TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS.

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR II

IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS.

MANAUS – AMAZONAS 2016

IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS.

Pré-Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina Projeto Integrador lI.

MANAUS – AMAZONAS 2016

Justificativa: É indispensável garantir o sucesso dos alunos no que se refere á aprendizagem da leitura e escrita, pois o fracasso nessas áreas dificulta que avancem certamente em relação ás demais áreas. Antunes (2009) explica que “não deveria parecer estranho que a escola destinasse grande parte de seus horários à leitura”.

Para a autora, a escola é lugar de leitura, tal como a igreja é lugar de oração, e o estádio ao jogo. Reforça ainda que o “que deveria parecer estranho é que a escola não priorize a leitura, que não seja ela a assumir a promoção do gosto pelos livros, pela informação escrita, pela produção literária”.

Com base nas sugestões dos PCN (1997), o trabalho com a oralidade pode ser realizados por meio de atividades que permitam aos alunos tanto ouvir quanto falar, justificando-se assim a importância da interligação entre oralidade e escrita como forma de real de organização social. Essas sugestões de práticas orais e escritas devem ser organizadas de maneiras atraentes para facilitar a participação do aluno.

Assim, a proposta deste estudo é fazer uma análise sobre a leitura enquanto fator de grande importância para construção do conhecimento, dando ênfase aos primeiros anos de escolarização.

O interesse por este campo de estudo se deu a partir das leituras propostas em âmbito acadêmico, que despertaram para necessidade de uma discursão mais aprofundada acerca do tema.

Vale ressaltar a relevância acadêmica deste estudo haja vista, que a pesquisa é fundamental para o processo de formação dos pedagogos, assim como dos demais profissionais, buscando-se assim fomentar o processo de leitura também  nos autores deste projeto. Além de relevância social que diz respeito à promoção de uma prática que desenvolvem a capacidade de ler.

Com intuito de realizar este estudo, será utilizada a linha de pesquisa bibliográfica para que assim, possa ser feita uma análise dos autores mais renomados que abordem este tema e para que se alcancem os objetivos traçados.

fundamental, o que se percebe é que neste estágio muitas crianças apesar de alfabetizadas, não conseguem desenvolver a capacidade de interpretar um texto, de entender a partir da leitura o que o texto pretende abordar.

O que se busca com este estudo é proporcionar uma reflexão acerca da importância de incentivar a leitura para o processo de construção do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental, considerando que esta etapa do aprendizado serve de base para todo o processo de ensino dos indivíduos e para seu desenvolvimento social.

Objetivo Geral: Refletir sobre a importância de incentivar a leitura para o processo de construção do conhecimento.

Objetivos Específicos:

  • Despertar na criança o prazer pela leitura.
  • Valorizar o ato de ler como aquisição de conhecimentos.
  • Promover o hábito da leitura no espaço escolar.
  • Mostrar a leitura como prioridade aos alunos em sua formação crítica.
  • Enriquecer o vocabulário dos alunos.
  • Contribuir para o conhecimento de novas culturas.
  • Identificar as dificuldades apresentadas na leitura pelas crianças.
  • Reconhecer a leitura como ato indispensável na formação do aluno como cidadão.

Metodologia: Visando atender aos objetivos propostos a metodologia adotada será a análise bibliográfica proposta, que na primeira etapa consiste na coleta de dados através de pesquisa dos referenciais de teóricos que abordem o tema escolhido, para o fim de promover uma reflexão sobre o tema e por fim a elaboração do artigo científico,

A pesquisa bibliográfica foi escolhida como método por proporcionar a possibilidade de confrontar a opiniões de diferentes autores e fundamentar os resultados obtidos pela equipe durante o processo de análise dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com