TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguística Textual

Por:   •  7/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Linguística Textual

  • Conceito

Linguistica Textual é a parte da linguística que tem como ponto de estudo o texto. A contribuição do seu estudo é em prol do melhoramento do conhecimento da realização da produção textual e de seu sentido (KOCH, 2015).

  • Linha de estudo

Observa-se que o texto é foco de estudo desta área da linguística, dando importância a fatores e critérios de textualidade contidos na manifestação linguística (ROCHA; SILVA, 2017). Além disso, Koch (2004, p.11, apud ROCHA; SILVA, 2017, p.27) ressalta que a Linguística Textual tem como objeto particular de estudo não mais só palavras ou frases isoladas, mas sim o texto, sendo visto como a unidade básica de manifestação da linguagem, dado que o homem tem sua comunicação através de textos e que existem variados fenômenos linguísticos que só podem ser explicados no interior do texto. É importante frisar que o texto é muito mais que a soma das frases e palavras que o compõem. A diferença entre frase e texto não é meramente de ordem quantitativa, e sim, de ordem qualitativa.

Seus estudos envolvem temáticas como análise de coesão (referencia, substituição, elisão, conjunção e coesão lexical) e analise de coerência (domínio linguístico, domínio pragmático e domínio extralinguístico) (JUNIOR et al., 2015), além de conceitos de texto, contexto, intertextualidade e a construção dos sentidos no texto; Organização textual; e Leitura e análise de diversos gêneros que circulam no meio social.

  • Principais autores

A Linguística Textual começou a desenvolver-se na década de 60 através de autores como Roland Harweg, Harald Weinrich, Wunderlich, Siegfried J. Schmidt, Elisabeth Gülich, Beaugrande & Dressler e também no Brasil (AGUIAR, 2016). Porém, os principais autores foram: Harweg, Schmidt e Beaugrande & Dressler.

Roland Harweg é um linguista alemão, nascido em 20 de agosto de 1934 em Dortmund. Ele foi um dos percussores da linguística textual, para Haeweg o texto era considerado “uma sucessão de unidades lingüísticas constituída    por    uma cadeia de pronominalização ininterruptas” (BARREIROS, 2002).

Siegfried Johannes Schmidt é um cientista da comunicação e filósofo alemão, onde teve seu nascimento em 28 de outubro de 1940 em Jülich, é considerado um representante do construtivismo. Para ele o texto refere-se a qualquer expressão de um conjunto linguístico em um ato mais global de comunicação. Schmidt considera a textualidade um modo de toda e qualquer comunicação transmitida por sinais, inclusive os linguísticos (AGUIAR, 2016).

Por fim, Beaugrande & Dressler. Robert de Beaugrande foi um linguista que teve seu nascimento 4 de março de 1946, Missoula, Montana, EUA, faleceu em 6 de junho de 2008. Já Wolfgang U. Dressler é um poliglota e professor austríaco de linguística, nascido em 22 de dezembro de 1939. Os dois autores conceituam texto como uma ocorrência comunicativa, apresentando sete padrões de textualidade, os centrados em coesão e coerência, e os centrados no usuário (FAVERO, 1985).

  • Referencias

AGUIAR. C. M. Linguística Textual. Linguística e Fonoaudiologia – UFRN. 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 de março de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (454.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com