TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PEDAGOGIA NAS LETRAS

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A educação, sem duvida nenhuma, é um tema de grande importância para a vida humana. Foi na Grécia antiga que surgiu às primeiras teorias educacionais, a compreensão de cultura e de lugar ocupado pelo o individuo na sociedade reflete-se no ensino e nas próprias teorias. A História da Educação, não estuda o passado pelo passado, como coisa morta, mas utiliza esse conhecimento do passado como uma “chave” para entender o presente.

O trabalho a seguir mostra de forma sucinta, A construção de conhecimento na antiguidade e sua relação com a felicidade na polis e as mudanças ocorridas na educação em relação com o Humanismo Renascentista ao qual passa a valorizar o individualismo. Destacando também que nossa visão de mundo nasce de um processo dialético no conceito de educação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RESUMO

Por mais que de formação escolar estejam sempre apresentando melhorias, os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo. Nos dias atuais, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão. Porém, acima do julgamento acerca do aspecto positivo ou negativo de tais mudanças, cabe o despertar da consciência acerca do modo como isto poderá nos auxiliar permitindo antever, tanto quanto possível, a educação do futuro. Queremos mostrar que a educação é o principio por meio do qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela vontade consciente e a razão.

O que hoje denominamos cultura não passa de um produto deteriorado. A Paidéia não é para os gregos um "aspecto exterior da vida" e por isto convém nos assegurarmos do seu autêntico sentido. Colocar conhecimentos com força formativa a serviço da educação e formar verdadeiros homens e uma idéia que só podia amadurecer no espírito daquele povo. Os gregos viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente.

A palavra Paidéia aparece só no século V, com Ésquilo em Sete contra Tebas, e tinha o significado de "criação de meninos" adquirindo mais tarde um sentido mais elevado na formação grega, identificado como a aretê, equivalente em "virtude” com expressão do mais alto ideal cavalheiresco unido a uma conduta de cortês e distinta e ao heroísmo guerreiro. Homero atende por aretê as qualidades morais e em geral designa por aretê a força e a destreza dos guerreiros e, acima de tudo o heroísmo. Intimamente ligada a aretê está a honra, pois os gregos preferiam morrer a viver sem honra. Segundo Aristóteles a honra é a expressão natural da medida ainda não consciente do ideal de aretê; o homem homérico do adquire consciência do seu valor pelo reconhecimento da sociedade a que pertence.

A honra é o troféu da aretê e a altivez provem da aretê, não sendo por si mesma um valor moral. A aretê conserva sempre a forma recebida da velha ética aristocrática e neste conceito se fundamenta o caráter aristocrático do ideal de formação dos gregos. Aristóteles apresenta a aretê como uma auto estima elevada á sua maior nobreza e descobre uma das raízes originais do pensamento moral dos gregos.

Na idade Moderna a divisão entre trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza resultaram na cisão dos conteúdos da educação. A idade Média preocupando-se com a salvação da alma individual trata o conhecimento como algo dentro do indivíduo; no século XVI, com o conhecimento por si mesmo mediante experiências privadas e pessoais; e assim a mente foi tomada como algo totalmente individual. Os homens não estavam lutando para se libertar da conexão da natureza e com outros, mas lutando por maior liberdade na natureza e na sociedade. Note- se que na era moderna os homens não descartaram todas as crenças, mas partiram daquilo que era transmitido e investigaram criticamente suas bases e o resultado destas revisões foi uma revolução das concepções de mundo.

2.2 COMPREENSÃO DO TEXTO

Com a leitura que fiz do texto educar para a vida ou para o trabalho? Pude encontrar algumas idéias que acrescentou ao meu conhecimento. De inicio o texto mostra que nos dias atuais o sucesso acadêmico está sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pelo caráter do cidadão perdendo sua ética e dignidade. A educação participa do crescimento da sociedade, pois a historia da educação está condicionada a transformação dos valores dentro da sociedade.

A história da educação vem desde muitos séculos atrás, onde teve inicio na Grécia antiga, no inicio do século V nasceu à palavra Paidéia, que significa de criação de meninos, o termo Paidéia não pode ser traduzido simplesmente como educação, pois significa muito mais que isso, significa também cultura, mais tarde Paidéia ganhou um sentido mais elevado na formação grega a aretê que equivale virtude com principal meta formar guerreiros heróis, baseando no conceito de honra e valor. E nesse conceito de aretê que se concentra o ideal de educação daquela época.

Na idade moderna o que resultou na divisão dos conteúdos da educação foi à divisão do trabalho e lazer, conhecer e fazer, homem e natureza. Esse dualismo atingiu o ponto mais alto na demarcação ente as mentes individuais. A idade Média se deu o conhecimento como algo dentro do individuo preocupando com a salvação da alma individual. Entendia a educação como um processo de do aperfeiçoamento humano, no qual o indivíduo é estimulado a despertar as suas potencialidades.

2.3 CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE E SEU VINCULO COM A ”VIDA BOA” NA PÓLIS

A história da educação se inicia na Grécia antiga, os gregos buscavam sentido original da formação do homem, para a vida pública, o objetivo da educação era formar o homem individual e também forma o cidadão, visando à existência da pólis. Para Aristóteles o melhor modelo educacional e o modelo humanitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com