TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Daniela Ribeiro de Oliveira Pereira

Prof. Orientador: Claudine de Lima Nunes Cordeiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em pedagógia (|1375) – Estágio II

07/11/2018

RESUMO

O presente Paper de Estágio tem como tema: A Importância da Leitura nas Séries inicias do Ensino Fundamental. Este tema foi escolhido como objetivo de pesquisa deste trabalho, por julgar que está é uma questão pertinente ao espaço escolar, mas, também em toda a vida social, pois as suas relações passam através da linguagem oral e, principalmente, a escrita, uma prática que vai além dos muros da escola. Este trabalho tem como objetivo: Compreender a importância da leitura no ensino aprendizagem; Ressaltar o papel do professor diante da prática da leitura em sala de aula; Verifica a contribuição da leitura no desenvolvimento cognitivo e social do aluno. A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presente em placas, letreiros, propaganda de TV, embalagens, marcas e todos os objetos constantes no seu dia-a-dia). O professor deve dar continuidade ao conhecimento de mundo que o aluno traz consigo, tornando assim a leitura prazerosa, aquela que estimula o aluno, que aguça sua curiosidade, sensibilizando-o de alguma maneira.

Palavras-chave: Leitura, escola, processo de ensino aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de Estágio de Regência do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Disciplina Estágio Obrigatório II. Tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio. Em que será discutido o tema: A importância da leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

A leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo, é pela leitura que podemos ler o nosso mundo. Ler o mundo nos envolve como pessoas que pertencem e agem em seus contextos de vida.

Vivemos em um mundo bombardeado de informações. Não é preciso recorrer a dados estatísticos para perceber que as informações nos chegam a todo momento, de todo lugar, em um ritmo crescente. É a televisão com mais de uma centena de canais disponível 24 horas todos os dias. É o telefone celular e outros aparelhos móveis com seus mil e um dispositivo que fazem deles um instrumento multiuso de comunicação e informação. É o computador com correio eletrônico, os vídeos, as salas de bate-papos. Tudo isso disponível e de fácil acesso.

Diante desta propagação tecnológica, a leitura foi perdendo muito espaço ao longo dos anos. Poucas pessoas gostam de ler ou faz disso um prazer em suas vidas. O ato de ler é soberano. Implica desvendar e conhecer o mundo. É pela leitura que desenvolvemos o processo de atribuir sentido a tudo o que nos rodeia: lemos um gesto, placas, letreiros, embalagens, uma obra de arte e todos os objetos constantes no nosso dia-a-dia.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

Investir na formação de leitores implica compreender a leitura como um processo de construção de sentidos.Para tanto, é fundamental oferecer aos alunos textos autênticos, que circulam em diferentes esferas,literário, jornalísticos, de divulgação científica, publicitária e cotidiana, e que representam a variedade de gêneros textuais própria de uma sociedade letrada como a nossa.

 Souza (1997) afirma que leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade. Por isso, ao ensina- lá, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.

     Sendo uma habilidade humana, a leitura tem existência histórica, pois se associa a adoção do alfabeto como forma de comunicação e à aceitação da escola como instituição responsável pela aprendizagem.

       A leitura constitui elemento fundamental na estruturação do ensino brasileiro porque forma sua base: está no começo da aprendizagem e conduz ás outras etapas do conhecimento.

      É importante que a leitura se constitua como uma prática social de diferentes funções, pelas quais estudantes podem perceber que precisam ler não somente para compreender, mas também para se comunicarem, adquirir conhecimentos, ampliar os horizontes em relação ao mundo e as questões inerentes ao seu bem estar social. Configura-se, então, como uma necessidade básica na vida de cada uma que pode ser produtiva para enriquecer as relações interpessoais dentro do seu grupo ou até mesmo no mercado de trabalho.

Nesse sentido, é significativa a observação de Lourenço Filho (1897-1970), no prefácio dirigido aos professores colocado no primeiro volume da série Pedrinho, destinada ao ensino primário:

  Ler por ler nada significa. A leitura é um meio, um instrumento, e

 Nenhum instrumento vale por si só, mas pelo bom emprego que dele

Cheguemos a fazer. O que mais importa na fase de transição, a que

este livro se destina, são os hábitos que as crianças possam tomar em

 face do texto escrito.

Fazer da leitura algo constante no ambiente escolar, levando o aluno a ter contato com variadas obras auxilia o desempenho destes em relação a diversas atividades futuras. O ato de ler precisa levar a criança à compreensão do assunto lido e não simplesmente repetição de informações, para que assim, criticamente, possa se dar a construção do conhecimento e a produção de qualquer outro texto.

                                          (...) entendemos que o ensino de leitura deve ir além do ato monótono que é aplicado em muitas escolas, de forma mecânica e muitas vezes descontextualizado, mas um processo que deve contribuir para a formação de pessoas críticas e conscientes, capazes de interpretar a realidade, bem como participar ativamente da sociedade. (OLIVEIRA E QUEIROZ, 2009, p.2) 

Os professores têm em suas mãos uma preciosa ferramenta que pode possibilitar o desenvolvimento intelectual e pessoal de seus alunos. Mas é preciso dar condições para que esse aluno desenvolva hábitos de leitura espontânea, pelo simples prazer da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com