TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia da Leitura nas Series Iniciais

Por:   •  26/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  10.007 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

EDNALDA DE OLIVEIRA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS

ESCOLARES

FORTALEZA-CE

2016

EDNALDA DE OLIVEIRA SANTOS

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Pré-Projeto de pesquisa apresentado  à disciplina TCC I como requisito parcial para obtenção da aprovação semestral no Curso de LETRAS pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

                                                                         Professor (a) Orientador (a): JOSE ARNALDO GUIMARAES FILHO

FORTALEZA-CE

2016

TEMA

A importância da Leitura nos Anos Iniciais Escolares

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias aplicadas pelo professor no desenvolvimento da leitura nas séries iniciais no 1º e 2º anos na escola da rede municipal no município de Amontada – CE. As observações serão feitas na Escola de Ensino Básico Cenira Ribeiro Henrique situada na Rua Lindolfo Praxedes nº 290.  

PROBLEMA DE PESQUISA

Como as atividades promovidas pelos educadores servem como incentivo para o desenvolvimento da pratica da leitura?

Até que ponto a escola e a família estimulam o processo de aquisição de leitura nas crianças.

Será que os recursos teóricos disponíveis são suficientes para atingir os objetivos de alfabetização dos alunos dentro das metas estabelecidas.

HIPOTESES

Métodos utilizados para estimular as crianças com dificuldade em leitura e escrita.

Como a interação através de jogos, brincadeiras e atividades criativas conseguem vencer os obstáculos de desenvolvimento da leitura.

OBJETIVOS

Geral

Colaborar no processo de alfabetização dos alunos de 1º e 2 º anos da Escola de Educação Básica Cenira Ribeiro Henrique, desenvolvendo estratégias de leituras criativas aliada a projetos de estimulo a leitura.

Específicos

Identificar as causas que podem ser corrigidas para melhorar o hábito de leitura nas series iniciais.

Analisar o processo de aprendizagem através de questões relevantes como o da pratica das rodas de leitura.

Compreender e demonstrar a importância da pratica da leitura na ampliação dos conhecimentos.

Criar uma nova mentalidade nos alunos que fazem uso da tecnologia através de novos horizontes de pesquisas.

JUSTIFICATIVA

O projeto apresentado foi feito através da observação dos alunos de 1ª e 2ª anos do ensino fundamental na Escola de Educação Básica Cenira Ribeiro Henrique, procurei no desenvolvimento do mesmo analisar métodos criativos que obtiveram resultados satisfatórios nos índices de alfabetização da escola na qual leciono atualmente, observei também o constante empenho do grupo escolar nas atividades de práticas de leitura com os alunos usando o compartilhamento entre eles nas rodas de leitura, as metodologias utilizadas são diferenciadas para que assim o processo de interação e desenvolvimento do aprendizado dos alunos sirvam de incentivo não apenas com o intuito de realizar as tarefas, mas de forma que as leituras realizadas não se tornem cansativas. Desse modo davam liberdade e autonomia para que seus alunos escolhessem as leituras de que mais lhes agradassem.

A socialização que se tenta construir entre alunos e livros é uma constante batalha devido a carência de materiais didáticos disponíveis para o processo de leitura na escola.

Entretanto, esta socialização em que a leitura constrói dentro dos espaços sociais, tais como na escola, é que os sujeitos fortalecem vínculos necessários a superação das relações, e ancoradas na promoção do sujeito transformador do outro somente com o outro, de acordo com Freire (2000, p. 33):

                                                                                                                                                   

[pic 1]

        

METODOLOGIA

O presente foi feito na Escola de Educação Básica Cenira Ribeiro Henrique localizada na Rua Lindolfo Praxedes, nº 290, pela professora com seus 20 (vinte) alunos por sala do 1ª e 2ª ano.

Após a leitura de vários textos literários direcionados para a pratica educacional em sala de aula, envolvendo atividades no dia a dia do professor.

O Educador é um mediador entre leitura e escrita no processo de desenvolvimento do aprendizado do aluno através de incentivos diários.

O objetivo desde trabalho é compreender como são aplicadas as estratégias de leitura em sala de aula através da investigação na Escola de Ensino Fundamental I, além da observação dos métodos de aplicação do ensino da leitura praticados pelos professores e se os alunos correspondem as expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com