TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS

Por:   •  12/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NAS RESIDÊNCIAS[1]

Reginaldo Erisson Menezes de Carvalho[2]

Francisco Lázaro Alves Gama Junior[3]

RESUMO: A água é um recurso natural indispensável para a manutenção da vida na terra e sua disponibilidade ideal para o consumo humano é limitada. Os reservatórios que comportam a água na terra foram e continuam sendo bastante afetados pelas atividades humanas na extração de recursos da natureza para sua sobrevivência, e o uso da água pelo homem só cresce devido ao crescimento populacional e devido às atividades modernas nos meios de produção. Além do mais, o uso da água pelo homem é feito de forma insustentável e com muitos desperdícios, o que tem favorecido a redução do nível de água em muitos reservatórios. Esses fatores geraram a necessidade de preservação e do uso sustentável da água entre os homens com o objetivo de evitar a sua escassez no futuro. O reaproveitamento de água nas residências é uma importante forma de combater os desperdícios de água e de preservá-la de forma sustentável. Sua aplicação é viável devido a facilidade de aquisição dos componentes e ao baixo custo destes, e a fácil instalação. A eficiência desses equipamentos é comprovada e seus resultados são positivos e favoráveis ao meio ambiente. Diante desse tema, alternativas como reaproveitar água nas residências para reutilizá-la é muito importante para se alcançar o objetivo de um futuro com menos impactos ambientais, e garantia de recursos naturais disponíveis para atender as necessidades futuras das pessoas.

Palavras-chave: Reaproveitamento de água. Recurso natural. Sustentável. Meio ambiente.

INTRODUÇÃO

A água é o recurso natural mais importante para a manutenção da vida na terra e pode se esgotar no futuro próximo se continuar sendo utilizada de forma insustentável e negligente pelo homem. As fontes que comportam esse recurso são limitadas pelas condições naturais do planeta, apenas 25% da água disponível na terra é doce e pode ser consumida pelo homem, e desse percentual, menos da metade encontra-se acessível para ser retirada e distribuída para ser então utilizada. E também a população da terra aumentou nos últimos anos e continua crescendo, contribuindo para uma maior demanda de água para atender as necessidades das pessoas.

Consequentemente, esse crescente uso da água nas atividades humanas gera outros fatores preocupantes como os desperdícios, maior extração do volume de água das fontes para abastecer as populações e uma tendência maior do esgotamento das respectivas fontes, podendo provocar escassez futuramente. Diante disso tudo, a humanidade não tem consciência desse problema que pode afetar toda humanidade no futuro com a escassez de água, e também não têm cooperado de forma coletiva com o uso racional deste importante recurso.

A preservação dos recursos hídricos e a redução dos desperdícios da água nas atividades humanas é importante para a sua manutenção afim de evitar sua escassez, garantindo sua existência favorável para atender as necessidades vitais das pessoas no futuro. Para isso, Métodos e recursos foram desenvolvidos para facilitar o reaproveitamento da água nas residências com a finalidade de reduzir os desperdícios e, consequentemente, reutilizar a água que é jogada no esgoto em outras atividades onde isso é viável. Dessa forma o meio ambiente é preservado, a água tem o seu potencial de utilização maior e acaba sendo economizada, preservando os recursos hídricos.

O crescente uso da água tem feito do sistema de reuso uma necessidade crucial para a humanidade. Sua eficiência garante a continuidade sustentável do abastecimento de água sem que ela venha se esgotar futuramente. Essa Prática deve ser considerada parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional da água, o qual inclui também, o controle de perdas, redução do consumo de água e a minimização da geração de efluentes.

O papel das pessoas nesse contexto é importante para reverter os danos que os recursos naturais têm sofrido. E com relação a água, é importante a cooperação coletiva das famílias em seus lares, pois, em casa, é possível realizar essa função de forma prática e eficiente. Dessa forma, uma grande contribuição é somada a essa luta contra os desperdícios de água e a sua preservação.

Este trabalho tem como objetivo identificar métodos e mecanismos utilizados em residências e que são construídos manualmente com a finalidade de captar, processar e reutilizar a água em outras atividades. E também mostrar a eficácia desse processo destacando sua contribuição positiva na preservação do meio ambiente e na economia do uso da água nas atividades domésticas, destacando a importância dessa atividade como importante fator na preservação do meio ambiente.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A preservação da água diante da possibilidade de sua escassez

A preservação da água é um tema que tem ganhado espaço nas discussões ambientais em todo o mundo nos últimos anos. Até mesmo os países ricos em água como o Brasil, que detém 12% da água doce do planeta, tem se preocupado com a forma como a água vem sendo utilizada e tem levantado discussões sobre o tema com o propósito de alertar a sociedade acerca da preservação da água que, até alguns anos, era utilizada de forma irresponsável por ser um recurso abundante.

O uso da água nas diversas atividades humanas tem sido realizado de forma insustentável, o que tem proporcionado muitos desperdícios, poluição e esgotamento em muitos aquíferos, rios e lagos. Contudo isso, o negligente uso desse recurso continua, o que provoca preocupações entre as organizações que priorizam a preservação do meio ambiente. Relatórios da ONU apontam: Se os padrões permanecerem, bilhões de pessoas estarão em escassez absoluta de água doce até 2025.

A humanidade condena rios e lagos de forma que estes não têm tempo para se recompor, e também o crescimento populacional da terra requer um maior índice de abastecimento de água para suprir as necessidades vitais das pessoas.   De acordo com Machado (2003, p. 122),

Com o crescimento acelerado da população e o desenvolvimento industrial e tecnológico, essas poucas fontes disponíveis de água doce estão comprometidas ou correndo risco. A poluição dos mananciais, o desmatamento, o assoreamento dos rios, o uso inadequado de irrigação e a impermeabilização do solo, entre tantas outras ações do homem moderno, são responsáveis pela morte e contaminação da água. Atualmente, mais de 1, 3 bilhão de pessoas carecem de água doce no mundo, e o consumo humano de água duplica a cada 25 anos, aproximadamente. Com base nesse cenário, a água doce adquire uma escassez progressiva e um valor cada vez maior, tornando-se um bem econômico propriamente dito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com