TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POSSÍVEIS APLICAÇÕES DA SEMÂNTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  22/3/2020  •  Ensaio  •  5.173 Palavras (21 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 21

AS POSSÍVEIS APLICAÇÕES DA SEMÂNTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

 Alícia Lima Pascoal
André Felipe Gomes
José Danilo Andrade da Silva
Késsia Kelle Flor de Lima
Lívia Henrique de Oliveira
Vanessa Santos da Silva

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar possibilidades de ensino da semântica na sala de aula. Tendo em vista que na disciplina de Língua Portuguesa há um enfoque na gramática e muitas vezes não abarca a sua relação com o sentido e significado, discutimos sobre a semântica ser de extrema importância para a compreensão dos discursos ao nosso redor e sobretudo, a visão de mundo dos discentes. De abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos, como fundamentação teórica, utilizamos autores como Márcia Cançado (2008) para fundamentar alguns conceitos básicos da Semântica, considerando o falante – e os fatores extralinguísticos – e  contexto na análise semântica; os estudos de Saussure (1996; 2012) que aborda o estudo do estruturalismo; Frege (1978) que em seus estudos, considera o processo da soma dos sentidos através dos seus contextos e funções; Souza & Ferraz (2013) para embasar a questão do ensino de Semântica em sala de aula considerando a heterogeneidade linguística, as situações de uso da língua, contexto, lugar de fala, dentre outros; e Ângela Kleiman (2004) com as teorias do letramento e ensino. Os resultados esperados são contribuições na sala de aula no que tange questões semânticas buscando sempre considerar os conhecimentos dos alunos em relação aos sentidos atribuídos pelos discentes.

INTRODUÇÃO

A necessidade dos estudos da significação das palavras que fazem parte da nossa língua materna, faz-se presente em nossa realidade escolar, devido ao fato que no ensino de Língua Portuguesa, as atenções são voltadas para a compreensão da Gramática, muitas vezes deixando de lado a Semântica, e mesmo abordando-a, é de maneira superficial. Entretanto tal medida é imprudente, devido à importância do estudo da significação das palavras para compreender os discursos ao nosso redor, ampliando assim, a visão de mundo dos discentes. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000), a língua é responsável por estabelecer significações e integração com a organização do mundo e formação do próprio ser.

  Visto isso, o presente artigo possui como objetivo apresentar possibilidades de ensino da Semântica na sala de aula, em especial no Ensino Médio, uma vez que o ensino da disciplina de Língua Portuguesa carece maior atenção aos estudos dos significados das palavras e dos enunciados, devido o desejo de formar os estudantes em cidadãos conscientes dos seus próprios discursos, assim como, aptos para analisar os discursos veiculados nas mídias digitais.

Para embasar a pesquisa, utilizamos os teóricos: Márcia Cançado (2008) para fundamentar alguns conceitos básicos da Semântica, considerando o falante – e os fatores extralinguísticos – e  contexto na análise semântica; os estudos de Saussure (1996; 2012) que aborda o estudo do estruturalismo e concebendo à língua uma natureza racional, atribuindo ao pensamento regras de classificação, divisão e segmentação; Frege (1978) em seus estudos, considera o processo da soma dos sentidos através dos seus contextos e funções; Souza & Ferraz (2013) para embasar a questão do ensino de Semântica em sala de aula considerando a heterogeneidade linguística, as situações de uso da língua, contexto, lugar de fala, dentre outros; e Ângela Kleiman (2004) com as teorias do letramento e ensino.

O referente artigo está organizado da seguinte maneira: incialmente é abordado alguns conceitos básicos da Semântica através dos estudos de Márcia Cançado (2008); em seguida é abordado os conceitos de sentido e referência, como também, as possibilidades de aplicação da polissemia no ensino; após essa temática, é apresentada como as relações interpessoais podem influenciar nas significações atribuídas nas palavras e sentenças, apresentando assim, contribuições para o ensino; em seguida, é apresentada como o Letramento é visto através da Semântica, e como pode contribuir nos estudos dos significados na sala de aula.

  1. CONCEITOS BÁSICOS DA SEMÂNTICA


           O nosso objetivo nessa seção é apresentar alguns conceitos básicos para o ramo da Semântica, especialmente estudada por Márcia Cançado (2008), facilitando assim, a compreensão das temáticas apresentadas posteriormente. Desse modo, a Semântica é considerada a ciência que investiga o significado das sentenças, isto é, busca aprofundar-se no estudo acerca das manifestações do sentido das palavras e dos enunciados.

Devido à multiplicidade dos sentidos nos quais a Semântica investiga, de acordo com Márcia Cançado (2008), é necessário o auxílio de outras ciências para comtemplar aspectos que a tal ciência não consegue:

Isso se deve ao fato de que a Semântica não pode ser estudada somente como a interpretação de um sistema abstrato, mas também tem que ser estudada como um sistema que interage com outros sistemas, no processo da comunicação e expressão dos pensamentos humanos. (CANÇADO, 2008, p. 19)

             
           
Dessa maneira, há circunstâncias no enunciado que o sistema linguístico não será suficiente para abarcar as investigações referidas ao sentido, recorrendo assim, aos sistemas extralinguísticos através de gestos, expressões faciais e entre outros que modificam o significado da sentença. Temos o exemplo da frase:

  1. – Imagina ter uma bela casa na praia, com um carro do ano na garagem e muito dinheiro para aproveitar a vida!?
  2. – Ah... Que vida ruim! (respondeu o interlocutor com expressão e entonação referindo que: seria um estilo de vida agradável e gostaria de tê-la)

Segundo Cançado (2008) não é apenas o sistema linguístico, referente a gramática, que nos permite compreender essa sentença de acordo com o que o falante B quis dizer, pois de acordo com os fatores intrínsecos à língua, a possível interpretação seria que: o indivíduo B considera desagradável o estilo de vida descrito pelo falante A. Contudo, considerando os recursos extralinguísticos, a interpretação é totalmente ao contrário: pois o estilo de vida descrevido pelo individuo A, seria um padrão social almejado pelo o indivíduo B e socialmente construída pela sociedade, na qual busca sempre conforto e status.

No que diz respeito ao sentido e significado, segundo Cançado (2008), esses ambos conceitos não são sinônimos, pois eles correspondem a aspectos distintos, visto que o significado está relacionado ao sistema linguístico, no qual está imposto cognitivamente aos falantes de determinada língua natural. Já o sentido está vinculado ao individual, podendo haver variação de compreensão entre os falantes, desse modo, há uma linha gradativa entre significado e sentido, já que para se alcançar o sentido primeiramente é necessário passar pelo significado, a fim de obter uma interpretação possível para uma sentença ou palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com