento surgiu de ocupação feita pelo MST. Movimento dos trabalhadores sem terra, nessa ocupação se juntou vários acampamentos da região. Mais tarde se juntou outras federações, FETAGRI, CUT, FAFI, está fazenda pertencia ao grupo JBS Bertin, esta área já tinha sido ocupada por outros grupos do MST. Por volta do ano de 1997, por conta disso surgiram outros assentamentos, como assentamento Santa Rosa, Boa Sorte, Aliança. Hoje nos temos famílias assentada no complexo Santo Antonio, que era família que residia nas cidades vizinhas trabalhava de bóia fria, trabalhava em fazendas. Os brasiguaios todas as famílias que já tinham vinculo com a terra, a conquista da terra com reivindicações ao INCRA do estado e ao INCRA federal. Teve momento que foi preciso unir junto às lideranças para ir a Brasília na AGU admocracia geral da união se titular a área já que a mesma tinha problemas de documentação. Para aquisição da área ocorre nos trabeis legais junto ao governo federal MDA, movimento do desenvolvimento agrário. Após a aquisição da área 19000,00 hectares foram feito o assentamento 1, 100 famílias. Famílias essas que vive no sistema de agricultura familiar, ou seja, renda básica vem do leite, da produção de grãos em pequena escala. Ex: feijão, milho, mandioca, frango, porco, horta etc. na parte da cultura as igrejas católica, evangélicas, esporte nas comunidades. Tem times de futebol que participam entre glebas, as festas da comunidade como festa junina. Na implantação do assentamento surgiram alguns problemas como a liberação das casas para o beneficiário que era da responsabilidade do INCRA e não foi possível devido os desvios de recursos, aonde entre a operação teles, descobrindo mais coisas como venda de lotes onde envolveram algumas lideranças, funcionários do INCRA e políticos locais. Com isso o assentamento sofre algumas conseqüências temos famílias que até hoje não receberam suas casas. O pronaf que é o primeiro financiamento após sete anos que começa a surgir atingindo muitas famílias, teve também problemas na rede de água. Na abertura de estrada, e a energia que é projeto luz para todos e ainda há famílias que não foi beneficiada com esse programa, apesar dos problemas obtiveram boas conquista por ex: posto de saúde com odontologia, técnico de enfermagem, que atende no assentamento, agentes de saúde que moram e atende no assentamento, também temos ambulância e médico duas vezes por semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (668.6 Kb)   docx (668.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com