TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÃNCIA DA ÁGUA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS.

Por:   •  20/6/2020  •  Ensaio  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO  SUL

JAQUELINE FERREIRA SANTIAGO DOS SANTOS - RGM: 20501129

FERNANDA ALESSANDRA MARTINS – RGM: 20101678

LUCIANA PEREIRA GOULART RIBEIRO – RGM: 19956312

TEMA

A IMPORTÃNCIA DA ÁGUA EM TEMPOS DE PANDEMIA

DO NOVO CORONAVÍRUS.

A Importância da água no combate ao Convid19

A Importância da economia da água em tempos de Pandemia

2020

PLANO DE AULA

TEMA: PLANEJAMENTO DE MAPA CONCEITUAL

PRÁTICAS DE LINGUAGEM E OBJETOS DE CONHECIMENTO

- Produção de Texto

- Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica.

- Estratégias de escrita

- Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.

 

HABILIDADES DA BNCC

EF69LP35/EF69LP36/EF67LP21

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola:

Professor (a):

Disciplina: Português

Série: 6º ano

Turma: A matutino

Período:

Data:

DIFICULDADES ANTECIPADAS

Sintetizar/resumir informações. Usar recursos visuais para produzir sentidos.

ATIVIDADES

Atividade 1: Formação de grupos de três alunos, para a produção de Mapa conceitual com base no Tema: Águas Subterrâneas.

Atividade 2:  Exibição de slides em sala, diálogo em sala de aula, com ideias pesquisadas pelos alunos, sobre o tema.

Atividade 3: Trabalho em grupo para a produção do Mapa Conceitual.

Atividade 4: Análise do texto “Águas Subterrâneas”, identificando os Substantivos e os Verbos.

 Fonte Adaptada: BRASIL. Águas subterrâneas. Programa de Águas Subterrâneas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2001. Disponível em: . Acesso em: 3 dez. 2018. 

INTRODUÇÃO

MAPA CONCEITUAL

Condições de Produção

Estrutura composicional

Tempo Sugerido: 8 minutos

 Orientações:

  • Procure fazer com que os alunos relembrem quais são as condições de produção de um Mapa conceitual. Por exemplo, podem ser feitas perguntas sobre quem normalmente o produz e com que intuito. É importante que os alunos apresentem respostas, mas você pode conduzi-los à constatação de que Mapas conceituais podem ser produzidos por estudantes para organizar, esquematizar e sintetizar informações do conteúdo de aprendizagem. Assim, o Mapa conceitual pode ser produzido pelo próprio aluno pensando nele mesmo como destinatário. Quando produzido pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos com base na leitura de texto anterior e, quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada. Estes questionamentos podem ser feitos de forma oral na sala, com discussões no grupo. Na aula 1 desta Sequência de Atividades, você encontra mais informações sobre abordagem das condições de produção do mapa.
  • Procure fazer com que os alunos relembrem, também, a estrutura composicional do Mapa conceitual. Aspectos desta composição são as cores utilizadas nos mapas, as posições dos conceitos (partindo de hiperônimos para hipônimos), as imagens e as linhas, formato dos blocos, a quantidade de informações e o assunto. Na aula 2 desta Sequência de atividades, você encontra mais informações sobre abordagem da estrutura composicional do mapa.

DESENVOLVIMENTO

[pic 1]

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o Mapa conceitual Por dentro do céu aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão. Esta apresentação é importante para servir de exemplo de composição do Mapa conceitual. Com o mapa da sequência, eles têm acesso a duas formas diferentes de organização. Assim, o processo de produção poderá se tornar mais fácil, já que os estudantes possuem parâmetros como ponto de partida.

 

DESENVOLVIMENTO

[pic 2]

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o Mapa conceitual Ciclo da água aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão.
  • Pergunte aos alunos o que eles acharam sobre os dois mapas em relação à estrutura composicional. Espera-se que eles digam que os mapas são diferentes, o mapa Por dentro do céu tem cores e uma estrutura hierárquica, enquanto o mapa Ciclo da água possui apenas uma cor, que lembra a água, e sua estrutura lembra um ciclo. Também espera-se que eles constatem que os mapas são de assuntos diferentes, apesar de ter sido produzidos pela mesma autora. É importante possibilitar que os alunos cheguem a estas conclusões, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem. No entanto, se este processo demorar um pouco, você pode ajudá-los a chegar a estas constatações por meio de perguntas como: As cores nos mapas são iguais? O que elas lembram e o que isso tem a ver com o assunto? O que as flechas indicam sobre os mapas? Ambos os mapas possuem o mesmo tipo de estrutura?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (315.5 Kb)   docx (241.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com