TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO NA LINGUA INGLESA

Por:   •  17/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  11.947 Palavras (48 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 48

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Centro de Ciências Humanas e da Comunicação

Curso de Letras – Habilitação Português/Inglês

Prática de Ensino em Língua Inglesa

GABRIELA GONÇALVES DOS SANTOS

PROJETOS E RELATÓRIOS DOS ESTÁGIOS

SUPERVISIONADOS EM LÍNGUA INGLESA

ITAJAÍ SC

2005

GABRIELA GONÇALVES DOS SANTOS

PROJETOS E RELATÓRIOS DOS ESTÁGIOS

SUPERVISIONADOS EM LÍNGUA INGLESA

Projetos e Relatórios dos Estágios Supervisionados em Língua inglesa apresentados à disciplina de Prática de Ensino do Curso de Letras da Universidade do Vale do Itajaí

Orientador: Profª. Rose Anemarie Lucas Leite.

ITAJAÍ SC

2005

APRESENTAÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa, realizado pelos acadêmicos do Curso de Letras desenvolveu-se de forma diferenciada, através de oficinas compostas por grupos de quatro estagiários. A diferença entre o estágio do 6º período (Ensino Fundamental) em relação ao do 7º período (Ensino Médio) foram às escolas conveniadas e os horários estabelecidos.

No 6o período, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil “PETI” e a Coordenação do Curso de Letras formaram uma parceria. A partir desta parceria as oficinas foram realizadas no horário normal das aulas, com alunos das escolas, que na sua maioria apresentam baixo rendimento escolar. Tais oficinas tinham como tema em comum a “Motivação”.

Foi indicado para a prática das oficinas do Ensino Fundamental o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil “PETI”, localizada Na Avenida Areião SN, no município de Canelinha/SC.

        Já no 7º período, a parceria foi estabelecida entre a Coordenação do Curso de Letras e Lar Parque Dom Bosco, onde optou-se pela realização de uma parceria dessas instituições. Dessa forma, o estágio foi feito através de oficinas ministradas no curso profissionalizante de mecânica e informática no período vespertino. As aulas observadas foram realizadas na mesma instituição sendo que os alunos participaram das oficinas que tinham como tema, a motivação. Tal tema foi trabalhado de forma diferenciada, através de atividades lúdicas e motivadoras.

O Estágio Curricular Supervisionado faz parte da grade curricular do curso de Letras da Universidade do Vale do Itajaí, cumprindo determinação legal conforme a Lei 6.494 de 07/12/77, regulamentada pelo Decreto nº 87,497 de 18/08/82, Resolução nº 05/CEPE/88 e Decreto nº 89.476 de 12/03/84.

        Este trabalho apresenta todo o processo desenvolvido durante os estágios do Ensino Fundamental e Médio constituindo-se, ambos, das seguintes partes: Projeto, que está dividido em delimitação do tema, justificativa, problema, objetivos, revisão da literatura, população alvo, procedimentos e cronograma; Relatório que contém os seguintes itens: descrição das atividades desenvolvidas, referências, anexos, apêndices e, por fim, as conclusões e recomendações.

PROJETO I – ENSINO FUNDAMENTAL

SUMÁRIO

1 TEMA        6

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 PROBLEMA        9

5 OBJETIVOS        10

5.1 Objetivo Geral        10

5.2 Objetivos específicos        10

6 REVISÃO DA LITERATURA        11

7 METODOLOGIA        14

7.1 População alvo        14

7.2 Procedimentos        14

8 CRONOGRAMA        15

1. TEMA

        Motivação: O Caminho para Alcançar o Sucesso no Ensino de Língua Inglesa

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

        O uso de estratégias de ensino motivador para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental.

3. JUSTIFICATIVA

        A escola tem o papel fundamental na Educação e na formação do cidadão. Ensinar a Língua Inglesa dentro das escolas e passar a sua importância dentro da sociedade em que vivemos é abrir os olhos dos jovens para a sua necessidade no mercado de trabalho, no qual eles atuarão futuramente.

        A aprendizagem de língua estrangeira faz parte da formação do cidadão e o idioma precisa está a serviço de seu usuário, pois a língua é um veículo de comunicação. A importância da língua inglesa no currículo escolar não se dá somente pelo motivo de ser considerada como a língua universal, mas também por ser o idioma do comércio exterior, o turismo, e do mercado financeiro internacional.

        O ensino de Língua Estrangeira passou a ser obrigatório nas escolas públicas estaduais desde a data de 20 e dezembro de 1996, com a aprovação nº 9.394, que, no seu artigo 26, parágrafo 5º, garante a obrigatoriedade do ensino de pelo menos uma Língua Estrangeira a partir da 5ª série do ensino fundamental, conforme a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases).

        A Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado é normatizada pela Lei 6.494 de 07 de dezembro de 1997, Decretos 87497/82, 84476/84, que dispões sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino Superior e pela Resolução nº 05 – CEPE - de 1988 que aprova as Diretrizes Educacionais e Administrativas para as atividades de Estagio Supervisionado e atividades complementares de ensino – aprendizagem.

         O presente projeto que tem como tema “MOTIVAÇÃO: O caminho para o sucesso na aprendizagem de Língua Inglesa” objetiva colaborar com a melhoria e a valorização do ensino – aprendizagem de língua inglesa no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), situado nas margens da rodovia BR 101, na cidade de Tijucas para alunos em nível de Ensino Fundamental, ensinando a gramática de forma contextualizada e motivadora, despertando o interesse dos alunos pela aprendizagem da Língua Inglesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.9 Kb)   pdf (801.1 Kb)   docx (801 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com