TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Aplicação da Leitura na Séries Iniciais Para Desenvolvimento Cognitivo da Criança

Por:   •  20/2/2023  •  Artigo  •  4.931 Palavras (20 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

CURSO DE PEDAGOGIA

ELAINE PAIVA ANÁLIO

A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

LAGES – SC

2022

ELAINE PAIVA ANÁLIO

A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

Trabalho de conclusão de curso apresentado     ao Centro Universitário UNIFACVEST como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Pedagogia.

Aluno: Elaine Paiva Análio

Orientadora: Prof.ª Natalia Rovaris

Lages, SC, ___ /___ / 2022. Nota           

[pic 1]

Orientadora: Prof.ª Natalia Rovaris

[pic 2]

Nome do Coordenador (coordenador do curso de graduação, nome e assinatura)

A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

Elaine Paiva Análio

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIFACVEST. Email: elaineanalio78@gmail.com

Orientadora Prof.ª Natalia Rovaris

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a importância da aplicação da leitura no início dos anos escolares da criança como base para um bom desenvolvimento cognitivo, preparando o indivíduo para interpretar não somente palavras, mas o mundo que se apresenta ao seu redor. Para tanto, a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, uma retenção de obras de autores consignados e referenciados nesse estudo, os quais validam de forma técnica a interpretação sobre o assunto. Diante as citações apresentadas surge o problema de pesquisa, buscando expor a importância da leitura nas séries inicias, revelando então o desenvolvimento cognitivo de cada criança. Logo, estas estratégias que auxiliam o desenvolvimento e aperfeiçoamento da leitura e que são de suma importância nesse processo, sendo, o professor peça fundamental para que esse processo de aprendizagem aconteça com sucesso, proporcionando momentos de leitura significativa, incentivando a formação de um leitor crítico e reflexivo, podem ser consideradas como resultados alcançados com o estudo. Como complemento desses resultados obtidos, revela-se que para a realidade atual em relação à leitura em nosso país seja transformada é preciso antes transformar a mentalidade dos educandos, deve-se proporcionar assim a formação, preparação e capacitação profissional, e então atender as necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Leitura; Desenvolvimento; Aluno; Estratégias.

ABSTRACT

This work aims to show the importance of applying reading at the beginning of the child's school years as a basis for a good cognitive development, preparing the individual to interpret not only words, but the world around him. Therefore, the methodology used is bibliographical research, a retention of works by authors assigned and referenced in this study, which technically validate the interpretation on the subject. In view of the quotes presented, the research problem arises, seeking to expose the importance of reading in the early grades, thus revealing the cognitive development of each child. Therefore, these strategies that help the development and improvement of reading and that are of paramount importance in this process, being the teacher a fundamental part for this learning process to happen successfully, providing moments of meaningful reading, encouraging the formation of a critical reader and reflective, can be considered as results achieved with the study. As a complement to these results obtained, it is revealed that for the current reality in relation to reading in our country to be transformed, it is first necessary to transform the mentality of the students, thus providing training, preparation and professional qualification, and then meeting the needs from the students.



Keywords: Reading; Development; Student; Strategies.

1 INTRODUÇÃO

Vários motivos permearam a elaboração do presente trabalho e são de naturezas diversas. Resulta da minha certeza, da grande importância da competência leitora para o desenvolvimento global do homem, nos aspectos cognitivo e social. Num mundo atual, em que textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar de forma atuante e crítica da vida social.

Logo, a ausência da prática de leitura e escrita em todos os níveis de ensino representa um problema que afligem muitos professores e que coloca o aluno como centro de todo o processo de aprendizagem.

Inúmeras vezes, o professor leva ao aluno à prática do aprendizado da leitura e escrita, inserindo textos que ocultamente terminam por pretenderem desenvolver somente atividades gramaticais, como procurar artigos, substantivos, adjetivos e demais termos gramaticais, enfim, uma leitura desprovida do estudo do significado enfatizando na escrita o exagero em cópias, como forma de melhorar e sanar o processo de dificuldade na escrita.

Para tanto, adota-se para esta pesquisa o tema de “A importância da aplicabilidade da leitura nas séries iniciais para o desenvolvimento cognitivo da criança”. Assim, revela-se o intuito de apresentar a importância da leitura no cotidiano educacional das crianças.

Como objetivo geral da pesquisa, pretende-se determinar a importância da aquisição e da aplicabilidade do ensino de leitura nas séries iniciais, obtendo o desenvolvimento cognitivo da criança, enfatizando o papel do professor como mediador desse processo. 

Portanto, toma-se como objetivos específicos:

  • Analisar a importância da realização de leituras dirigidas como instrumento de desenvolvimento na formação de leitores;
  • Pesquisar o desenvolvimento e a aplicação das estratégias de leitura para ampliar a compreensão leitora dos alunos;
  • Caracterizar atitudes para realização da leitura dos livros estipulados;
  • Avaliar o grau de importância que os profissionais de educação atribuem à prática da leitura.

A leitura como sequência à alfabetização impõe outras condições para o ler e o escrever de seus alunos. Trata-se da justificativa que visa despertar uma atenção especial para a qualidade do ensino de nossas escolas que ensina o aluno a ler, mas não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência que não se limita tão somente à leitura de palavras. Pode-se afirmar que não há como mencionar a alfabetização, excluído o conceito do letramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com